SóProvas


ID
1737100
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.
O Dedo
Inclinara-me para ver o estranho objeto quando notei o pequeno feixe de fibras emergindo na areia banhada pela espuma. Quando recorri aos óculos é que vi: não era algodão mas uma vértebra meio descarnada – a coluna vertebral de um grande peixe? Fiquei olhando. Espera, mas o que seria aquilo? Um aro de ouro? Agora que a água se retraíra eu podia ver um aro de ouro brilhando em torno da vértebra, enfeixando as fibras que tentavam se libertar, dissolutas. Com a ponta do cipó, revolvi a areia. Era um dedo anular com um anel de pedra verde preso ainda à raiz intumescida. Como lhe faltasse a última falange, faltava o que poderia me fazer recuar; a unha. Unha pintada de vermelho, o esmalte descascando, acessório fiel ao principal até no processo de desintegração. Unha de mulher burguesa, à altura do anel do joalheiro que se esmerou na cravação da esmeralda. Penso que se restasse a unha certamente eu teria fugido, mas naquele estado de despelamento o fragmento do dedo trabalhado pela água acabara por adquirir a feição de um simples fruto do mar. Mas havia o anel.
A dona do dedo? Mulher rica e de meia idade que as jovens não usam joias, só as outras. Afogada no mar? A onda começou inocente lá longe e foi se cavando cada vez mais alta, mais alta, Deus meu! A fuga na água e a praia tão longe, ah! mas o que é isso?... Explosão de espuma e sal. Sal.
(Lygia Fagundes Telles, Um coração ardente)

Assinale a alternativa correta quanto à colocação pronominal na frase reescrita do texto, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

Alternativas
Comentários
  • B- De acordo com a norma, o pronome átono "SE", pode estar antes ou depois do verbo, pois o que o antecede é um substantivo ou um pronome do caso reto. Nesse caso um substantivo "DEDO".

  • Depois de adverbios e pronomes relativos e interrogativos obrigatorio o uso dos pronomes atonos na proclise ou seja antes do verbo

     

  • NAO ENTENDE O ERRO DA LETRA A ,VISTO QUE O VERBO INICIANDO ORAÇAO ESTA NO PRETERIRITO MAIS QUE PERFEITO 

  • O verbo"tornara", alternativa b), e o verbo "Inclinara", são verbos no Pretério mais que perfeito, sendo assim, a colocação pronominal poderia ser proclítica ou enclítica.

    Tendo 2 alternativas corretas, na minha opinião, essa questão deveria ser anulada.

  • O erro da letra "A" esta' na colocacao do pronome "o", que deve ser posto antes do verbo devido a atracao exercida pelo "quando".

     

  • Alguém poderia me dizer o erro da alternativa A?
  • Tenho 2 teoria sobre a letra B e gostaria da opnião de vocês:

    1)''Tornara'' esta no futuro aceitando então uma mesóclise, o correto seria '' TORNAR-SE-A''.

    Porém há um sujeito explícito admitindo colocar o pronome ''SE'' onde quiser(Próclise,Mesóclise ou Ênclise).

    Entretando ela está correta.

    (o que acham?)

  • GABARITO B

     

    Brendon Martins: TORNARA é pretérito-mais-que-perfeito; TORNARÁ seria futuro do presente, daí seria aceito a mesóclise: tornar-se-á.

     

    Gildeoni Santos: o erro está nesta parte: "quando olhei-o" não é aceito ênclise, tem que ser próclise devido à palavra atrativa "quando".