SóProvas


ID
1735288
Banca
FCC
Órgão
MPE-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Um Administrador de Redes de computadores recebeu uma demanda da área de suporte aos usuários de TI em função do suporte não ter conseguido identificar a causa de uma ocorrência técnica que indisponibilizou um sistema de aplicação. Segundo a ITIL v3, o Administrador de Redes irá proceder com o Gerenciamento de

Alternativas
Comentários
  • Gerenciamento de Problemas:  "identificar a causa"

     

    Bons estudos.

  • No gerenciamento de problemas busca-se encontrar a causa-raiz. Neste caso, como já houve o incidente, cabe ao Administrador de redes identificar a causa-raiz

  • É muito importante saber diferenciar o Gereciamento de Incidentes do Gerenciamento de Problemas. Portanto, questão muito boa!

    O Gerenciamento de Incidentes funciona como um apagador de incêndio, pois ele busca restaurar a operação do serviço o mais rápido possível, minimizando, assim, o impacto dos incidentes sobre as operações de negócio. 

    O Gerenciamento de Problemas, por sua vez, busca realizar a análise da causa raiz para determinar e resolver as causas dos incidentes. Ademais, ele cria a Base de Erros Conhecidos, que documenta as causas e soluções de contorno para permitir um rápido diagnóstico e resolução de incidentes. 

    Isto posto, como a questão deixa claro que o incidente já ocorreu, bem como que o Administrador de Redes quer saber a causa do serviço ter ficado indisponível, fica nítido que o administrador deve proceder com o Gerenciamento de Problemas. 

     

            

     

     

  • Gabarito E

    O principal objetivo deste processo é minimizar o impacto de Incidentes e Problemas ao negócio, o ponto ideal do gerenciamento de problema é quando eles são identificados e resolvidos de forma pró-ativa sem que o cliente perceba qualquer alteração em seu ambiente.

    O processo de Gerenciamento do problema é tanto reativo como pró-ativo.

    Pró-ativa: Prevenir incidente e problemas, melhorar a produtividade dos recursos, realizar análise de tendências, identificar pontos vulneráveis e fraquezas.

    Reativa: Eliminar as origens das causas dos incidentes e minimiza as conseqüências dos incidentes, soluções de contorno, apresentação de proposta, neste caso o cliente já foi afetado pelo incidente.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !