SóProvas


ID
1744375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Ainda à luz das disposições do COSO relativas a controle interno, julgue o item a seguir.

Para garantir a efetividade dos controles internos, a organização deve estar atenta para que cada componente funcione adequadamente de forma independente um do outro.


Alternativas
Comentários
  • Para obter um Controle Interno eficaz: Os cinco componentes operem em conjunto de forma integrada. “Operem em conjunto” refere-se à determinação de que todos os cinco componentes, em conjunto, reduzem a um nível aceitável o risco de não se atingir o objetivo. Os componentes não devem ser considerados de forma separada; eles operam em conjunto como um sistema integrado. Os componentes são interdependentes e contam com uma profusão de inter-relacionamentos e ligações entre si, especialmente a maneira como os princípios interagem dentro e entre todos os componentes. (COSO, 2013)

  • Independente não e sim de forma integrada

  • A rigor, a estrutura de controle interno do COSO não é um processo em série pelo qual um componente afeta apenas o próximo. É um processo
    multidirecional e interativo segundo o qual quase todos os componentes influenciam os outros.

  • Para complementar o que os colegas afirmaram, vejamos o que o COSO ICIF 2013 nos fala sobre o assunto:

     

    "Os 5 componentes operam em conjunto e de forma integrada. Não devem ser considerados de forma separada."

  • De acordo com o enunciado, o candidato deve apresentar conhecimento a respeito da estrutura integrada de controles internos chamada COSO ICIF, popularmente conhecida como COSO 1.

    Segundo o COSO ICIF, o controle interno consiste em cinco componentes integrados: ambiente de controleavaliação de riscosatividades de controleinformação e comunicação, e atividades de monitoramento.

    Conforme previsto no COSO ICIF, “os cinco componentes operam em conjunto de forma integrada". (grifo nosso.)

    “Operam em conjunto" refere-se à determinação de que todos os cinco componentes, em conjunto, reduzam a um nível aceitável o risco de não se atingir o objetivo. Os componentes não devem ser considerados de forma separada; eles operam em conjunto como um sistema integrado. Os componentes são interdependentes e contam com uma profusão de inter-relacionamentos e ligações entre si, especialmente a maneira como os princípios interagem dentro e entre todos os componentes.


    Gabarito do Professor: ERRADO.