-
O valor elevado da franquia busca minimizar o "risco moral". O valor alto da franquia contribui para que o segurado seja mais cuidadoso com o seu veículo pois se precisar acionar o seguro deverá desembolsar um valor muito alto.
-
Questão capciosa demais. Tenho razoável conhecimento do tema e errei a questão. A questão é que o valor alto da franquia não é a justificativa de pessoas não contratarem seguro. Como disse o Jonas, o valor é alto para evitar que pessoas (que já têm seguro) tenham um comportamento mais arriscado (diminuir o "risco moral").
-
Acredito que o fato das seguradoras não conhecerem o verdadeiro status da saude da pessoa, justifica o preco alto (selecao adversa)
-
A afirmativa deveria estar invertida para estar correta.
"Só pensar no óbvio atrapalha a visão do todo".
-
Os seguros acabam abarcando ambas as situações de assimetria de informações.
- No momento da contração e pagamento do seguro - seleção adversa.
- No momento de estipular o prêmio visando a coibir o uso incorreto - risco moral.
-
Acredito eu que o motivo da questão estar errada está relacionado com a "seleção adversa". Pessoas de risco acabam mentindo (assimetria de informações) sobre suas condições físicas para obter uma mensalidade menor, enquanto pessoas fora de risco pagam o valor adequado em vista das informações prestadas. Logo, para compensar e evitar que essa falha de mercado cause prejuízos a seguradora, os preços são elevados.
O risco moral ocorre APÓS o indivíduo contratar o serviço, logo não é a justificativa também. E a consequência do risco moral não é o preço alto do contrato de seguro, e sim a cobrança de uma franquia para desestimular que o segurado não tome os devidos cuidados apenas por estar segurado.
Uma outra questão para corroborar:
Q581773 Aplicada em: 2015 Banca: CESPE Órgão: TCE-RN Prova: Auditor
"Situações em que empresas de planos de saúde firmem contratos com clientes que não informam que possuem doenças preexistentes e, por isso, estão mais propensos a utilizar os serviços do plano são caracterizadas como situação de seleção adversa."
GABARITO: CERTO
Portanto, o preço alto não se justifica pelo fato de muitas pessoas não aderirem ao serviço e nem ao risco moral, mas por causa da assimetria de informações entre consumidor e fornecedor, que faz com que a seguradora faça contratos indesejados (pessoas de risco não assumidas), tendo que elevar o preço de seu produto.
Gab: Errado
-
O valor elevado da franquia cobrado dos indivíduos
que contratam seguros de automóveis pode ser justificado pela existência do
risco moral, ou seja, quando uma pessoa encontra-se plenamente segurada e não
pode ser totalmente monitorada por uma companhia de seguros, já que esta só
dispõe de informações limitadas, o segurado pode agir de modo que aumente a
probabilidade de um acidente ou dano ocorrer, sem os devidos cuidados para
evitar acidentes.
Gabarito:
Errado.
-
para quem nao tem acesso a resposta, Gaba: Errado
O valor elevado pode variar em relação ao número de sinistros ocorridos. Assim não possui relação com a adesão de clientes.
O valor elevado da franquia busca minimizar o "risco moral". O valor alto da franquia contribui para que o segurado seja mais cuidadoso com o seu veículo pois se precisar acionar o seguro deverá desembolsar um valor muito alto.
-
GABARITO ERRADO
O valor elevado pode variar em relação ao número de sinistros ocorridos. Assim não possui relação com a adesão de clientes.
-
Pensando no cálculo atuarial utilizado para se chegar ao preço de uma apólice, a quantidade de pessoas que adquirem o seguro ou não é sim um fator que influencia no valor cobrado. Porém, afirmar que este fator, por si só, justifica o valor não está correto, pois também são considerados, a idade do condutor, o tipo de carro (populares são mais alvo), a região em que o carro ficará, dentre outras variáveis que compõem este cálculo.
Acredito que por isso a questão esteja ERRADA.
-
O valor da franquia é o que estimula o motorista a ter um comportamento mais prudente.
Se ele não tivesse que pagar franquia quando ocorre o sinistro, então, em média, os motoristas estariam muito mais propensos a estacionar seus carros na rua, por exemplo. E esta maior propensão geraria uma maior incidência de furtos.
Portanto, o valor elevado da franquia é uma forma da seguradora diminuir o risco moral na sua esfera de atuação. Não tem a ver com o número de pessoas que contratam ou não o seguro.
Resposta: E
-
Errado. O valor alto da franquia é justificado pelo "moral hazard", e a questão mencionou "no que se refere a falhas de mercado".
-
Errado.
Na verdade, o valor elevado das franquias cobrado dos indivíduos que contratam os seguros de seus automóveis, deve-se, na verdade, às falhas de mercado existentes nesse ramo, especificamente os problemas de informações assimétricas do tipo risco moral.
GRAN