SóProvas


ID
1734403
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação às retenções na fonte realizadas pela administração pública federal, julgue o item subsequente.

No caso de determinada empresa integrante da administração pública federal receber multa de outra pessoa jurídica em virtude de rescisão contratual, o valor da multa recebida deverá ser computado para efeito de determinação do lucro real, mas não estará sujeito à retenção na fonte.

Alternativas
Comentários
  • ·Em caso de pagamentos com acréscimos de juros e multas por atraso no pagamento, a retenção deverá incidir sobre o valor da nota fiscal incluídos os acréscimos. Ou seja, o valor da retenção será em cima do valor bruto da NF + o valor dos juros e multa pagos.

     

    Fonte IN RFB nº 1234 - 2012 - Art. 2º - § 11

  • No caso de determinada empresa integrante da administração pública federal receber multa de outra pessoa jurídica em virtude de rescisão contratual, o valor da multa recebida deverá ser computado para efeito de determinação do lucro real, mas não estará sujeito à retenção na fonte. Resposta: Errado.

    Lucro = Receita (-) Despesa.

    Acréscimos sobre o valor da nota fiscal estará sujeito à retenção.

  • CAPÍTULO XI

    DAS MULTAS POR RESCISÃO DE CONTRATO

    Art. 79. A multa ou qualquer outra vantagem paga ou creditada por pessoa jurídica, ainda que a título de indenização, a beneficiária pessoa jurídica, em virtude de rescisão de contrato, além de sujeitas à incidência do imposto sobre a renda na fonte, serão computadas como receita na determinação do lucro real e do resultado ajustado.

    INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1700

    Gabarito: Errado.

    Bons estudos.