SóProvas


ID
1740925
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito da história e das influências teórico-metodológicas do serviço social no Brasil, julgue o item a seguir.

A influência da teoria social de Marx na categoria profissional vincula-se à compreensão de que as relações sociais são sempre mediatizadas por situações e instituições que revelam/ocultam relações sociais imediatas.


Alternativas
Comentários
  • "Na medida em a prática conservadora foi sendo desqualificada, com toda a razão, não se investiu em análises sobre o fazer profis‑ sional e nem se gestaram formas inovadoras de ação profissional, compatíveis com o perfil estabelecido pelo novo currículo, sendo a preocupação maior, entre os docentes/pesquisadores, se apropriar do novo marco teórico indicado pelo currículo de 1982. (Nogueira, 2010, p. 5).

     A esse respeito, convém recordar que a partir da década de 1980‑90 é destaca‑ do o protagonismo do Serviço Social crítico. Ou seja, a teoria social de Marx passa a ser articulada de maneira mais efetiva com a profissão, por intermédio, inicialmente, das análises de Iamamoto em 1982 no livro Relações sociais e Serviço Social no Brasil, teoria que apreende o ser social a partir de mediações. Portanto, os fatos e dados passam a ser vistos como indicadores, e não como fundamentos do horizonte analítico. Isto é, as relações sociais são sempre mediatizadas por situações, instituições que ao mesmo tempo revelam/ocultam as relações sociais imediatas."

    A “viagem de volta”:*66 significados da pesquisa na formação e prática profissional do Assistente Social

  • "As  relações sociais são sempre mediatizadas por situações, instituições etc, que ao mesmo tempo revelam/ocultam as relações sociais imediatas. Por isso nesta matriz o ponto de  partida é aceitar fatos, dados como indicadores, como sinais, mas não como  fundamentos últimos do horizonte analítico. Trata-se, portanto, de um conhecimento  que não é manipulador e que apreende dialeticamente a realidade em seu movimento  contraditório.  (TEXTO: Os fundamentos históricos e teórico ­metodológicos do Serviço Social  brasileiro na contemporaneidade)
  • Esse "situações / instituições" me pegou. Partindo do entendimento de que o ocultamento está relacionado ao Modo Produção Capitalista achei a expressão reducionista... Enfim... A CESPE pega tanto agente na pegadinha, que agente as vê até onde não existe... rs

  • Gabarito Certo

    As relações imediatas = Imediaticidade do Real = Singularidade 

  • Teoria social marxista não combinada com relaçoes sociais IMEDIATAS, achei essa questão equivocada, pois a teoria social de Marx nos leva a compreensão das relações sociais a partir da dialética, da movimento histórico.

    Segundo Yazbec, as relações e vivências imediatas podem ser compreendidas na matriz positivista, que é totalmente contrária a que se refere a questão. INCLUSIVE, A BANCA TIROU ESSA QUESTÃO DESSE TEXTO, PORÉM, MAL ELABORADA!

     

     

     

     

    "É, sobretudo com Iamamoto (1982) no início dos anos 80 que a teoria social de
    Marx inicia sua efetiva interlocução com a profissão. Como matriz teóricometodológica
    esta teoria apreende o ser social a partir de mediações. Ou seja, parte da
    posição de que a natureza relacional do ser social NÃO é percebida em sua
    imediaticidade. "Isso porque, a estrutura de nossa sociedade, ao mesmo tempo em que
    põe o ser social como ser de relações, no mesmo instante e pelo mesmo processo,
    oculta a natureza dessas relações ao observador" (NETTO, 1995) Ou seja, as relações
    sociais são sempre mediatizadas por situações, instituições etc, que ao mesmo tempo
    revelam/ocultam as relações sociais imediatas. Por isso nesta matriz o ponto de
    partida é aceitar fatos, dados como indicadores, como sinais, mas não como
    fundamentos últimos do horizonte analítico. Trata‐se, portanto de um conhecimento
    que não é manipulador e que apreende dialéticamente a realidade em seu movimento
    contraditório. Movimento no qual e através do qual se engendram, como totalidade, as
    relações sociais que configuram a sociedade capitalista."

  • Relações Sociais / capital / mediação / o real / negação da negação /concreto pensado / diálética

    Marx

     

  • CORRETA..

    Yazbek (2009)16, levando em consideração os estudos de Iamamoto (1982), afirma que a teoria social de Marx inicia sua efetiva interlocução com a profissão no início dos anos 80.

    Esta teoria apreende o ser social a partir de mediações. Ou seja, parte da posição de que a natureza relacional do ser social não é percebida em sua imediaticidade. "Isso porque, a estrutura de nossa sociedade, ao mesmo tempo em que põe o ser social como ser de relações, no mesmo instante e pelo mesmo processo, oculta a natureza dessas relações ao observador" (NETTO, 1995).

    Ou seja, as relações sociais são sempre mediatizadas por situações, instituições etc., que ao mesmo tempo revelam/ocultam as relações sociais imediatas. Por isso nesta matriz o ponto de partida é aceitar fatos, dados como indicadores, como sinais, mas não como fundamentos últimos do horizonte analítico.

    Trata‐se, portanto, de um conhecimento que não é manipulador e que apreende dialeticamente a realidade em seu movimento contraditório. Movimento no qual e através do qual se engendram, como totalidade, as relações sociais que configuram a sociedade capitalista.

    FONTE;ESTRATÉGIA