-
a efetiva inclusão social,SIM ! após a abolição da escravatura no brasil, os escravos e dependentes conviviam como todas as outras "raças". Agora com afetividade e o respeito merecido, NÂO!
-
Inclusão social é um conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pela falta de classe social, origem geográfica, educação, idade, existência de deficiência ou preconceitos raciais. Inclusão Social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de acesso a bens e serviços, dentro de um sistema que beneficie a todos e não apenas aos mais favorecidos no sistema meritocrático que se vive.
Sendo assim, não houve inclusão social do negro antes ou após 1888. Ele passou da condição de escravo a marginal na sociedade brasileira.
-
errado - pelo contrario, os escravos foram marginalizados e excluídos da sociedade ja q nao havia serventia mais para eles. e daí tb deu inicio a favelização.
-
Com a Lei Áurea sancionada o destino dos ex-escravos foi diverso e variou em cada região do país. Se no Nordeste estes homens e mulheres viraram dependentes de grandes proprietários de terras, no Vale do Paraíba a situação foi diferente. Alguns viraram peões de gado, outros parceiros nas fazendas de café. Um dos principais destinos foram as cidades, especialmente São Paulo e Rio de Janeiro. Com a fuga em massa buscaram colocação no mercado de trabalho nos centros urbanos, então mais atrativos. Os serviços eram irregulares e com baixa remuneração. Em cidades como São Paulo os imigrantes ocupavam os empregos fixos, enquanto os ex-escravos atuavam como engraxates, barbeiros, quitandeiras. Quanto menor era a intensidade da imigração europeia, maiores oportunidades os libertos tiveram. A abolição não resolveu o problema da desigualdade social e racial no país. A preferência pelo imigrante europeu, as poucas oportunidades aos ex-escravos ocasionaram em uma desigualdade social que reforçou o racismo e está presente até os dias atuais.
Referência: FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2007. Arquivado em: Brasil Imperial
-
Vale ressaltar que tentativas até há, desde o período da abolição, porém nenhuma politica pública de inclusão e reparação social foi eficaz.
-
Não leia rápido como eu fiz. Os escravos após a escravidão tiveram muitas dificuldades para a inclusão dentro da sociedade, até hoje podemos ver essa dificuldade com os preconceitos existentes.
-
Inclusão e escravos (ata viu)
Infelizmente não foi bem assim, deram a eles uma liberdade sem QUALQUER inclusão social ou oportunidade alguma
-
Foram excluídos
-
GUERRA DO PARAGUAI(1864)
ONDE OS NEGROS FORAM LUTAR AO LADO DO BRASIL E LHE PROMETERAM ALFORRIA, NO ENTANTO, SOMENTE, PARA OS NEGROS QUE PARTICIPARAM DA GUERRA, SEUS FAMILIARES FICARAM EXCLUIDOS
PMAL 2021
-
Familiares excluídos.
PMAL 2021, ESTOU CHEGANDO
-
Errado até hoje isso não aconteceu
-
pelo contrario, os escravos foram marginalizados e excluídos da sociedade ja q nao havia serventia mais para eles. e daí tb deu inicio a favelização.
-
ESCRAVOS DESVALORIZADOS PELO IMPERIO !!
-
https://www.youtube.com/watch?v=kaD2kBpWuV0
-
Tal inclusão nunca foi efetivada, mas chegará o dia!
-
Ano: 2021 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: PM-AL Prova: CESPE / CEBRASPE - 2021 - PM-AL - Soldado Combatente - Prova Anulada
A respeito do escravismo no Brasil imperial e no contexto após o fim da escravidão, julgue o item subsecutivo.
A Lei Áurea, que acabou com a escravidão no Brasil em maio de 1888, possuía várias cláusulas voltadas para a inclusão social dos ex-escravizados.
Errado