SóProvas


ID
173407
Banca
FCC
Órgão
DPE-MA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Determinado policial militar conduzia viatura pública por avenida de tráfego intenso quando, ao avistar suspeito da prática de crime, efetuou conversão proibida para mudar de sentido e iniciar perseguição. Em razão da conversão proibida, colidiu com veículo particular, ferindo gravemente um de seus ocupantes. A conduta do servidor público pode dar ensejo à apuração de sua responsabilidade no âmbito

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    A)INCORRETA = A responsabilidade objetiva é do Estado, não do servidor.

    B)INCORRETA = Os processos administrativo e penal são independentes

    C)CORRETA

    D)INCORRETA = A responsabilidade objetiva é do Estado, não do servidor.

    E)INCORRETA = A responsabilidade civil não  absorve a administrativa.

  • A) Quem responde objetivamente é o Estado, sendo SUBJETIVA a responsabilidade do servidor

    B) ESFERA PENAL, em regra, NÃO VINCULA A ADMINISTRATIVA, salvo absolvição criminal por inexistência do fato ou negativa de autoria, conforme os seguintes arts. da Lei 8.112:

    Art. 125.  As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.
    Art. 126.  A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

    C) Conforme disposto no art. 125 supra, o sevidor pode vir a responder nas 03 esferas (civil, penal e administrativa), cumulativamente. Assim, pode responder administrativamente, sem prejuízo da reparação cível, conforme a proposição, sendo SUBJETIVA a responsabilidade civil do servidor, ou seja, depende da aferição de dolo ou culpa, conforme a Lei 8112:

    Art. 122.  A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros. 

    D) novamente, a responsabilidade civil do servidor será sempre SUBJETIVA, e não objetiva.

    E) civil, se for demonstrada culpa ou dolo de sua conduta (até aqui a questão está certa: responsabilidade civil do servidor depende da demonstração de dolo ou culpa). Contudo, o erro consiste em dizer que haverá absorção da responsabilidade administrativa face à responsabilização civil, pois em regra as sanções nas diferentes esferas são cumulativas e independentes, conforme o art. 125 supra.
    DD) 
  • Lembrando que não se pode processar diretamente o servidor, sendo necessário processar primeiro o Estado

    Abraços