SóProvas


ID
1736455
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Os textos a seguir referem-se à questão.

    “O conhecimento dos fatos redunda, na verdade, em história, em torno do qual sempre girou o jornalismo, mesmo sem pretensões de essência ou sequer de sistematização de seus registros. O que os fatos em si mesmos nos transmitem são conhecimentos contingentes, isto é, que poderiam ser de outra forma, relativos, não necessários”.
Muniz Sodré, A narração do fato. 2009. pág.32.

    “Obedecidas determinadas regras técnicas, o leitor dispõe-se a crer na versão oferecida pelo profissional. O sensacionalismo, a manipulação da notícia, a propaganda disfarçada são com irrupções maléficas, na boa consciência jornalística, que não é imune às grandes pressões da mídia de entretenimento, ao enfraquecimento institucional de seus mecanismos de apuração do fato e à consequente perda de rigor na transposição do que já foi pactuado com o públicoleitor como realidade objetiva”.
Muniz Sodré, A narração do fato. 2009. pág. 43.

Menina de 3 anos morre após ser liberada em posto de saúde, diz família

Publicada em 21/09/2010 às 16h14m
RJTV,

    RIO - A menina Emily dos Santos, de 3 anos, morreu na segunda-feira, um dia após ser atendida no Posto de Atendimento Médico (PAM) de Del Castilho, na Zona Norte do Rio. Ela começou a ter febre e enjoo no último domingo. Segundo a família, foi diagnosticada uma inflamação na garganta da criança, mas não teriam sido realizados exames.
    — Eles deram uma injeção junto com medicamentos para febre e enjoo. Ela tomou soro, ficou em observação e dispensaram – contou o pai de Emily.
    De acordo com o PAM, logo que chegou, a menina foi avaliada e medicada. Ao chegar em casa, a criança voltou a sentir dores no corpo. No dia seguinte, segundo o telejornal "RJTV", os pais encontraram a filha morta. Eles levaram a criança até o Hospital de Irajá, na Zona Norte, que informou que a morte teria sido causada por meningite infecciosa. O laudo do Instituto Médico Legal (IML) deve levar 30 dias para ficar pronto.
    A Secretaria Municipal de Saúde determinou a abertura de sindicância para apuração dos fatos e esclarecimento do caso. O corpo de Emily será enterrado nesta terça-feira no Cemitério de Irajá. 

Com relação à matéria em questão, assinale a afirmativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Pra resolver essa questão fui por eliminação:

    A) "A matéria acima foi apurada pela equipe de webjornalismo que, de acordo com o conteúdo, ouviu três fontes (família, PAM e Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro). Apesar de limitada, a notícia não apresenta erros de apuração ou redação". - O erro está em dizer que foi apurada pela equipe de Webjornalismo, pois na sexta linha se faz referência ao telejornal RJTV.

    C) "A matéria não tem lide e não apresenta as fontes em uma sequência categórica, o que seria passível de falta de credibilidade junto ao leitor". - A matéria tem lide sim, o qual se encontra no primeiro parágrafo, conforme as regras jornalísticas, responde ao QUE, QUEM, ONDE, COMO etc.

    D) "A matéria não tem credibilidade porque não está assinada pelos jornalistas que fizeram a reportagem".  - Considerei errada também essa alternativa, pois isso não tira a credibilidade da informação, a qual, inclusive, tem a fonte mencionada logo no início.

    E) "O problema central da matéria é que o nome correto do PAM Del Castilho é PAM Rodolpho Rocco, o que configura um erro grave de apuração, embora o posto seja identificado popularmente como PAM Del Castilho". - Isso não é o problema central da matéria. O que poderia ser seria, por exemplo, não ter ouvido todos os personagens envolvidos.

    B) "De acordo com a Teoria do Agenda Setting, a matéria, embora possa estar correta em termos de informações apuradas, reforça aspectos negativos incorporados ao inconsciente coletivo com relação ao atendimento que seria prestado sempre pelo PAM Del Castilho, em outras palavras pelo SUS". - Resta então a alternativa B, que figura até como certa se considerarmos o posicionamento da Fiocruz a respeito, o qual considera sim que a mídia contribui para uma desvalorização do SUS, divulgando sempre e somente as informações negativas. Por já ter feito prova para a Fiocruz eu estudei a respeito.

     

    Espero ter ajudado ;)