SóProvas


ID
1743460
Banca
FGV
Órgão
INEA-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação aos métodos e aos tipos de pesquisa utilizados pelo assistente social, analise as afirmativas a seguir.

I. A pesquisa etnográfica tem grande utilidade para a descrição dos processos cotidianos.

II. As pesquisas quantitativas são as mais requeridas nos processos de análise socioeconômica.

III. A pesquisa‐ação pouco tem sido utilizada pelo serviço social em função de sua nítida influência positivista.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • "Pesquisa-ação é uma forma de investigação baseada em uma autorreflexão coletiva empreendida pelos participantes de um grupo social de maneira a melhorar a racionalidade e a justiça de suas próprias práticas sociais e educacionais, como também o seu entendimento dessas práticas e de situações onde essas práticas acontecem. A abordagem é de uma pesquisa-ação apenas quando ela é colaborativa...” (KEMMIS e MC TAGGART,1988, apud Elia e Sampaio, 2001, p.248).

    http://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/pesquisa-acao.htm

  • complementando o que colega já falou sobre a questão, AFIRMAÇÃO:

    I - A pesquisa Etnografia é uma metodologia das ciências sociais, principalmente da disciplina de Antropologia, em que o principal foco é o estudo da cultura e o comportamento de determinados grupos sociais.

    II - Do ponto de vista metodológico, não há contradição, assim como não há continuidade, entre investigação quantitativa e qualitativa. Ambas são de natureza diferente. A investigação quantitativa atua em níveis de realidade e tem como objetivo trazer à luz dados, indicadores e tendências observáveis(( nos processos de análise socioeconômica.)) . A investigação qualitativa, ao contrário, trabalha com valores, crenças, representações, hábitos, atitudes e opiniões (Minayo & Sanches, 1993).

  • Pesquisa-Ação:

    • Consiste na investigação que segue pari passu [no mesmo passo ou ritmo] o desenvolvimento de programas sociais ou governamentais para medir o seu impacto.
    • Um tipo de investigação empírica, concebida e realizada em estreita associação com uma ação voltada à resolução de problemas comunitários e sociais.
    • Os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.