SóProvas


ID
1734568
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SES-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O aleitamento materno tem sido considerado um importante aliado e se revelado como importante estratégia para reduzir a morbimortalidade infantil. Sobre esse tema, coloque V nas afirmativas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) O aleitamento materno exclusivo ocorre quando a criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte.
( ) O aleitamento materno exclusivo deve ser oferecido ao bebê até os dois anos de idade.
( ) Os hormônios responsáveis pela ejeção e produção do leite materno são, respectivamente, prolactina e ocitocina.
( ) Os principais fatores relacionados à criança, refletindo um ganho de peso inadequado durante o aleitamento materno são: sucção débil; mamadas curtas e ou infrequentes; baixo rendimento do leite ingerido; aumento das necessidades energéticas.
( ) O colostro começa a ser secretado no terceiro trimestre da gestação até 29 dias após o parto. Não há diferença na composição do colostro para o recém-nascido a termo e pré-termo.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Os hormônios responsáveis pela ejeção (ocitocina)e produção do leite materno são,(prolactina) respectivamente, ocitocina e prolactina

  • (V ) O aleitamento materno exclusivo ocorre quando a criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte.

    (F ) O aleitamento materno exclusivo deve ser oferecido ao bebê até os dois anos de idade.( Deve ser oferecido exclusivamente até 6 meses de idade, depois deve ser introduzido outros alimentos

    (F ) Os hormônios responsáveis pela ejeção e produção do leite materno são, respectivamente, prolactina e ocitocina.( O colega Agenor Sousa já explicou)

    (V ) Os principais fatores relacionados à criança, refletindo um ganho de peso inadequado durante o aleitamento materno são: sucção débil; mamadas curtas e ou infrequentes; baixo rendimento do leite ingerido; aumento das necessidades energéticas.

    (F ) O colostro começa a ser secretado no terceiro trimestre da gestação até 29 dias após o parto. Não há diferença na composição do colostro para o recém-nascido a termo e pré-termo.( Nos primeiros dias, o leite materno é chamado colostro, que contém mais proteí- nas e menos gorduras do que o leite maduro, ou seja, o leite secretado a partir do sétimo ao décimo dia pós-parto. O leite de mães de recém-nascidos prematuros é diferente do de mães de bebês a termo)

  • Terceiro item correto: A prolactina também é responsável pela secreção do leite materno. Apesar de não haver na questão alternativa condizente com todos os itens.

    A prolactina começa a ser produzida ainda na puberdade, mas em pequena quantidade. O surto deste hormônio acontece em decorrência da gravidez, e é aumentado, gradativamente, durante a amamentação. Tal hormônio é responsável pelo crescimento e pela atividade secretora dos alvéolos mamários. O lactogênio placentário age como a prolactina, desenvolvendo os alvéolos.

    Estes dois hormônios estão presentes durante toda a gravidez, porém suas quantidades não são aumentadas, devido a inibição causada pelos altos níveis de progesterona e estrogênio. Ao final do trabalho de parto, há uma queda nos níveis destes dois últimos hormônios, ocasionando um aumento nas quantidades de prolactina e lactogênio placentário, possibilitando, assim, o início da produção de leite.

    Enquanto houver a sucção do mamilo pelo bebê, a prolactina continuará produzindo leite. Isto acontece porque quando o bebê faz esta sucção nos mamilos, estimula o hipotálamo a secretar o fator liberador da prolactina, mantendo seus níveis e, consequentemente, a produção de leite.

    A produção de leite só irá diminuir ou cessar completamente se a mãe não amamentar seu filho, pois neste caso, não haverá mais a estimulação decorrente da sucção do mamilo.

    A sucção do mamilo também estimulará a hipófise anterior que irá secretar ocitocina. Este hormônio é o responsável pela ejeção do leite. Tal mecanismo ocorre porque a ocitocina contrai os músculos ao redor dos alvéolos, fazendo com que o leite caminhe até o mamilo.

     

  • A professora do vídeo cometeu um equívoco ao dizer que o erro da questão é afirmar que a ocitocina não participa do processo de produção ou ejeção do leite, que ela só participa da contração uterina. A ocitocina é o hormônio responsável pela contração uterina e pela ejeção do leite, já a prolactina é o hormônio responsável pela produção do leite. A alternativa está errada então por colocar ao contrário a função desses dois hormônios.