SóProvas


ID
1744447
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para responder a esta questão, leia atentamente a notícia a seguir.

28.07.2015

                                                             Novo tratamento para hepatite C deve chegar ao SUS até o fim deste ano

O novo tratamento para os pacientes com hepatite C estará disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) até dezembro deste ano. O anúncio foi feito na última segunda-feira (27), em Brasília, pelo Ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante solenidade que marca o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites, celebrado nesta terça-feira (28). Moderna e prometendo cura em até 90% dos casos, a novidade, composta pelos medicamentos daclatasvir, simeprevir e sofosbuvir, deve beneficiar cerca de 30 mil pessoas nos próximos 12 meses. Segundo Chioro, a incorporação do tratamento ao SUS traz o que há de mais moderno no tratamento da doença. “Com isso, o Brasil assume a vanguarda na oferta dessa terapia, como já fizemos em relação à aids, com a oferta de antirretrovirais”, destacou o ministro durante evento que marcou o dia de combate à hepatite C. De acordo com o Ministério da Saúde, os novos medicamentos beneficiarãopessoas que não podiam receber os tratamentos ofertados anteriormente, entre eles os pacientes diagnosticados com coinfecção com o vírus HIV, cirrose descompensada, pré e pós-transplante e pacientes com má resposta à terapia com Interferon (medicamento utilizado atualmente no tratamento da hepatite C), ou que não se curaram com tratamento anterior.

(www.bahianoticias.com.br/. Acesso em 04.09.2015. Adaptado)

A oferta do tratamento descrito na notícia atende ao princípio do SUS de:

Alternativas
Comentários
  • LETRA "E"

    Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios:

    II integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

  • Os princípios doutrinários do SUS são: universalidade, equidade e integralidade.

    Universalidade – É a garantia de atenção à saúde por parte do sistema, a todo e qualquer cidadão. Com a universalidade, o indivíduo passa a ter direito de acesso a todos os serviços públicos de saúde, assim como àqueles contratados pelo poder público. Saúde é direito de cidadania e dever do Governo: municipal, estadual e federal.

    Equidade – É assegurar ações e serviços de todos os níveis de acordo com a complexidade que cada caso requeira, more o cidadão onde morar, sem privilégios e sem barreiras. Todo cidadão é igual perante o SUS e será atendido conforme suas necessidades até o limite do que o sistema puder oferecer para todos.

    Integralidade - É o reconhecimento na prática dos serviços de que: cada pessoa é um todo indivisível e integrante de uma comunidade; as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde formam também um todo indivisível e não podem ser compartimentalizadas; as unidades prestadoras de serviço, com seus diversos graus de complexidade, formam também um todo indivisível configurando um sistema capaz de prestar assistência integral.

    Ou seja, a única alternativa que apresenta os princípios do SUS é a letra E, as demais alternativas não fazem parte dos princípios do SUS.

    Gabarito do Professor: Letra E


    Bibliografia


    http://www.planalto.gov.br

    http://www.pbh.gov.br/smsa/bibliografia/abc_do_sus...
  • GAB- E ( INTEGRALIDADE)

    SEMPRE QUE FALAR DE MINORIAS OU GRUPOS ESPECÍFICOS É INTEGRALIDADE