-
Correta letra e.
Tabela de temporalidade é o instrumento com o qual se determina o prazo de permanência de um documento em um arquivo e sua destinação após este prazo, pois existem documentos que devem ser guardados por mais tempo como os relacionados às áreas contábil, fiscal, financeira e pessoal. Ela é muito utilizada pelos órgãos públicos, é importante frisar que a eliminação de documentos de arquivos, devem obedecer às normas do CONARQ, em destaque os documentos produzidos por todos os órgãos integrantes do poder público.
Segundo Wadson Faria (2006, p. 35), a tabela de temporalidade documental (TTD) é o instrumento de gestão arquivística que determina:
1. os prazos em que os documentos devem ser mantidos no arquivo corrente (setorial);
2. quando devem ser transferidos ao arquivo intermediário (central);
3. e por quanto tempo devem ali permanecer.
Fonte: Wikipédia.
-
Tabela de temporalidade
Instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda tendo em vista a transferência, recolhimento, descarte ou eliminação de documentos.
A FCC retira muitos termos do DICIONÁRIO BRASILEIRO DE TERMINOLOGIA ARQUIVÍSTICA. Se você quer entender melhor essa “doidera” de arquivologia, é bom sempre usa-lo em caso de dúvida. http://www.arquivonacional.gov.br/download/dic_term_arq.pdf
-
LETRA E
-
Gabarito: E
Tabela de temporalidade
• A tabela de temporalidade é o instrumento que define os prazos de guarda e a destinação final dos documentos da instituição;
• É criada por uma Comissão Permanente de Avaliação de documentos e deve ser aprovada por uma autoridade competente para ser aplicada na instituição.
-
Gabarito: E
Tabela de temporalidade
Instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e intermediários, ou recolhidos aos arquivos permanentes, estabelecendo critérios para microfilmagem e eliminação (terminologia).
Dica de prova:
a) Também podemos dizer que a tabela de temporalidade é: o registro esquemático do ciclo de vida documental do órgão.
b) A aplicação da tabela de temporalidade permite eliminar documentos ainda no arquivo corrente.
c) Principais elementos constantes numa tabela de temporalidade:
• tipo e/ou assunto dos documentos;
• período (datas-limites);
• quantificação;
• prazos de retenção (arquivos corrente e intermediário);
• destinação (transferência, recolhimento, microfilmagem ou eliminação);
• campo destinado a observações.
Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.