SóProvas


ID
1740934
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito da história e das influências teórico-metodológicas do serviço social no Brasil, julgue o item a seguir.

Entre as vertentes do movimento de reconceituação do serviço social, a chamada vertente modernizadora é caracterizada pela incorporação de abordagens funcionalistas, estruturalistas e sistêmicas, de matriz positivista, cuja perspectiva se baseia na modernização tecnológica e em processos de relações interpessoais como mediações do desenvolvimento social e do enfrentamento da marginalidade e da pobreza.


Alternativas
Comentários
  • A perspectiva modernizadora ou estrutural funcionalista não possui discussões de cunho político, de transformação da sociedade. Esforça-se para que o A. Social colabore com o desenvolvimento do país.( W . Gontran) 

     

  • Fundamentada nas abordagens funcionalistas, estruturalistas e posteriormente sistêmicas, todas de matriz positivista, tal perspectiva , segundo Yazbek (2000), configurou para a profissão um projeto renovador tecnocrático, pautado na busca da eficiência e eficácia que norteou a produção do conhecimento teórico e a ação profissional. Direcionada a uma modernização conservadora e à melhoria do sistema através do desenvolvimento social e do enfrentamento da pobreza na perspectiva de integração da sociedade, recorreu-se aos recursos da modernização tecnológica e a processos interpessoais. 

    A RELAÇÃO ENTRE A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO TEÓRICO NAS TESES DE DOUTORAMENTO E A DIREÇÃO SOCIAL ESTRATÉGICA DO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO