SóProvas


ID
1732336
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de comprometimento no trabalho, tipologias de comprometimento, motivação e envolvimento no trabalho, julgue o item subsequente.

Características associadas a identificação ou afiliação podem ser reconhecidas quando os empregados de uma equipe respeitam os valores organizacionais e se sentem orgulhosos de pertencer à organização.

Alternativas
Comentários
  • Correta. Meyer e Herscovitch (2001), na busca de um modelo integrativo para a compreensão do comprometimento no trabalho, examinam uma amostra representativa de definições oriundas de autores com diferentes perspectivas e voltados para diferentes focos de comprometimento [...]. Até final dos anos 1980, pode-se afirmar que a pesquisa internacional esteve fortemente dominada pela perspectiva desenvolvida por Porter e colaboradores (1974) e consolidada no clássico trabalho de Mowday, Porter e Steers (1982) – aqui nomeada de afetiva, embora os autores a denominem de atitudinal – enfatiza a natureza afetiva do processo de identificação do indivíduo com os objetivos e valores da organização. As três dimensões utilizadas pelos autores para definição do construto ressaltam, nesta noção de identificação:

    a) forte crença e aceitação dos valores e objetivos da organização;

    b) o forte desejo de manter o vínculo com a organização; e

    c) a intenção de se esforçar em prol da organização

    [...] Outro trabalho que vale registrar é a proposta de O’Reilly e Chatman (1986) que, além de partir das idéias de A. Etzioni, recupera o clássico trabalho de Kelman (1958) sobre os processos de influência social, ao propor que o comprometimento é produzido por três bases independentes:

    a) compliance (submissão) ou envolvimento instrumental, motivado por recompensas extrínsecas;

    b) identification (identificação) ou envolvimento baseado em um desejo de afiliação; e

    c) internalization (internalização) ou envolvimento causado pela congruência entre os valores individuais e organizacionais.

    Fonte: Medidas do comportamento organizacional: Ferramentas de diagnóstico e de gestão / Mirlene Maria Matias Siqueira (org.), 2008, pág. 52.

  • Teoria das Necessidades de McClelland (RAP):

     

    Realização: desempenho, metas, objetivos, feedback

     

    Afiliação: relações emocionais, desejo por relações positivas e produtivas, afetividade - (ORGULHO DE PERTENCER À ORGANIZAÇÃO)

     

    Poder: prestígio, liderança, persuasão

     

    http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/teoria-de-r-a-p-realizacao-afiliacao-e-poder/28008/

  • Características associadas a identificação ou afiliação podem ser reconhecidas quando os empregados de uma equipe respeitam os valores organizacionais e se sentem orgulhosos de pertencer à organização. CORRETA

    A questão trata do tema COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL. A princípio também achei que se tratava da Teoria das Necessidades, porém, a questão é cópia do texto abaixo:

    -------------------

    Bases do comprometimento

    1. O'Reilly e Chatman (1986) (...) discriminam três bases ou processos geradores de comprometimento organizacional:

    (a) complacência (submissão) ou troca, quando atitudes e comportamentos ocorrem em função de recompensas específicas e não por partilhar crenças, processo que pode levar a diferenças entre atitudes públicas e privadas;

    (b) identificação ou afiliação: o indivíduo aceita a influência para manter relação satisfatória pelo desejo de afiliação - sentir-se orgulhoso por pertencer, respeitar os valores mas, não necessariamente, assumi-los como seus;

    (c) internalização, envolvimento que se apóia na identidade entre valores e objetivos pessoais e organizacionai
    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65551997000200006

  • Necessidade de Afiliação: ligadas ao desejo de ter bons relacionamentos e amizades.

  • Comentário:


    O sentimento de pertencimento, típico da afiliação de pessoas a um
    grupo, certamente pode ser verificado com base no respeito aos valores e no
    orgulho de pertencimento.


    GABARITO: Certo.
     

    PROF. CARLOS XAVIER