SóProvas


ID
1745368
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue o item seguinte a respeito de planejamento e avaliação das políticas públicas.

A análise custo-efetividade exige a monetarização dos impactos causados pela política pública.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Eu entendi o seguinte: o conceito de efetividade vai além, visa o impacto provocado de determinação ação ou planejamento.  Só que o Cespe erroneamente emprega monetarização e aí teríamos outro conceito: economicidade.

  • aspecto monetário = Custo-benefício

  • ERRADO


    O enunciado trocou análise de custo-benefício por análise de custo-efetividade.

    "A análise custo-benefício e a análise custo-efetividade são ferramentas que buscam comparar os custos estimados de determinado projeto com os benefícios esperados. Trata-se de uma forma de decidir sobre a adequabilidade e aceitabilidade de prosseguir com um projeto.
    A principal diferença entre as duas é que, na primeira, os custos e resultados podem ser traduzidos em unidades monetárias; já na segunda, os impactos não podem ser valorizados em moeda."
    Fonte: Estratégia Concursos - Leonardo Reisman
  • Como já foi dito pelos colegas a questão erra ao falar "custo-efetividade", na verdade é "custo-benefício", outra questão ajuda, vejam:

     

    Prova: Analista Técnico - Administrativo; Ano: 2014; Banca: CESPE; Órgão: CADE - Administração Pública 

     

    Na análise do custo-benefício de um programa, é essencial que os custos e os benefícios desse programa sejam transformados em unidades monetárias.

     

     

    GABARITO: CERTA.

  • ANÁLISE DE CUSTO-EFETIVIDADE: É um tipo de avaliação econômica que compara distintas intervenções de saúde, cujos custos são expressos em unidades monetárias e os efeitos, em unidades clínico-epidemiológicas (mortalidade, morbidade, hospitalização, eventos adversos, etc).

  • A avaliação ex ante contempla: a análise custo-benefício, que considera a relação monetária em que a política é viável se os benefícios forem maiores que os custos; e a análise custo-efetividade – nessa ótica, a política viável é aquela que proporciona maior efetividade, que contempla o maior número de benefícios, em face dos recursos disponíveis.

     

    (Administração Pública - Augustinho Paludo - 5ª ed. - 2016, p. 475)

  • COmplicado esses conceitos... toda hora que penso, so caio no custo beneficio. nao consigo pensar num exemplo decisório que recaia sobre custo-efetividade, sem ser custo-benenficio.

  • GAB. ERRADO

     

    Apenas para complementar:

     

    ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO =>  que considera a relação MONETÁRIA em que a política é viável se os benefícios forem maiores que os custos;

     

    ANÁLISE CUSTO-EFETIVIDADE =>  nessa ótica, a política viável é aquela que proporciona maior efetividade, que contempla o maior número de benefícios, em face dos recursos disponíveis.

     

    CONCLUSÃO:

     

    ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO ==> UNIDADES OBJETIVAS /  MONETÁRIAS

    ANÁLISE CUSTO-EFETIVIDADE => UNIDADES SUBJETIVAS / NÃO MONETÁRIAS

     

    Fonte: Manual de avaliação do MPOG / Paludo

  • Conceito de avaliação de políticas públicas:

    * quanto a Temporalidade pode ser:

    Ex-ante -> realizada antes do início da implementação do programa -> Quando analisa o   custo-benefício, e considera a relação monetária ($) em que a política pública será viável se os benefícios forem maiores que os custos.

    E

    Quando analisa o custo-efetividade e considera a maior efetividade em que a política pública será viável se comtemplar o maior número de benefícios face aos recursos disponíveis.

    Paludo - 3 edição (ele já está na 7 edição, mas esses conceitos não mudam rs. Graças a Deus, ADM não é Direito Constitucional rs).

     

    Q354074 Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: TCU

    Com relação à construção de agenda, formulação e avaliação de políticas públicas, julgue o item subsequente.

    As avaliações de processo e de impacto abrangem o cálculo do custo-benefício e o do custo-efetividade de determinada política.

    Resposta ERRADA! Isso não é avaliação de processo, e sim avaliação de temporalidade!

  • Essa questão mais parece comentário de jornalista da área econômica da globo news. Continuo sem entender...

  • Tayana Prado.... idem kkkkkkkk

  • Gab: ERRADO

    A avaliação ex ante contempla: a análise custo benefício, que considera a relação monetária em que a política é viável se os benefícios forem maiores que os custos; e

    Análise custo efetividade - nessa ótica, a política viável é aquela que proporciona maior efetividade, que contempla o maior número de benefícios, em face dos recursos disponíveis.

    Augustinho Paludo, 5° Ed. pág 475.

  • A análise custo-benefício (ACB) exige a monetização dos impactos. A ACE não exige essa monetização e, por isso costuma ser adotada na avaliação de projetos sociais.

    Gabarito: ERRADO