SóProvas


ID
1734340
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

No que se refere a instrumentos, técnicas e sistemas do orçamento público, julgue o seguinte item.

A classificação da despesa pública por esfera orçamentária objetiva definir se o gasto será executado diretamente pela União ou se será transferido para outros entes da Federação.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

    Esfera = Fiscal, Seguridade Social ou Investimento.

    Modalidade aplicação = Diretamente ou por transferência 

  • Pergunta básica à classificação por ESFERA, QUAL O ORÇAMENTO??? fiscal, investimento, seguridsde social.

    Pergunta básica à classificação INSTTUCIONAL, QUEM É O RESPONSÁVEL PELA PROGRAMAÇÃO?? órgão orçamentário,  unidade orçamentária.


    GAB ERRADO

  • A classificação por esfera se refere à PROGRAMAÇÃO QUALITATIVA da despesa.

    A modalidade de aplicação está inserida na classificação ECONÔMICA DA DESPESA, que é uma parte da PROGRAMAÇÃO QUANTITATIVA DA DESPESA.

  • Lei Orçamentária Anual compreenderá as esferas orçamentárias: Fiscal, Investimentos, Seguridade Social.

    Orçamento Fiscal: referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público, e estatais chamadas de dependentes (deficitárias). O orçamento fiscal poderá destinar recursos para despesas operacionais e de manutenção de empresas públicas e sociedades de economia mista com participação governamental no capital social.

    Orçamento de Investimento: empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a MAIORIA do capital social com direito a voto;

    Orçamento da Seguridade Social: abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.

    O orçamento Fiscal e Investimento das Empresas, compatibilizados com o Plano Plurianual, terão entre suas funções a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critério populacional.

  • Classificação por esfera = orçamento fiscal, de investimento ou seguridade social.

     Art. 6º da Portaria Interministerial SOF/STN 163/2001 - a portaria dispõe que na lei orçamentária, a discriminação de despesa, quanto à NATUREZA, far-se-á, no mínimo, por CATEGORIA ECONÔMICA, GRUPO DE NATUREZA DE DESPESA E MODALIDADE DE APLICAÇÃO.

    Primeiro nível: categoria econômica

    Segundo nível: grupo de natureza de despesa

    Terceiro nivel: modalidade de aplicação 

    Quarto nível: elemento de despesa

    Quinto nível: desdobramento facultativo de elemento

  • ERRADO

     

     

    VEJAM OUTRAS:

     

     

    Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE-SC Prova: Auditor Fiscal de Controle Externo - Contabilidade

    O objetivo da classificação da receita pública por esfera orçamentária é identificar se o item a ser classificado pertence ao orçamento fiscal, ao orçamento da seguridade social ou ao orçamento de investimento das empresas estatais. (CERTO)

     

    -------------                ----------------

     

    Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: MME Prova: Assistente Financeiro

    A respeito da classificação da despesa por esfera orçamentária, assinale a opção correta.

    d) Na LOA, a esfera tem por finalidade identificar se a despesa pertence ao orçamento fiscal, tanto da seguridade social quanto dos investimentos em empresas estatais.

     

  • Esfera orçamentária: Fiscal, Seguridade ou investimento.

  • = ao F I S.

  • RESOLUÇÃO:

    Erradíssimo! A classificação por esfera orçamentária tem por finalidade identificar a QUAL peça orçamentária integrante da LOA a despesa pertence: ao Orçamento Fiscal (F), da Seguridade Social (S) ou de Investimento das Empresas Estatais (I).

    Gabarito: ERRADO

  • Não! A classificação por esfera orçamentária tem por finalidade identificar se a despesa pertence ao Orçamento Fiscal (F), da Seguridade Social (S) ou de Investimento das Empresas Estatais (I). Ou seja, ela busca responder ao seguinte questionamento:

    Em qual orçamento?

    Quem objetiva definir se o gasto será executado diretamente pela União ou se será transferido para outros entes da Federação é a modalidade de aplicação (3º nível da classificação por natureza da despesa – C.G.MM.EE.DD).

    Gabarito: Errado

  • Segundo o Manual Técnico de Orçamento, a classificação proposta no enunciado é aquela atrelada à modalidade de aplicação - em que uma das finalidade é saber se o recurso será aplicado diretamente ou até mesmo por meio de transferência a outra esfera de governo - e não classificação por esfera orçamentária.

    Resposta: errada.

  • ERRADO

    → A esfera orçamentária tem por finalidade identificar se o orçamento é Fiscal, da Seguridade Social ou de Investimentos das Estatais.

    → pode ser vista tanto na ótica das despesas quanto das receitas.

    ''em qual'' orçamento será alocado a despesa

    → na base do SIOP é composto por 2 dígitos → será associada à ação orçamentária

  • Gab: ERRADO

    A questão está errada porque a classificação por ESFERA tem por finalidade identificar se a despesa pertence ao orçamento Fiscal, Da Seguridade Social ou de Investimento. Por outro lado, a Modalidade de Aplicação é que indica se os recursos são aplicados diretamente por órgãos ou entidades da Adm. Direta/indireta. Evita a dupla contagem.

    --------

    FONTE: Meu resumo de AFO. Amostras disponíveis no --> https://linktr.ee/soresumo

  • Resposta: Errado!!

    A classificação da despesa pública por NATUREZA DA DESPESA, mais especificamente por intermédio da “Modalidade de Aplicação”, objetiva definir se o gasto será executado diretamente pela União ou se será transferido para outros entes da Federação.

    A classificação por esfera orçamentária tem por finalidade identificar se a despesa pertence ao Orçamento Fiscal, da Seguridade Social ou de Investimento das Empresas Estatais, conforme distingue o § 5º do art. 165 da CF.

    Fonte: Livro Administração Financeira e Orçamentária para os Concursos de Técnico e Analista, Coleção Tribunais e MPU, Editora Juspodivm, Autor Marcelo Adriano Ferreira.

  • Por esfera orçamentária e fiscal, seguridade social e investimentos.