-
Gabarito certo. O Cespe não foi muito além e explorou a premissa básica já observada pela doutrina. RIBAS e SALIM (2014):
CONCEITO DE ANÁLISE DE CARGOS = Analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige de seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades, para que possa desempenhá-lo adequadamente. A análise é feita a partir da descrição do cargo. Embora sejam intimamente relacionadas, a diferença é que, enquanto a descrição de cargos focaliza o conteúdo do cargo (o que o ocupante faz, quando faz, como faz e por que faz), a análise de cargos procura determinar os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho deve ser feito.
-
Ouso discordar do gabarito. Vejamos o porquê:
Acredito que no momento em que a afirmação inclui "especifica atividades" ela se torna incorreta, uma vez que claramente se trata da definição de "o que faz" o ocupante do cargo. O livro Gestão de Pessoas para Concursos, 2ª edição, p.97/98 (Andréia Ribas e Cassiano Salim) dispõe que " a análise de cargos preocupa-se com as especificações do cargo em relação ao ocupante que deverá preenchê-lo, analisando os seguintes fatores, segundo Chiavenato:
Requisitos mentais:
-Instrução necessária
- Experiência anterior
- Iniciativa
- Aptidões
Requisitos físicos
-Esforço físico
-Concentração visual ou mental
-Destrezas ou habilidades
-Compleição física
Responsabilidades
-Supervisão de pessoas
-Material, equipamento ou ferramenta
-Dinheiro, tútulos ou documentos
-Contratos
Condições de trabalho
-Ambiente físico do trabalho
-Riscos de acidente
Observem que o livro fala em "especificações do cargo", e não "especificações das atividades, como afirmou a questão. A respeito da descrição do cargo, a obra a define da seguinte forma: "Consiste em enumerar as tarefas, atribuições e responsabilidades que compõem um cargo (o que faz), a periodicidade da execução (quando faz), os métodos empregados para execução (como faz), os objetivos do cargo (por que faz)". Ora, é patente que a especificação de atividades representa " o que faz " o ocupante do cargo. Sendo assim, acredito que não houve acerto do examinador ao considerar a questão correta.
A seguinte questão fomenta a presente conclusão, vejamos:
CESPE - Ancine - 2013 - Q365107
Constitui objetivo da moderna análise de cargos auxiliar a organização a estabelecer tanto as características do cargo quanto os requisitos para seleção e desempenho, sendo a análise do inventário de tarefas um dos métodos para reunir as informações necessárias à análise de cargos
Gabarito: CERTO
Observem que inventário de tarefas refere-se à descrição de cargos, a qual subsidia a posterior elaboração da análise de cargos.
-
CORRETA!
Análise de cargo é a descrição dos aspectos físicos e intelectuais que um cargo exige ao ocupante. Ou seja, análise foca em todos os requisitos qualificativos, as responsabilidades envolvidas e as condições exigidas pelo cargo, para seu desempenho adequado.
-
Gabarito Absurdo!!!
O conceito mencionado se encaixa melhor em DESCRIÇÃO DE CARGOS e não em Análise de cargos...
-
Esse cespe é um p............... mesmo!!!!
-
Diferença entre descrição e análise de cargo:
Embora sejam intimamente relacionadas, a diferença é que, enquanto a descrição de cargos focaliza o conteúdo (o que o ocupante faz, quando faz), a análise procura determinar os requisitos fisicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho é feito.
Logo, na minha humilde opinião, questão correta!
Fonte: Ribas
-
CONCURSO É TEMPO DE EMBURRECIMENTO!!!
Todo mundo sabe que para a doutrina a análise de cargo foca nas especificações, isto é, nos requisitos que o ocupante deve ter para desempenhar suas funções. A definição de atividades (o que o cargo faz), condições (sob quais condições faz) e as responsabilidades são definidas na descrição de cargos.
Fazer o quê....tem que aceitar uma merda dessa!!!! falou em características de descrição, assinala certo se estiver como análise...
-
GABARITO: CERTO.
Vi que muita gente contestou o gabarito, mas o Carlos Xavier, do Estratégia, explica muito bem esses dois assuntos e dá uma dica que pode ajudar:
"A descrição do cargo é responsável por entender mais sobre o cargo em si, descrevendo-o e respondendo às perguntas: o quê? Quando? Como? Quem? e Por quê?".
"A análise do cargo, por sua vez, busca analisar o cargo em relação à pessoa que deverá ocupá-lo. Isso inclui os requisitos para ocupá-lo (mentais e físicos), as responsabilidades que o cargo impõe ao ocupante e as condições de trabalho às quais que o ocupante deverá se adequar."
E a questão fala claramente sobre "a definição dos perfis profissionais". O ponto de referência, portanto, são as pessoas (a análise), não os cargos (a descrição). Por isso, está correto o gabarito.
-
A definição de perfis profissionais pelas organizações pode ser realizada com base na análise de cargos que especifica atividades, condições, responsabilidades e demais elementos necessários ao trabalho. Gabarito do Cespe lokão: CORRETA.
________________
Respondam: quem especifica as atividades necessárias ao trabalho? É a descrição de cargos! A QUESTÃO ESTÁ ERRADA!
Chiavenato: "O formato comum de uma descrição de cargo inclui o título do cargo, o sumário das atividades a serem desempenhadas e as principais responsabilidades do cargo."
________________
Sabe quando vc vai aprender gestão de pessoas?
NUNCA! Vc não vai aprender gestão de pessoas.
Paz! A
-
Concordo com o Analista Federal: quem especifica as atividades necessárias ao trabalho? É a descrição de cargos! A QUESTÃO ESTÁ ERRADA!
-
DISCORDO DO GABARITO
Vejamos
análise do cargo se preocupa mais do perfil desejado de seu ocupante , ou seja, as capacidades, habilidades e conhecimentos necessários de um ocupante para desempenhar bem um cargo qualquer. (Fonte: Administração para Concursos, Prof. Rodrigo Rennó)
Ou seja, a análise de cargo está estrtitamente voltada para a pessoa que pretende ocupar o cargo, objetivando esclarecer quais são as competências necessárias, e não rotular quais são as atividades, pois isso é tarefa da DESCRIÇÃO DE CARGOS.
Uma consulta aos doutrinadores mais conhecidos de administração já deixa evidente o quanto essa questão está terrivelmente equivocada.
-
ANÁLISE DE CARGOS - PERFIL DESEJADO DE SEU OCUPANTE (CAPACIDADE, HABILIDADE E CONHECIMENTO).
ENQUANTO A DESCRIÇÃO DE CARGOS SE PREOCUPA COM O CONTEÚDO, QUE FAZ, QUANDO FAZ, COMO FAZ E POR QUE FAZ, A ANÁLISE DE CARGOS ESTUDA E DETERMINA OS REQUISITOS QUALITATIVOS PARA DESEMPENHAR A FUNÇÃO, OU SEJA, AS RESPONSABILIDADES ENVOLVIDAS, O GRAU DE INSTRUÇÃO, A CAPACIDADE DEDESENVOLVIMENTO. ELA SE CONCENTRA EM QUATRO REQUISITOS: MENTAIS, FISÍCOS, DE RESPONSÁBILIDADE E CONDIÇÕES DE TRABALHO. DESCREVER E ANÁLISAR CARGOS É TAMBÉM O CAMINHO PARA SE DEFINIR A REMUNERAÇÃO DO COLABORADOR, POIS A PARTIR DELE TEMOS O CONHECIMENTO DO QUE ESTÁ SENDO REALIZADO, COMO DEVE SER REALIZADO E QUEM DEVE REALIZAR, ASSIM SENDO, AVALIA-SE UM JUSTO VALOR PARA TAIS EXERCÍCIOS, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO SEMPRE O GRAU DE COMPLEXIDADE, CONHECIMENTO EXIDIGO E AMBIENTE DE TRABALHO.
GABARITO CERTO
-
Gabarito errado, creio eu.
"A definição de perfis profissionais pelas organizações pode ser realizada com base na análise de cargos" = CORRETO.
"que especifica atividades, condições, responsabilidades e demais elementos necessários ao trabalho." = essas são características da DESCRIÇÃO DO CARGO, logo, ERRADO.
-
É o tipo da questão que a gente erra por saber demais. O cara que não sabe coloca certo porque está tudo bonitinho. Já a gente, que sabe que atividades remetem à descrição e não à análise do cargo, acaba errando.
-
requisitos funcionais = DESCRIÇÃO DE CARGOS.
Aí não dá né, cespe!!
:/
-
Errei a questão e fui pesquisar. A banca não mudou de posicionamento.
---------> Vou simplificar o texto que encontrei e cito a fonte pra vocês!
Descrição de Cargos: é o DESENHO do cargo. O gestor vai pegar o que o ocupante faz, quando faz, como faz e por que faz e ESCREVER (pra memorizar pense no edital do seu concurso, quando a banca coloca a DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES DO CARGO. Nesse momento ela está DESCREVENDO pra você que quando você passar terá que fazer aquilo) Esse desenho é narrativo e expositivo.
Análise do Cargo: É quando você já entrou em exercício e tá executando a parada toda que a banca descreveu antes. O órgão que você passou vai TE ANALISAR pra ver se você tem CONHECIMENTO, HABILIDADE e CAPACIDADE pra desempenhar a função! Ele procura determinar quais os requisitos FÍSICOS e MENTAIS que você deve possuir, as RESPONSABILIDADES que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho deve ser feito.
Fonte: http://cursosnocd.com.br/recursos-humanos/descricao-e-analise-de-cargos.htm
-
Pior é ver professor da disciplina justificando a assertiva como correta, desconstruindo tudo que ensinou.
Uma vez vi aqui no QC alguém falando que professores de AGP são tipo "mostre-me o gabarito e direi o porquê". Ou seja, se a tivessem considerado certa ou errada, tinham justificativa. Difícil.
-
A Prof. Andréa Ribas em um vídeo ensinou:
Existe a análise de cargos ( gênero) e a análise de cargos ( espécie). Portanto, o difícil é saber a hora que a banca está se referindo a qual deles.
-
Essa é a questão que o examinador elabora para colocar o sobrinho dentro das vagas.
-
Um examinador desses merece o que mesmo hein?
-
A definição de perfis profissionais pelas organizações pode ser realizada com base na análise de cargos que especifica atividades, condições, responsabilidades e demais elementos necessários ao trabalho.
A análise de cargo preocupa-se com as especificações do cargo em relação ao ocupante que deverá preenchê-lo, analisando os seguinte fatores:
Requisitos mentais
Requisitos físicos
Responsabilidades
Condições de trabalho
Especificar atividade é uma atividade de descrição, é o ato de descrever a vaga. O que fazer, quando fazer, como fazer.
-
Não dá. Uma hora isso é análise, outra hora é descrição..
-
Não acredite em todo mundo que vc ve, siga seu caminho! By: Mãe
-
Você estuda uma coisa, a banca cobra outra. Eu jurava que era descrição de cargos.
-
Nossa! Que tenso isso... Como pode ser tão difícil??
-
OMG!!!
-
Questão tinha que ser anulada!!!
-
A questão trouxe ANÁLISE DE CARGO EM SENTIDO AMPLO - coleta dados /descreve /especifica
SENTIDO ESPECÍFICO - C H A
-
É O CONJUNTO DOS DOIS QUE GERA O PERFIL PROFISSIONAL .
CESPE CESPE
-
O cara põe a resposta que quiser...
-
você estuda, estuda, estuda, aprende que na descrição do cargo mostra as tarefas a ser realizadas (especifica as atividades), e ai vem isso ai.
Tenso
Gabarito: C
-
A descrição é parte da análise. A análise ultrapassa o âmbito da descrição visto que esta, por sua vez, é mais limitada. Por isso, não é errado relacionar atividades específicas da descrição como sendo parte da análise.
-
Muito estranho esse gabarito...
-
Que mherrrrrdaaaaaaaaaa
-
Se você respondeu errado, então está estudando corretamente.
-
Questão que não serve para estudar...
Descrição de cargo- Tarefas, deveres e responsabilidade (voltado para o cargo)
Análise de Cargo- Requisitos físicos e mentais (voltado para a pessoa)
Claramente a questão está falando da descrição e não da análise...
Paciência.....
-
Pelo amor de Deus, que banca lixo é essa?????
É certo que o enunciado fala da Descrição!!! Pqp
-
A definição de perfis profissionais pelas organizações pode ser realizada com base na análise de cargos que especifica atividades, condições, responsabilidades e demais elementos necessários ao trabalho.
Pelo amor uma questão dessas, que ódio!
-
-
Não confio mais nesses professores que respondem as questões. Ficam fazendo conta de chegada e passando pano pra banca.