SóProvas


ID
173200
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A lista sistemática, pormenorizada, dos elementos do conteúdo de um documento ou grupo de documentos, disposta em determinada ordem para indicar sua localização no texto, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta letra a.

    Dicionário Aurélio.

    1.Edit. Lista detalhada dos assuntos, nomes de pessoas, nomes geográficos, acontecimentos, etc. (entradas), ordenados normalmente por ordem alfabética, com indicação de sua localização na publicação em que aparecem; índice analítico. [Cf. sumário (5); dim.: indículo.]
    2.
    Bibliol. O conjunto de indicações impressas, especialmente de letras, feitas num livro ou num caderno para facilitar-lhe o manuseio, permitindo a localização ou o registro do assunto desejado.
    3.
    O conjunto dos cartões divisórios dum fichário, dotados de orelhas com letras, palavras ou números indicativos.
    4.
    Tabela, relação, lista.
    5.
    Relação entre os valores de qualquer medida ou gradação.

  • dica de prova!!!

    arquivamento existe duas classes

    A. básico

    B. padronizado

    já o básico e o padronizao existe 2 grandes sistemas

     

    !) direto..........    busca direta  ex. metodos alfabeticos e geografico

    !!) indireta..... para fazer a busca é preciso de um índice q é um auxiliar remissivo ex. metodo numerico

     

    qualquer duvida..   alexrosaeng@hotmail.com

     

     

  •  
    Índice:Relação sistemática de nomes de pessoas, lugares, assuntos ou datas contidos em documentos ou em instrumentos de pesquisa, acompanhados das referências para sua localização.

    Tabela de Equivalencia:Instrumento que estabelece uma correspondência entre notações diferentes.
     
    Repertório:Instrumento de pesquisa no qual são descritos pormenorizadamente documentos, pertencentes a um ou mais fundos e/ou coleções, selecionados segundo critérios previamente definidos.
     
    Catálogo:Instrumento de pesquisa organizado segundo critérios temáticos, cronológicos, onomásticos ou toponímicos, reunindo a descrição individualizada de documentos pertencentes a um ou mais fundos, de forma sumária ou analítica.
     
    Inventário:Instrumento de pesquisa que descreve, sumária ou analiticamente, as unidades de arquivamento de um fundo ou parte dele, cuja apresentação poderá refletir ou não a disposição física dos documentos.

     

  •  LEMBRETES PARA HORA DA PROVA: PALAVRAS CHAVES

    1.Índice:
    Relação sistemática

    2.Tabela de Equivalencia: correspondência

     
    3.Repertório: descritos pormenorizadamente documentos / critérios previamente definidos.
     
    4.Catálogo: critérios temáticos, cronológicos, onomásticos ou toponímicos.
     
    5.Inventário: sumária ou analiticamente
  • TIPOS BÁSICOS DE INSTRUMENTOS DE PESQUISA

    1. GUIA – Obra destinada à orientação dos usuários no conhecimento e na utilização dos fundos que integram o acervo de um arquivo permanente. É o instrumento de pesquisa mais genérico, pois se propõe a informar sobre a totalidade dos fundos existentes no arquivo.

    2. INVENTÁRIO 

    A) Inventário Sumário – as unidades de arquivamento de um fundo ou de uma de suas divisões são identificadas e descritas sucintamente.  Trata-se de instrumento do tipo arrolamento.

    B) Inventário Analítico – as unidades de arquivamento de um fundo ou de uma de suas divisões são identificadas pormenorizadamente.


    3. CATÁLOGO – Instrumento de pesquisa elaborado segundo um critério temático, cronológico, onomástico ou geográfico, incluindo todos os documentos, pertencentes a um ou mais fundos, descritos de forma sumária ou pormenorizada.

    4. REPERTÓRIO – Descreve pormenorizadamente documentos previamente selecionados, pertencentes a um ou mais fundos, segundo um critério temático, cronológico, onomástico ou geográfico. Pressupõe um juízo de valor que estabelece ou não a inclusão de determinado documentos.

     
    INSTRUMENTOS DE PESQUISA AUXILIAR

    1. ÍNDICE – É uma lista sistemática, pormenorizada, dos elementos do conteúdo de um documento ou grupo de documentos, disposta em determinada ordem para indicar sua localização no texto.

    2. TABELA DE EQUIVALÊNCIA OU CONCORDÂNCIA – É um instrumento de pesquisa auxiliar que dá a equivalência de antigas notações para as novas que tenham sido adotadas, em decorrência de alterações no sistema de arranjo.
     
    FONTE: PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. 3ª ed. Rio de Janeiro: FGV, 2002. pp. 127-139.

  • Queria entender pq um comentário como o do Anderson não é bem avaliado. O cara abre o livro (compartilha um material que poucos têm), tem o trabalho de digitar tudo isso, coloca a bibliografia e é avaliado como regular. Pra mim está perfeito.