SóProvas


ID
17311
Banca
FCC
Órgão
TRE-PB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Dentre os instrumentos de pesquisa elaborados para atender ao programa descritivo dos arquivos permanentes, inclui-se

Alternativas
Comentários
  • São instrumentos de pesquisa dos arquivos permanentes, ou seja, as ferramentas utilizadas para sua descrição, orientando as buscas dos documentos, indo em ordem decrescente de detalhamento:

    -Guia: contém dados gerais acerca do arquivo em si, descrevendo por alto os fundos existentes, além de indicar as outras ferramentas existentes.
    -Inventários: oferecem um quadro sobre alguns fundos, descrevendo as atividades de seus titulares, as séries integrantes...
    -Catálogos e índices: indicam a localização específica dos documentos.
    -Edição de Textos: contém a transcrição do documento na íntegra, como afirma a opção E.
  • errei...

    Matérias como essa podem fazer a diferença numa prova! (infelizmente)
  • A)ERRADA.O inventário é a descrição exaustiva ou parcial de um fundo, toma por unidade a série, respeitada ou não a ordem de arranjo.
    B)ERRADA.O guia fornece informações básicas sobre um ou mais arquivos e seus fundos.
    C)ERRADA.O índice é o meio pelo qual pode se localizar o arquivo no acervo.
    D)ERRADA.O catálogo toma por unidade a peça documental.
    E)CERTA.A edição de textos transcreve na íntegra certos documentos, de preferência acompanhados de estudos introdutórios e notas.
  • Errei também!Repertório é o mesmo que edição de textos!Quando vi a última alternativa já eliminei de cara.
  • inventário:Instrumento de pesquisa que descreve, sumária ou analiticamente, as unidades de arquivamentode um fundo ou parte dele, cuja apresentação obedece a uma ordenação lógica quepoderá refletir ou não a disposição física dos documentos.guia:Instrumento de pesquisa que oferece informações gerais sobre fundos e coleções existentesem um ou mais arquivosíndiceRelação sistemática de nomes de pessoas, lugares, assuntos ou datas contidos em documentosou em instrumentos de pesquisa, acompanhados das referências para sua localização.catálogoInstrumento de pesquisa organizado segundo critérios temáticos, cronológicos, onomásticosou toponímicos, reunindo a descrição individualizada de documentos pertencentes a um oumais fundos, de forma sumária ou analítica.(RESPOSTA CORRETA LETTRA "E")a edição de textos OU REPERTÓRIO, que transcreve na íntegra certos documentos.Vamos passar!
  • a) o inventário, que toma por unidade a peça documental. O inventário toma por referência a série documental (questão foi cobrada pela FCC, em 2010, numa prova de TJAA) 

    b) o guia, que relaciona descritores ou palavras-chave capazes de recuperar o conteúdo dos documentos.É o instrumento de pesquisa mais abrangente. Dá ao pesquisador uma visão de conjunto, vale-se de uma linguagem simples. Logo, por ser o mais abrangente, não poderia recuperar parte do conteúdo.

    c)  o índice, que oferece uma visão panorâmica dos seus diferentes fundos. É um instrumento auxiliar. Contrariamente o que diz a alternativa, é uma lista sistemática, pormenorizada, dos elementos do conteúdo de um documento ou grupo de documentos (Marilena Leite Paes)

    d) o catálogo, que indica, na ordem de numeração das estantes e prateleiras, o lugar ocupado pelas unidades de arquivamento. O catálogo descreve UNITARIAMENTE os documentos pertencentes a um ou mais fundos, de forma resumida ou analítica. A FCC já cobrou, em 2011, numa prova de TJAA, que a unidade tomada como referência em um catálogo é o documento.

    e) CORRETA - é exatamente esta a definição deste instrumento.
  • GUIA – Obra destinada à orientação dos usuários no conhecimento e na utilização dos fundos que integram o acervo de um arquivo permanente. É o instrumento de pesquisa mais genérico, pois se propõe a informar sobre a totalidade dos fundos existentes no arquivo.

    INVENTÁRIO - Divide-se em:

    A) Inventário Sumário – as unidades de arquivamento de um fundo ou de uma de suas divisões são identificadas e descritas sucintamente. Trata-se de instrumento do tipo arrolamento.

    B) Analítico Analítico – as unidades de arquivamento de um fundo ou de uma de suas divisões são identificadas pormenorizadamente.


    CATÁLOGO – Instrumento de pesquisa elaborado segundo um critério temático, cronológico, onomástico ou geográfico, incluindo todos os documentos, pertencentes a um ou mais fundos, descritos de forma sumária ou pormenorizada.

    ÍNDICE – É uma lista sistemática, pormenorizada, dos elementos do conteúdo de um documento ou grupo de documentos, disposta em determinada ordem para indicar sua localização no texto.


    FONTE: PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. 3ª ed. Rio de Janeiro: FGV, 2002. pp. 127-139

  • Gosto muito dos comentários.. ajudam muito!!
  • Questão difícil, porém com bastante atenção é possível acertá-la. 


    Inventário  - Descreve conjuntos documentais ou partes do fundo. Instrumento de pesquisa do tipo parcial e descrita de forma sumária e não analítica, esta própria do catálogo.


    Catálogo - Descreve unitariamente as peças documentais de uma série ou mais séries, ou ainda de um conjunto de documentos, respeitando ou não a ordem de classificação.

    Índice - Instrumento auxiliar de localização dentro de um instrumento de descrição: aponta nomes, lugares ou assuntos em ordem alfabética.

    Guia - Instrumento mais genérico de descrição do acervo.

    Edição de fontes ou Edição de textos - Compreende a publicação de um instrumento de pesquisa no qual os documentos não recebem resumos indicativos e/ou informativos, como nos anteriormente citados, figurando o texto integral, cuja finalidade é poupar os documentos originais do manuseio, ou facilitar o acesso ao texto completo, possibilitando a pesquisa à distância.


    Fonte: BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. 4 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006. pág. 191 a 216.


  • Errei por não lembrar que edição de textos = edição de fontes

    achei que era pegadinha do malandro..rs