SóProvas


ID
1731088
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O arquiteto que considerava paradoxo a doutrina de Mies van der Rohe de que “menos é mais" porque, no seu entender, ela deplorava a complexidade e justificava a exclusão por fins expressivos e que, em contradição, afirmava que “mais não é menos" foi:

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, a famosa frase de Venturi foi: "Less is a bore" (Menos é um tédio/chatice) em oposição a "Less is more" (Menos é mais) de Mies. As duas máximas até rimam, daí vem a força da sátira. "Mais não é menos" seria "Less is not more" em inglês e ninguém jamais proferiu tal frase. Essa questão deveria ser anulada por imprecisão das informações.

  • Venturi, cujo livro de 1966 Complexidade e Contradição na Arquitetura' cunhou o termo "less is a bore" (em português algo como 'menos é uma chatice') - para contradizer a famosa frase de Mies van der Rohe "less is more" (menos é mais) - é possivelmente o mais influente dos teóricos que trabalhou buscando afastar a arquitetura do ethos modernista, no qual ela já havia se enraizado profundamente.

    (FGV dando uma bela forçada de barra na tradução do inglês)

    Fonte: Archdaily

    Gabarito:D

    @arquitetamanuprado