SóProvas


ID
1733647
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 6ª Região
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder às questões de 1 a 5, leia o texto abaixo.

Profissional pode assessorar políticos e atores para aprimorar a comunicação

    A vice-diretora da graduação em fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Kátia de Almeida, afirma que a profissão é regulamentada desde 1981. Segundo ela, o objetivo do curso é formar profissionais que possam prevenir, avaliar, diagnosticar e tratar os distúrbios da comunicação humana e da audição, além de aperfeiçoar padrões de audição, voz, fala e linguagem. "Também visamos à formação de professores e pesquisadores", completa.
     Kátia diz que o estágio supervisionado começa no terceiro ano, mas que o quarto ano é todo dedicado a ele, com carga de 1.080 horas. "Além de atuarem na clínica de fonoaudiologia da Santa Casa, os alunos também trabalham no complexo hospitalar da instituição, além de unidades básicas de saúde, creches e escolas."     Segundo ela, o aluno precisa gostar da área da saúde e da comunicação humana, de relações interpessoais e de se atualizar constantemente. Depois de formados, é possível atuar tanto em serviço público quanto privado. "Eles também podem trabalhar com assessoria empresarial, atendendo políticos, atores e outros profissionais, para o aprimoramento da comunicação humana." Kátia diz que a questão da saúde auditiva é importante para toda a polução, incluindo músicos e outros profissionais que estão expostos a níveis elevados de pressão sonora no ambiente de trabalho. "Todos os profissionais da música correm o risco de ter uma perda de audição, e só agora estão começando a se conscientizar."
    A médica conta que a audiologia é uma das especializações da fonoaudiologia e, neste ano, foi considerada uma das mais remuneradas e menos estressantes num ranking americano. 
     Segundo ela, o mercado de trabalho está em expansão em decorrência do aumento da expectativa de vida dos brasileiros. "A população de idosos faz com que apareçam novos serviços, porque eles querem envelhecer com qualidade."
                               (Disponível em www.estadao.com.br)

Sobre a palavra "eles", em destaque no último parágrafo, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

    O termo exerce na verdade função anafórica.

  • o pronome ele está retomando o pronome "ele" por isso está exercendo função anafórica, aquela que retoma o que o que foi dito.

  • Catafórica – quando um termo se refere a outro que vem à frente e lhe dá, a partir deste, o seu sentido estrito, rigoroso.
    Ex: Esta foi sempre a minha doutrina: tudo que há de bom e útil no mundo, se consegue procedendo por amor ao próximo.

    Anafórica
    – consiste na repetição de uma ou mais palavras no princípio de enunciados sucessivos, em que sobressai com ênfase o elemento repetido.
    Ex: Vi no outro lado da rua o João, chamei-o, disse-lhe o que pretendia, e ele acolheu a minha ideia e ajudou-me.

    Fonte: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/referencia-cataforica--referencia-anaforica/7015

  • São chamados de pronomes anafóricos aqueles que estabelecem uma referência dependente com um termo antecedente, é uma palavra herdada do grego “anaphorá” e do latim “anaphora”.

    Termo ou expressão que, em um texto ou discurso, faz referência direta ou indireta a um termo anterior.

    Exemplo:

    João está doente. Vi-o na semana passada

  • Eu discordo da resposta do gabarito. Resposta certa é a letra: "C"-  Refere-se aos idosos.

    O termo exerce na verdade função anafórica, porque "idosos" vêm antes de "eles". 

  • Luciano, você não leu direitinho, mas está pedindo a assertiva incorreta. 

    Ou seja, seu raciocínio está perfeito, mas tome cuidado com os equívocos e pressa. 

  • Marcos Pinheiro, você trocou os usos de catáfora e anáfora. São termos que vêm ANTES e DEPOIS aos seus referencias, respectivamente.

  • GENTE A QUESTÃO PEDE MARCAR A ERRADA.

     

     

  • Não li a assertiva incorreta.