SóProvas


ID
1731973
Banca
ESAF
Órgão
ESAF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinale a opção incorreta a respeito dos mecanismos constitucionais de repartição das receitas públicas.

Alternativas
Comentários
  • INCORRETA E

    Lei Complementar 62/1989: 

    “Art. 2° Os recursos do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal – FPE serão distribuídos da seguinte forma:

    I - 85% (oitenta e cinco por cento) às Unidades da Federação integrantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste;

    II - 15% (quinze por cento) às Unidades da Federação integrantes das regiões Sul e Sudeste. 


    O critério dos municípios está invertida; são coeficientes que variam de 0,6, para os municípios que têm menor população, até 4,0, para os municípios que têm maior população. 


    http://www3.tesouro.fazenda.gov.br/

  • E) Incorreta. Conforme vimos em aula, o critério de distribuição do FPE mudou recentemente com a Lei Complementar 143/2013. Agora, o FPE é distribuído com base em um índice, atualizado pelo IPCA e pela Variação do PIB do ano anterior.


    Fonte: apostila de Finanças Públicas do Estratégia Concursos

  • Banca: ESAF Órgão: ESAF ??

  • A) Correta. Esse é um dos grandes problemas no que se refere ao gasto público brasileiro. Primeiro se pagam as despesas obrigatórias, como pessoal e encargos sociais. Só depois é que se passa aos gastos considerados “bons”, como investimentos. 

    O problema é que existem tantos gastos obrigatórios, que a margem deixada para as demais despesas é bem pequena.

    B) Correta. Vale a pena saber que o gasto do governo pode ser dividido em dois grandes grupos: o gasto obrigatório (são gastos que é obrigação do governo executar a despesa, como pessoal, encargos sociais, aposentadorias, etc). e gasto não obrigatório (gastos que o governo executa como achar melhor, como investimentos). 

    Sinônimos para esses tipos de gastos são: gasto obrigatório (não discricionário) e gasto não obrigatório (gasto discricionário).

    Pois bem, quase 80% dos recursos do orçamento federal são de gastos não discricionários (obrigatórios). E este gasto tem aumentado a cada ano.

    C) Correta. Conforme vimos em aula!

    D) Correta. O TCU faz o cálculo e revisão das quotas, com base nos dados repassados pelo IBGE.

    E) Incorreta. Conforme vimos em aula, o critério de distribuição do FPE mudou recentemente com a Lei Complementar 143/2013. Agora, o FPE é distribuído com base em um índice, atualizado pelo IPCA e pela Variação do PIB do ano anterior.

    Resposta: E

  • Realmente, de fato, com relação aos gastos vinculados, a maioria deles vai para pessoal, encargo e dívida, sobrando pouco para, de fato, prestar a atividade fim do estado e atender a sociedade.