SóProvas


ID
1740928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito da história e das influências teórico-metodológicas do serviço social no Brasil, julgue o item a seguir.

Inicialmente, o serviço social brasileiro manteve relação com a Igreja Católica e assumiu caráter conservador, calcado na teoria social positivista. A partir dos anos 1950, passou a ser influenciado pelo serviço social norte-americano, fundamentado em pensamento de cunho liberal.


Alternativas
Comentários
  • ERRADO. De inicio teve forte influência com o NEOTOMISMO. A partir da década de 1940 com o POSITIVISMO !

  • Resumo das matrizes orientadoras da prática profissional do S.S tradicional:


    1) Doutrina Social da Igreja

    -> Presente na década de 30 e 40;

    -> Bases confessionais com fundamentação do Tomismo e Neotomismo;

    -> Pretende a humanização do capitalismo.


    2) Positivismo (EUA)

    -> Presente no S.S a partir da década de 40;

    -> Aplicação de métodos cientificos oriundos das ciências naturais para estudo da sociedade;

    -> Neutralidade.


  • A fundamentação teórica deste primeiro momento da trajetória do Serviço Social é calcada sob a influência de teorias oriundas do continente europeu, mais especificamente da Escola Franco-belga, e neotomistas.

  • Realmente o serviço social brasileiro, inicialmente, manteve relação com a Igreja Católica, fundamentado nas teorias: Tomismo e Neotomismo;. A partir dos anos 1950, passou a ser influenciado pelo serviço social norte-americano, fundamentando o Serviço social ainda mais para o tratamento, nas linhas da psicologia e psiquiatria, dos desajustamentos psicossociais ação profissional de abordagem individual, grupal e de comunidade....

    Gab.: errado

    Quem acredita sempre alcança...

  • Não ajudou. Ao contrário, induziu a erro muita gente.

  • Inicialmente, o serviço social brasileiro manteve relação com a Igreja Católica e assumiu caráter conservador, calcado na doutrina social da igreja e no ideário franco-belga (Tomismo e Neotomismo). A partir dos anos 1940, passou a ser influenciado pelo serviço social norte-americano, fundamentado em pensamento de cunho positivista.

    "O conservadorismo católico que caracterizou os anos iniciais do serviço social brasileiro começa, especialmente a partir dos anos 40, a ser tecnificado ao entrar em contato com o serviço social norteamericano e suas propostas de trabalho permeados pelo caráter conservador da teoria social positivista."

    Fonte: Fundamentos Históricos e Teóricos-Metodológico do Serviço Social - Maria C. Yazbek.

  • ERRADA..

    Inicialmente, o serviço social brasileiro manteve relação com a Igreja Católica e assumiu caráter conservador, calcado sob a influência de teorias oriundas do continente europeu, mais especificamente da Escola Franco-belga, o Tomismo e Neotomismo.

    -A partir da década de 40, passou a ser influenciado pelo serviço social norte-americano, fundamentado pelo pensamento positivista.

    -A partir dos anos 1950, continua sendo influenciado pelo serviço social norte-americano, porém, com um viés para o tratamento dos desajustamentos psicossociais, através de uma ação profissional de abordagem individual, grupal e de comunidade.

    FONTE ;ESTRATÉGIA