-
O planejamento tático é aquele que faz a intermediação entre o nível
estratégico e o operacional. Geralmente, o planejamento tático é
projetado a médio prazo e abrange cada unidade da organização, ele
traduz e interpreta as decisões do planejamento estratégico e os transforma em planos concretos dentro das unidades da empresa.
fonte: http://www.portal-administracao.com/2014/07/planejamento-estrategico-tatico-operacional.html
-
Alternativa (d)
Planejamento tático: refere-se ao meio-de-campo da organização para cada unidade organizacional ou departamento da empresa.
Suas características são:
a. Indica a participação de cada unidade no planejamento global. Refere-se a cada área ou departamento da empresa,
b. Seu horizonte temporal é de médio prazo, geralmente um ano.
c. É definido por cada unidade organizacional como contribuição ao planejamento estratégico.
FONTE: Idalberto Chiavenato. Gestão de Pessoas (pp. 74-75)
-
De novo? rsrs
-
Resumindo:
NÍVEL ESTRATÉGICO: longo prazo, organização como um TODO. (topo da pirâmide)
NÍVEL TÁTICO: nível intermediário organiza em SETORES. (meio)
NÍVEL OPERACIONAL: curto prazo, menor nível. TAREFA ESPECIFICA. (base da pirâmide)
GABARITO LETRA D
-
3 NÍVEIS DE PLANEJAMENTO:
Estratégico: define a missão, o futuro, a visão e as formas de atuar no ambiente (produtos e serviços, clientes e mercados, vantagens competitivas), bem como os objetivos de longo prazo;
Tático: visa alcançar o planejamento estratégico, define os objetivos e cursos de ações das áreas funcionais (marketing, finanças, operações, recursos humanos) para realizar os planos estratégicos, médio prazo;
Operacional: define atividade, recursos e formas de controle necessários para realizar os cursos de ação escolhidos, curto prazo.
peguei no qc
-
A resposta está no enunciado: "participação de cada unidade no planejamento global".
Alternativa D: "Cada unidade organizacional como contribuição ao planejamento estratégico."
Planejamento Global = Planejamento Estratégico
-
▸PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - Processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com os fatores externos - não controláveis - e atuando de forma inovadora e diferenciada. De responsabilidade dos níveis mais altos da empresa, diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção de cursos de ação a serem seguidos para sua consecução, levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada. Também considera as premissas básicas que a empresa, como um todo, deve respeitar para que o processo estratégico tenha coerência e sustentação decisória. O resultado do processo é um plano que serve para guiar a ação organizacional por um prazo de três a cinco anos (longo prazo).
▸PLANEJAMENTO TÁTICO - Enquanto o planejamento estratégico envolve toda a organização, o planejamento tático envolve uma determinada unidade organizacional: um departamento ou divisão. É a metodologia administrativa que tem por finalidade otimizar determinada área de resultado e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no planejamento estratégico. É desenvolvido pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para consecução dos objetivos previamente fixados, segundo uma estratégia predeterminada, bem como as políticas orientativas para o processo decisório da empresa.
▸PLANEJAMENTO OPERACIONAL - É elaborado pelos níveis organizacionais inferiores para o curto prazo, com foco nas atividades do dia a dia da empresa. Preocupa-se com "o que fazer" e com o "como fazer" as atividades cotidianas da organização. Os planos operacionais cuidam da administração da rotina para assegurar que todos executem as tarefas de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização a fim de que esta possa alcançar os seus objetivos.
Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol.03
Notar as palavras chaves:
Planejamento Estratégico: Diretrizes, Metas, Objetivos, Longo Prazo.
Planejamento Tático: Departamento, Médio Prazo.
Planejamento Operacional: Operadores, Ações, Curto Prazo.