SóProvas


ID
1745164
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

A respeito da compensação tributária, julgue o seguinte item.

A utilização do instituto da compensação tributária nos estados e nos municípios depende de lei ordinária, estadual ou municipal.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Sendo o CTN a norma de direitos gerais em direito tributário, apenas prevê a compensação. Cabendo a regulamentação do instituto ser feita pelos demais entes da federação, como se depreende da leitura dos artigos abaixo:


    Art. 97. Somente a lei pode estabelecer

    VI - as hipóteses de exclusão, suspensão e extinção de créditos tributários, ou de dispensa ou redução de penalidades


    Art. 170. A lei pode, nas condições e sob as garantias que estipular, ou cuja estipulação em cada caso atribuir à autoridade administrativa, autorizar a compensação de créditos tributários com créditos líquidos e certos, vencidos ou vincendos, do sujeito passivo contra a Fazenda pública

    bons estudos

  • Acredito que faltou uma expressão do tipo "respectivamente" na afirmação para ficar claro que a compensação de crédito tributário nos estados deve ser por meio de lei estadual, assim como nos municípios, lei municipal

    Não basta saber a letra seca da lei, ainda tem que adivinhar o que o avaliador quis dizer com essas frases desconexas.

  • A compensação não pode ser feita ao bel-prazer do contribuinte, pois carece de lei autorizativa. Dessa maneira, conforme previsão no art. 170 do CTN, só se admite compensação quando existir lei ordinária a regulamentá-la em cada esfera dos entes federativos.

    CTN. Art. 170. A lei pode, nas condições e sob as garantias que estipular, ou cuja estipulação em cada caso atribuir à autoridade administrativa, autorizar a compensação de créditos tributários com créditos líquidos e certos, vencidos ou vincendos, do sujeito passivo contra a Fazenda pública.

  • Questão mal formulada, não concordo com o gabarito. Como disse o colega acima, a ausência do termo "respectivamente" não permite que a assertiva seja considerada correta. A lei não pode ser estadual OU municipal, deve ser correspondente ao ente que tem a competência tributária.

  • Fiquei na dúvida também quanto à redação, usei LE = para lei estadual e LM = para lei municipal, sendo que quando há lei há compensação (CE/CM).

    LE ^ LM ---> CE v CM.   tabela verdade sempre V.

    Tudo bem, eu viajei, eu sei, mas são 4 da manhã...

  • @pAULOpAULO diminua a Rita! kkkkk

  • Uma vez vi uma questão da CESPE dizendo que a compensação tributária precisava ser mediante lei complementar, e não é. Cuidado!

  • Achei que fosse através de lei complementar