-
Gabarito B
Na perspectiva modernizadora o cariz tecnocrático do perfil profissional revela um feixe de profundas vinculações com a ordem sociopolítica oriunda do golpe de abril - com visível abertura de espaços socioprofissionais nas instituições estatais e paraestatais submetidas à racionalidade burocrática das reformas promovidas pelo Estado ditatorial - padrão de profissional que o Estado "reformado" pela coalizão golpista exigiria. A conexão entre política social e serviço social no Brasil surgiu com o incremento da intervenção estatal pela via de processo de modernização conservadora.
Zé Paulo Netto em Ditadura e Serviço Social
-
Behring e Boschetti (2009, P. 9) explicam, na introdução do livro “Política social: história e fundamentos”, que “a conexão entre política social e serviço social no Brasil surgiu com o incremento da intervenção estatal pela via de processos de modernização conservadora no Brasil, a partir dos anos 1930”.
Gabarito: B
-
A conexão entre Política Social e Serviço Social no Brasil surge com o incremento da intervenção estatal, pela via dos processos de modernização conservadora. (BEHRING, 2003).