SóProvas


ID
1734916
Banca
UNIFAP
Órgão
UNIFAP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um dos principais objetivos de um Setor de Recursos Humanos em uma organização é criar o ambiente ideal para que as pessoas se motivem. Neste aspecto a “Teoria dos Dois Fatores" de Herzberg teve um importante papel. Frederick Herzberg foi um psicólogo norte-americano nascido em 1923. Ele realizou uma pesquisa no final dos anos 50, na qual fez perguntas a 203 engenheiros e contadores de Pittsburg a respeito da satisfação e insatisfação no emprego.  

Considerando o exposto, assinale a alternativa que descreve CORRETAMENTE os dois fatores principais, que segundo Herzberg, causam satisfação ou insatisfação no trabalho:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A) 

     que leva à motivação tem diversos sentidos segundo as várias abordagens motivacionais. Para Herzberg – teoria dos dois fatores, por exemplo, como os fatores motivacionais, são satisfacientes, pode-se afirmar que quanto maior a satisfação, maior a motivação.

    Entretanto, se pensarmos de acordo com o ciclo motivacional é a insatisfação que leva à motivação.

    Questão de Concurso

    (Cespe/Correios/Administrador/2010) Quanto maior a satisfação maior a motivação.

    Gabarito: anulada. O Cespe fez a seguinte justificativa. Devido à existência de diversas teorias que orbitam o tema e que sinalizam sentidos diversos sobre o que gera a motivação, optou-se pela anulação do item.


    RIBAS E SALI

  • GABARITO: letra A

     

    TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZBERG:

    Fatores higiêncios (extrínsecos – levam à insatisfação ou, se presentes, impedem-na): são fatores administrados e decididos pela empresa, estão fora do controle das pessoas. Os principais fatores são: salário, tipos de supervisão, condições fisícas e ambientais de trabalho, políticas e diretrizes da empresa, regulamento interno, etc.

    Fatores motivacionais (intrínsecos – levam à satisfação ou, se ausentes, impedem-na): a satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo. São fatores que estão sob o controle dos indivíduos, pois estão relacionados com aquilo que ele faz e desempenha. Envolvem sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional e auto-realização.

     

    (Fonte: Wikipédia)

  • Letra A


    Teoria dos 2 fatores de Herzberg



    Os FATORES que levam à SATISFAÇÃO são diferentes dos que levam à INSATISFAÇÃO, portanto o nome da teoria: dois fatores!



    Influenciam a SATISFAÇÃO (Fatores Motivacionais)


    ·       Crescimento pessoal

    ·       Conteúdo do trabalho

    ·       Exercício da responsabilidade

    ·       Reconhecimento

    ·       Realização


    Influenciam a INSATISFAÇÃO (Fatores Higiênicos)

    ·       Salários

    ·       Relacionamentos Pessoais

    ·       Condições de trabalho

    ·       Supervisores

    ·       Segurança

    ·       Políticas da empresa


  • Teoria dos Dois Fatores de Herzberg

    ▪ Fatores Motivacionais: Referentes ao CONTEÚDO DO CARGO, ou seja, próprio trabalho, sendo também chamados de fatores intrínsecos. São responsáveis pela existência de satisfação dos funcionários. Incluem aspectos como chances de promoção, oportunidades de crescimento pessoal, reconhecimento, responsabilidades e realização.

    Ausentes: Não satisfação

    Presentes: satisfação

    ▪ Fatores Higiênicos: Referentes ao AMBIENTE DE TRABALHO, também chamados de fatores extrínsecos ou profiláticos. Eles evitam a insatisfação caso estejam presentes. Incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego;

    Ausentes: Insatisfação

    Presentes: Não insatisfação

    A teoria dos dois fatores de Herzberg pressupõe os seguintes aspectos:

    ✔ A satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais ou satisfacientes. O conteúdo ou atividades desafiantes e estimulantes do cargo desempenhado pela pessoa.

    ✔ A insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos ou insatisfacientes. O ambiente de trabalho, salário, benefícios recebidos, supervisão, colegas e contexto geral que envolve o cargo ocupado.

    Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes Online

  • Gabarito: Letra A.

    Fatores higiênicos e fatores motivacionais.

  • Para responder corretamente a questão, precisamos ter conhecimentos sobre a teoria motivacional dos dois fatores, desenvolvida por Herzberg. Vejamos alguns pontos sobre o assunto e qual das alternativas atende ao comando da questão.

    Teoria dos dois fatores ou teoria bifatorial – F. Herzberg

    • Fatores higiênicos/ insatisfacientes – estão relacionados aos aspectos em torno trabalho. São considerados extrínsecos, isto é, fora do controle dos funcionários. Se forem atendidos não geram satisfação, apenas evitarão a insatisfação dos empregados. Por exemplo; salário, supervisão do chefe, condições físicas e segurança no trabalho
    • Fatores motivacionais/ satisfacientes – estão ligados ao conteúdo do trabalho, ao que o indivíduo desempenha. Se atendidos, levam a satisfação. São fatores motivacionais: natureza do trabalho, possibilidade de crescimento, reconhecimento e sentido de prestígio e realização.

    Para Herzberg, os fatores responsáveis pela satisfação profissional são totalmente desligados e distintos dos fatores responsáveis pela insatisfação profissional.

    Como visto acima, os fatores da teoria são os motivacionais e os higiênicos, portanto, a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fonte

    DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.