SóProvas


ID
1739995
Banca
VUNESP
Órgão
CRO-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O instrumento de avaliação que registra o ciclo de vida dos documentos de arquivo é

Alternativas
Comentários
  • TABELA DE TEMPORALIDADE - Instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e intermediários, ou recolhidos aos arquivos permanentes, estabelecendo critérios para microfilmagem e eliminação

  • Plano de Classificação:

    O Plano de Classificação Documental é o esquema elaborado a partir do estudo das estruturas e funções da instituição e análise do arquivo por ela produzido, pelo qual se distribuem os documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamento específicos.

  • Gaba E

     

  • Gabarito letra E - A tabela de temporalidade é um instrumento arquivístico resultante de avaliação, que tem por objetivos definir prazos de guarda e destinação de documentos, com vista a garantir o acesso à informação a quantos dela necessitem. Sua estrutura básica deve necessariamente contemplar os conjuntos documentais produzidos e recebidos por uma instituição no exercício de suas atividades, os prazos de guarda nas fases corrente e intermediária, a destinação final – eliminação ou guarda permanente – , além de um campo para observações necessárias à sua compreensão e aplicação.

    FONTE: http://www.siga.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes/cctt_meio.pdf

  • Letra E

    Outra questão apresenta o conceito sobre a Tabela de Temporalidade:

    Ano: 2015 Banca: UFMT Órgão: IF-MT Prova: Auxiliar em Administração

    A Tabela de Temporalidade é o instrumento utilizado para determinar os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e ou intermediários, ou recolhidos aos arquivos permanentes, estabelecendo critérios para microfilmagem ou eliminação. CORRETA!

  • Tabela de Temporalidade

    - É o instrumento que define os prazos de guarda e a destinação final dos documentos da instituição.

    - É criada por uma Comissão Permanente de Avaliação de Documents e deve ser aprovada por uma autoridade competente para ser aplicada na instituição.

     

    Gabarito: E

  • As ferramentas básicas da gestão de documentos são elaboradas no processo de avaliação, e são o plano ou código de classificação, que apresenta a organização lógica dos documentos segundo o assunto de que tratam ou a função que lhes originou; e a tabela de temporalidade, que determina os prazos de guarda e destinação final dos documentos.

    A comissão de avaliação não necessita de regimento interno, embora muitas o tenham. De toda forma, se não é um documento obrigatório, logo o mesmo não pode determinar prazos de guarda de documentos. Além disso, a função do regimento é regulamentar o funcionamento da comissão.

    As atas são documentos que registram os fatos ocorridos em reuniões.

    O termo de eliminação é um documento que atesta as circunstâncias da eliminação de documentos.

    O termo de guarda definitiva é um documento que atesta que o documento foi recolhido ao arquivo permanente.

    Gabarito do professor: Letra "E"
  • A tabela de temporalidade registra o ciclo de vida dos documentos. Cada fase possui (ou não) um prazo que o documento terá que aguardar antes de seguir o ciclo.

    Gabarito: E