SóProvas


ID
1744357
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A respeito da atividade de controle interno, julgue o próximo item à luz das disposições do Committee of Sponsoring Organizations of the Tradeway Commission (COSO).

Caso uma organização venha a ser vítima de condutas que objetivem fraudar ou fragilizar seus controles, o aprimoramento dos controles internos dessa empresa constituirá uma medida efetiva para evitar que tais condutas se verifiquem novamente.


Alternativas
Comentários
  • Conforme o COSO, uma das limitações para o controle interno é o Conluio - quando pessoas atuam em conjunto para ocultar um ato. Nesse caso, o aprimoramento do controle interno será ineficaz na prevenção desse tipo de ação. Errado.
  • Entendo, que o erro na questão está no fato de mesmo um aprimoramento do controle interno não será "EFETIVO" para livrar de condutas visem fraudar ou  fragilizar. O aprimoramento deixa a organização forte para lidar com fraudes ou fragilidades, mas não o livra de "a ou b" querer ter conduta ruim para com a organização... a minha conduta de querer fraudar independe de ter a organização um aprimoramente efetivo ou não!

  • Em auditoria, desconfie das questões taxativas. No caso, o fato de ter controle não garante 100% da solução.  Nenhum controle é absoluto. 

  • Assertiva ERRADA.

     

    O aprimoramento é necessário, mas também é preciso PUNIR quem tentou fraudar os controles (pelo menos de acordo com outra questão aqui do QC).

  • Segundo o COSO, as respostas a riscos classificam-se nas seguintes categorias: evitar, reduzir, compartilhar e aceitar.

    O aprimoramento dos controles internos pode ter um custo superior ao benefício esperado e não haverá garantia de que ele será efetivo. A entidade pode tentar reduzir o risco ou se o custo for elevado, a entidade pode cogitar aceitar o risco. Sempre levando em cosideração o custo x benefício.

    Reduzir – São adotadas medidas para reduzir a probabilidade ou o impacto dos riscos, ou, até mesmo,
    ambos.

    Aceitar – Nenhuma medida é adotada para afetar a probabilidade ou o grau de impacto dos riscos.

  • A palavra "efetiva" maculou toda a questão.

    Existem situações em que o controle inteno é ineficaz, sendo uma delas o conluio. 

     

    Vejamos o que o COSO ICIF 2013 fala sobre tais situações:

    "A administração deve estar ciente desses fatores limitantes, e desenvolver e aplicar controles na organização para minimizar, dentro do possível, tais limitações"

     

    Ou seja, contra conluio não há efetividade, mas apenas uma amenização.

     

  • O controle nesse caso pode ser eficiente, mas efetivo, que é a qualidade de alcançar os objetivos, deixou a questão com aparência de que não há opção de falha. Que basta ter um controle interno bom que os resultados são alcançados. 

     

    Sabemos que o controle interno só dá uma garantia razoável das suas ações. Jamais absoluta. 

     

    ERRADO.

  • Limitações dos Controles Internos:

    - Custo X benefício

    -Falhas

    - Erros de julgamento

    -Atropelamento da Administração

    -Conluios ( pessoas que ocasionam as fraudes e estas não são detectadas pelo sistema de controle interno).

     

    De acordo com o item , ..." o aprimoramento dos controles internos dessa empresa constituirá uma medida efetiva para evitar que tais condutas se verifiquem novamente".

    Item errado, pois pode ser implementado o aprimoramento do controle interno, mas ocorrerem novas fraudes a este instrumento, logo não será uma medida efetiva.

  • Em momento algum, a questão disse ou trouxe a ideia de controle absoluto, pelo contrário: "EVITAR..."

    Questão típica: dou o gabarito que eu quiser.

  • cuidado amigos. No caso de fraude e conluio para fragilizar os controles, o mero aprimoramento dos controles internos não será suficiente como medida efetiva para evitar que essas condutas se verifiquem novamente. Seriam necessárias alterações no ambiente interno como um todo, além de aplicação de penalidades aos empregados que transgridam o código de ética. Determinados mecanismos que incentivem o empregado a denunciar suspeitas de infração também podem ser adotadas, bem como medidas contra os que deixam de relatá-las.

    Gabarito: ERRADO

  • De acordo com o enunciado, o candidato deve apresentar conhecimento a respeito da estrutura integrada de controles internos chamada COSO ICIF, popularmente conhecida como COSO 1.

    Segundo o COSO ICIF, o controle interno não é capaz de evitar julgamentos errôneos ou más decisões, ou ainda eventos externos que impeçam a organização de atingir suas metas operacionais. Em outras palavras, até mesmo um sistema eficaz de controle interno pode apresentar falhas.

    Assim, é possível inferir que a afirmativa do enunciado está errada, pois caso uma organização venha a ser vítima de condutas que objetivem fraudar ou fragilizar seus controles, o aprimoramento dos controles internos dessa empresa pode não constituir uma medida efetiva para evitar que tais condutas se verifiquem novamente.


    Gabarito do Professor: ERRADO.