SóProvas


ID
1739551
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Apesar de motivar uma revolução econômica sem precedentes na história mundial, a instalação das primeiras máquinas a vapor nas fábricas inglesas no início do século XIX gerou polêmica. Revoltados contra a mecanização, que diminuiria empregos e pioraria as condições de trabalho, movimentos organizados de trabalhadores ingleses calcularam 7 que o melhor a fazer era destruir as máquinas das indústrias.

Mais de um século depois, analistas de uma empresa de consultoria inglesa relacionaram a expansão tecnológica com a criação de postos de trabalho. Dessa relação, concluíram que, na realidade, o desenvolvimento de recursos para dinamizar a produção não só melhorou a qualidade de vida dos trabalhadores e expandiu a economia, como também criou mais ofertas de emprego.

A partir de dados coletados com base em censos do Reino Unido, os pesquisadores verificaram diminuição de empregos que envolviam grande esforço, como trabalho em minas de carvão e agricultura, e crescimento nas profissões ligadas a serviços e conhecimento, como magistério e medicina.

“Historicamente, a tecnologia destrói empregos em um momento para reconstruí-los em uma segunda etapa, mas esse não é um processo rápido nem simpático”, afirma um dos pesquisadores.

Tecnologia gera emprego. Revista Galileu, out./2015 (com adaptações)



Acerca das ideias e das estruturas linguísticas do texto Tecnologia gera emprego, julgue o item subsequente.

O sentido original do texto seria mantido caso o primeiro período fosse reescrito da seguinte forma: Polêmicas, as primeiras máquinas a vapor instaladas nas indústrias inglesas no início do século XIX foram responsáveis por uma revolução econômica inédita no mundo.

Alternativas
Comentários
  • A instalação gerou POLÊMICA e não as máquinas (Polêmicas).

  • No texto, a instalação gerou polêmica. Na hipótese de reescrita, as primeiras máquinas eram polêmicas. Com medo de pegadinha, pensei assim... O Biodiesel... natureza... tal... todos apoiam... assunto tranquilo na sociedade. A partir de dezembro, Biodiesel será "instalado" em todos os postos, só poderemos abastecer com ele, será proibido outro combustível. Assunto vira notícia em todos os jornais. Vê-se que algo pode não ser polêmico, mas sua "instalação" pode ser. Ou seja, você não pode trocar "instalação polêmica" por "máquinas polêmicas" e achar que está tudo igual no sentido. Assim, nem fiquei lendo o resto.

  • Muitas questões repetidas no QC. Conhecimentos básicos  para os 13 cargos da Telebras terão 13 questões repetidas, não tem filtro que salve. Poderiam agrupar uma questão em várias provas.

  • não vejo diferença ''as primeiras máquinas a vapor instaladas....''      ''a instalação das primeiras máquinas a vapor...''
    não me parece que muda o sentido original do texto.
  • No texto, o que gerou polêmica foi a instalação das primeiras máquinas. Na reescritura, por sua vez, as primeiras máquinas são polêmicas. Assim, há mudança de sentido. ERRADA

    PRA CIMA MAJOR!!! NtC
  • Pessoal, o erro é pela ausência de Conjunção Concessiva: Apesar de..." acontece y ".

    Exemplo: Apesar de motivar (aspecto positivo)... gerou polêmica (aspecto negativo)

    Na frase reescrita NÃO SE CONSEGUE VER IDEIA DE CONCESSÃO - contradição.

    "Polêmicas, as primeiras máquinas a vapor instaladas nas indústrias inglesas no início do século XIX foram responsáveis por uma revolução econômica inédita no mundo."

    Espero ter ajudado, se quiser leiam mais:

    Conjunção Concessiva

    Funcionam como adjunto adverbial de concessão. Inicia uma oração subordinada em que se admite um fato contrário à ação proposta pela oração principal, mas incapaz de impedi-la (ex.: (muito) embora, ainda que, se bem que, mesmo que, mesmo quando, posto que, apesar de que, por mais que, nem que, conquanto, malgrado, não obstante, inobstante, em que pese)

    Apesar de não terem pegado ônibus, vi-os chegando ao destino.Estava cansado, embora tenha chegado ao destino.


  • O erro da questão, na minha opinião, está na palavra inédita, pois o texto meciona a revolução econômica sem precedentes, no sentido de que já houve outras revoluções de menor proporção. E a afirmativa da questão diz que foi inédita.

  • clareando um pouco mais, na reescritura não há com tanta certeza que as maquinas foram apenas...mas apesar de motivar...mostra- se um conjunto de fatos com a concessão, em que as maquinas foram grandes motivadoras, e não apenas, como está no contexto da reescritura, bom creio que seja isso, por isso sigo a boa conclusão da Patricia agostinho, pois no texto não mostra essa incisão das maquinas serem tão só responsáveis, com a inclusão da CONCESSÃO... bom acho que é isso! espero ter ajudado! boa sorte!

  • Entendo que o sentido muda completamente.

    No texto reescrito o que foram polêmicas? As primeiras máquinas a vapor instaladas foram polêmicas? No texto original as primeiras instalações destas é que foram polêmicas e não as máquinas. No texto reescrito quem foram responsáveis por uma revolução econômica inédita no mundo? também as primeiras máquinas a vapor instaladas? No texto original esse processo de instalação ocorrido foi que desencadeou tal processo e não as máquinas como dá a entender no texto reescrito. 

  • Elas motivaram a revolução e não que FORAM RESPONSÁVEIS.

  • ESSE, refere-se sempre  a  algo já dito ou apresentado ( valor anafórico ).

  • O comentário da Patrícia está ótimo. Pensei da mesma forma. E acredito que "motivar" ação e ser o responsável por uma ação tem o mesmo sentido no texto. Se as máquinas não tivessem sido as motivadoras da revolução, então não haveria a revolução, sendo que por causa delas houve a revolução. Portanto foram as responsáveis, fazendo seu papel de protagonistas.

  • indiquem para comentários do professor. Todas que eu indico são comentadas. Colabaremos.

  • pensei igual o Douglas oliveira. e acertei a questão

  • Errada

    As "primeiras máquinas a vapor instaladas nas indústrias inglesas" não são polêmicas, elas apenas geraram polêmicas, ocorreu uma troca de ideias.

  • e elas motivaram...não foram responsáveis!!

  • Gerar polêmica (texto) - diferente de ser polêmica (reescrita)

  • Além do ''gerar polêmica'' e ''ser polêmica'' já afirmado pelos colegas, temos outro erro quanto ao sentido.

    No texto, o evento destacado é o fato de ''gerar polêmica'', mas não a motivação de dita revolução econômica,  ao passo que, na reescrita, percebe-se maior evidência sobre o aspecto da motivação ou responsabilização pela revolução econômica, ficando, assim, como evento secundário, a referida polêmica.
  • A despeito da análise de as máquinas serem a polêmica ou gerarem a polêmica, a reescrita, por outros motivos, destruiu o sentido do período.

    [Apesar de motivar uma revolução econômica sem precedentes na história mundial], [a instalação das primeiras máquinas a vapor nas fábricas inglesas no início do século XIV gerou polêmica].

    "APESAR DE" é nexo concessivo. O texto está nos dizendo que mesmo havendo uma revolução econômica sem precedentes (o que é ótimo), isso não foi suficiente para impedir o surgimento da polêmica (o que é ruim).
    Notem que a ideia que foi expressa na oração iniciada pelo "APESAR DE" não teve força suficiente para suplantar a polêmica. Essa noção de ser o menos importante do período é característica de toda oração subordinada adverbial concessiva (ela é uma ressalva, é uma oposição sem força).

    Já na reescrita, a ideia de concessão sumiu, havendo apenas a noção de que a consequência da instalação das máquinas foi uma revolução econômica inédita no mundo.

    Espero ter ajudado.

    Abraço.

    Se houve erros na minha análise, por favor, aguardo mensagens.

  • ERRADO

    ----------------

    Gerar Polemica, não é a mesma coisa que Ser Polemica.

  • Não tem dessa de ser ou gerar polemica, o erro esta que no texto o que gerou polemica foi  A INSTALAÇÃO DAS MAQUINAS e na reescrita da questão fala que  A POLEMICA FORAM AS PRIMEIRAS MAQUINAS. Simples assim.

  • gente, concordo com Sailon.
    Vamos achar o sujeito da frase: Que é que gerou polêmica? Resposta: a instalação das primeiras máquinas..." ( Sujeito )

    Já no período proposto para ser reescrito, depreende-se que o que são polêmicas são as máquinas, e não a INSTALAÇÃO DAS PRIMEIRAS MÁQUINAS". 

    Muda o sentido!

    Gabarito: ERRADO.


  • Pode ser impressão minha, mas parece que a maioria das questões de reescritas da cespe estão erradas...alguém mais percebeu isso?

  • GABARITO OFICIAL: CERTA!

    Mais uma sobre paráfrase! É de ferver os miolos! rsrs...

    Frase original:  (os números vêm no final da frase a que se referem)

    “Apesar de motivar uma revolução econômica sem precedentes na história mundial,(3) a instalação das primeiras máquinas a vapor nas fábricas inglesas no início do século XIX (2) gerou polêmica. (1)”

    Parafraseada:

    Polêmicas (1), as primeiras máquinas a vapor instaladas nas indústrias inglesas no início do século XIX (2) foram responsáveis por uma revolução econômica inédita no mundo.(3)”

    Transformou-se um período composto em um período simples, mas o sentido original do texto fora mantido

  • Na reescrita do texto há uma sucinta mudança quanto ao adjetivo "polêmicas" visto que seu sentido original estava empregado à instalação das máquinas, todavia tal sentido é transformado em as máquinas em si gerarem polêmicas e não sua instalação.
    Ademais, observando a concordância do verbo "gerar", a qual está no singular por concordar com "instalação" e não com "máquinas", é ainda mais explícito não haver nexo quanto ao comando da questão. Enfim...
    ERRADO.

  • Sem precedente(s): Inédito, sem igual, nunca antes ocorrido ou igualado (fato, qualidade, intensidade, quantidade etc.). 


    Um dos colegas citou que o erro foi pela troca da palavras "inédita" e "sem precedentes" afirmando que tem sentidos diferentes. O erro não está nesse ponto, pois elas tem o mesmo sentido.
  • Concordo com os comentários de Sailon e FV Galasso

  • O erro é a conjunção concessiva presente apenas no texto original. Na reescrita não há a ideia de concessão, impossível ter o mesmo sentido do texto

  •  ERRADO

    No texto, o que gerou polêmica foi a instalação das primeiras máquinas. Na reescritura, por sua vez, as primeiras máquinas são polêmicas. Assim, há mudança de sentido.

  • Parei de ler no "Polêmicas, as máquinas..."

    De maneira objetiva: A instalação gerou polêmicas, nada de dizer que as máquinas são polêmicas.

  • Mudou a referência textual, então mudou o sentido.


    GABARITO ERRADO
  • Mudou totalmente o sentido do texto!

  • podre, podre, podre

    foi excluída a cotrariedade apresentada pelo "apesar de"

    só aí já dá de matar a questão

  • A locução substantiva "máquinas a vapor" na reescritura tem seu sentido restringido pelo adjetivo "polêmicas".

     

    ORIGINAL: a instação das máquinas a vapor GEROU polêmica (O.D. - COMPLETA O SENTIDO DO VERBO).

    REESCRITURA: Polêmicas (APOSTO EXPLICATIVO), as máquinas a valor (...)

    TRADUÇÃO DA REESCRITURA: as máquinas a vapor SÃO polêmicas (PRECATIVO - QUALIDADE DO SUJEITO).

     

     

    GABARITO: CLARAMENTE ERRADO.

  • cai nessa fácil

  • Patrícia Agostinho, show de bola...

  • Uma questão de observar a CAUSA  e a CONSEQUÊNCIA. Neste caso a revolução gerou a POLÊMICA, e na assertiva não transmite essa ideia, logo questão errada por prejudicar o SENTIDO.

     

    Deus abençoe você, não há êxito sem dedicação!

  • Sentido original: A instalação gerou polêmica

    Reescrita: As primeiras máquinas foram polêmicas

     

    ERRADO

  • Mamilos geram polêmicas

    Mamilos polêmicos
     

  • Outro erro seria o "no início do século XIX" não estar entre virgulas já que é um adjunto adverbial de tempo intercalado

  • O sentido original do texto seria mantido caso o primeiro período fosse reescrito da seguinte forma: Polêmicas, as primeiras máquinas a vapor instaladas nas indústrias inglesas no início do século XIX foram responsáveis por uma revolução econômica inédita no mundo.

    É DIFERENTE DE INDÚSTRIAS

    MUDA O SENTIDO

  • Dois erros:

    1. Quem gerou polêmica foi a instalação das máquinas, não as máquinas em si.

    2. Elas não foram responsáveis pela revolução econômica, mas apenas motivaram (afinal, já viu uma máquina funcionar sem o auxílio humano? Kkk)

  • essas maquinas estavam com o capeta kkkkkkkkkkk conseguiram fazer uma revolução

    gab:ERRADO

    para os não assinantes

  • retirou a ideia de concessão

  • Trecho original: A instalação das máquinas gerou polêmicas.

    Reescrita: Polêmicas, as máquinas... (percebam que esse polêmicas está caracterizando as máquinas).

  • ERRADO

    "Apesar de" = concessão

    Na reescrita não tem a ideia de concessão.

  • Errado.

    Mudou o referente mudou o sentido !

    A luta continua !

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • ERRADO

    De acordo com o texto, o que gerou polêmica foi a instalação das primeiras máquinas. Já na reescritura, as primeiras máquinas são polêmicas, ou seja, houve mudança de sentido.  

  • Perdeu a estrutura concessiva