SóProvas


ID
1745377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o próximo item, relativos ao planejamento estratégico e seus instrumentos.

A matriz SWOT, como ferramenta de análise do macroambiente da organização, visa o reconhecimento de oportunidades e ameaças pelas quais as organizações têm pouca ou nenhuma capacidade de intervenção.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    SWOT abrange dois ambientes:

      1) Ambiente interno: Forças e Fraquezas (Strength and weakness) --> MAIOR capacidade de intervenção
      2) Ambiente Externo: Oportunidades e ameaças (Opportunities and threats) --> MENOR capacidade de intervenção

    Pontos Fracos + Ameaças: Estratégias de Sobrevivência (Problemas)

    Pontos Fracos + Oportunidades: Estratégia de Crescimento (Limitações)

    Pontos Fortes + Ameaças: Estratégia de Manutenção (Vulnerabilidade)

    Pontos Fortes + Oportunidades: Estratégias de Desenvolvimento (Alavancagem)


    bons estudos
  • Exatamente por isso, são considerados fatores “não controláveis”.

  • O correto seria "nas quais".

  • Correto, pois ela possibilita a análise tanto do ambiente externo (macro - oportunidades e ameaças), quanto o ambiente interno (micro - forças e fraquezas). Sendo o primeiro pouco controlável e o segundo mais controlável. O fato de não ter citado ambos ambientes não a torna incorreta. 

  • A questão quis dizer basicamente que a matriz SWOT ajuda na analise do ambiente externo para reconhecer as variáveis incontroláveis (oportunidades e ameaças). Para assim ter uma postura estratégica! 

  • Eliane,

    se tivesse incluso o termo "somente" o item estaria incorreto.

  • macroambiente tem as variáveis incontroláveis, o PESTAL.

    (política, econômico, sócio cultural, tecnológico, ambientais e legais.

    considerado também como fatores externos encontra-se o ambiente tarefa: fornecedores, clientes, usuários, concorrentes...


  • O "pouca" que a questão quis passar foi na capacidade de influenciar o ambiente externo.

  • Tudo bem que os fatores externos a empresa não possui o controle dele. Mas dizer que a empresa não possui nenhuma capacidade de intervenção é extrapolar de mais. 

    O Cespe ele pode tudo. Mas eu discordo do gabarito pois eu acho que em determinados setores a empresa pode sim barganhar junto ao mercado e até mesmo junto ao próprio governo. 
    Mas fazer o que ?
  • Se tivesse pouca capacidade de intervenção não precisaria de uma matriz swot pra saber, é justamente pra isso que existe a matriz pra a organização se conhecer, conhecer o ambiente e agir, fazer intervenções de acordo com suas capacidades. Agora o que significa muita ou pouca capacidade de intervenção na cabeça desse examinador.
  • Pessoal, questão certa, sabemos que os fatores externos dizem respeito às variáveis sobre as quais a organização não tem controle, por isso possuem pouca ou nenhuma capacidade de intervenção. Exemplo: Governo decide aumentar o IPI, qual é a capacidade de intervenção das empresas? É pouca, é claro que as empresas podem tentar reclamar, fazer lobby, mas a intervenção é pouca a respeito desse assunto.

  • Se a questão é passível de opinião com gradações, já mostra a subjetividade da resposta portanto a banca deveria anular essa questão por prejudicar o julgamento objetivo. Por exemplo, a matriz SWOT da Petrobrás será que ela como organização tem pouca ou nenhuma capacidade de intervenção diante de oportunidades e ameaças?

  • Tem pouca ou nenhuma capacidade de intervenção sobre a ameaça ou oportunidade específica, não sobre o ambiente externo visto como um todo. É claro que sobre seu ambiente, a organização terá algum efeito, tanto quanto sua significatividade de mercado, mas devemos lembrar que na matriz SWOT, os fatores ambientais estão descriminados, são individualizados, postos em categorias. Por exemplo, em uma empresa que vive de arrendamento da terra, se recebe a notícia do rompimento de uma barragem próxima, o que ela pode fazer especificamente sobre o rompimento da barragem? Ela não tem ingerência sobre essa ameaça. 

  • Dúbia essa questão, uma vez que, não falou em forças e fraquezas.

  • ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Integração dos Processos, Padronização dos Processos, Eliminação de redundância, Foco na atividade principal

    ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Confiabilidade e Confiança nos dados, Informação imediata de apoio à Gestão e Decisão estratégica, Redução de erros.



    Forças e Oportunidades - Tirar o máximo partido dos pontos fortes para aproveitar ao máximo as oportunidades detectadas.

    Forças e Ameaças - Tirar o máximo partido dos pontos fortes para minimizar os efeitos das ameaças detectadas.

    Fraquezas e Oportunidades - Desenvolver estratégias que minimizem os efeitos negativos dos pontos fracos e que em simultâneo aproveitem as oportunidades detectadas.

    Fraquezas e Ameaças - As estratégias a adotar devem minimizar ou ultrapassar os pontos fracos e, tanto quanto possível, fazer face às ameaças

  • Complementando....

     

    A análise externa se faz mediante a identificação das oportunidades e ameaças, sendo essas variáveis incontroláveis. No entanto, é possível, por meio dos fatores internos, diminuir a influência desses fatores, amenizando os seus efeitos.

     

    (CESPE/TRE-TM/CONHECIMENTOS GERAIS/CARGO6/2015) As ameaças, fatores do ambiente externo que impactam diretamente nas organizações, não podem ser controladas, mas seus efeitos podem ser amenizados, considerando-se as características internas da organização. C

  • Complementando...

    (Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: TRE-MT Provas: Conhecimentos básicos) As ameaças, fatores do ambiente externo que impactam diretamente nas organizações, não podem ser controladas, mas seus efeitos podem ser amenizados, considerando-se as características internas da organização. C

  • intervenção pra cespe é controle

  • Gente, o fato de não ter citado forças e fraquezas não invalida a questão, visto que se eu disser que a bandeira do Brasil tem as cores amarela e azul e deixar de citar a verde, não tornaria minha afirmação incorreta. 

  • Dani Cruz, o Examinador não cita Forças e Fraquezas justamente para não tornar a questão Errada. Veja bem, a questão menciona "Macroambiente", ou seja, a análise do Ambiente EXTERNO (não-controlável) que é composto somente pelos quadrantes Ameaças e Oportunidades. Se mencionasse "Microambiente" só poderia constar as Forças e Fraquezas os quais correspondem ao Ambiente INTERNO (controlável), invertando a questão. Logo a assertiva não está incompleta como tu disseste.... Só para não confundir os colegas e também para desapegarmos um pouco da máxima: questão incompleta para o Cespe é Certa. Abraço

  • Nenhuma fica difícil engolir. 

  • POUCA OU NENHUMA, PORQUE SÃO VARIÁVEIS INCONTROLÁVEIS!

     

     

    ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO (OPORTUNIDADES E AMEAÇAS):

     

          - MACROAMBIETE - AMBIENTE INDIRETO OU CONCEITUAL:

    FATORES POLÍTICOS, ECONÔMICOS, SÓCIO-CULTURAL, TECNOLÓGICOS, AMBIENTAIS, LEGAIS...

    OU SEJA: INFLUENCIA INDIRETAMENTE O NEGÓCIO (DE MODO GERAL).

     

     

          - MICROAMBIETE - AMBIENTE DIRETO/DA TAREFA, OPERACIONAL OU SETOR DE NEGÓCIOS:

    FONECEDORES, CLIENTES, USUÁRIOS, CONCORRENTES, AGÊNCIAS REGULADOAS... 

    OU SEJA: INFLUENCIA DIRETAMENTE O NEGÓCIO.

     

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • CERTO

     

     

    STRENGTHS (Forças)= pontos positivos internos à organização; podem ser mudados

     

    OPPORTUNITIES (Oportunidades)=  pontos positivos externos à organização (ambiente, contexto); não podem ser mudados, mas aproveitados

     

    WEAKNESSES (Fraquezas)= pontos negativos internos à organização; podem ser mudados

     

    THREATS (Ameaças)= pontos negativos externos à organização (ambiente, contexto); não podem ser mudados, apenas atenuados

     

    OBS.: O Joesley da JBS erraria essa questão

  • Então variáveis externas são quase incontroláveis, mudemos o conceito então.

  • Considero a questão errada pois limita a Matriz Swot em análise do Macroambiente, quando afirma que é uma ferramenta de macroambiente, e na realidade é uma ferramenta de análise de cenários internos e externos. 

    Matriz SWOT

    É um importante instrumento utilizado para planejamento estratégico que consiste em recolher dados importantes que caracterizam o AMBIENTE INTERNO (forças e fraquezas) e AMBIENTE EXTERNO (oportunidades e ameaças) da empresa.

    A técnica de análise SWOT foi elaborada pelo norte-americano Albert Humphrey.

    As informações devem ser enquadradas nas categorias SWOT para ANÁLISE DO CENÁRIO da empresa:

    Interno. (Empresa: Pontos Fortes e Fracos).

    Força (Ponto Forte): vantagens internas da empresa em relação às concorrentes.

    Exemplo: qualidade do produto oferecido, bom serviço prestado ao cliente, solidez financeira, atributos positivos internos, conhecimento do segmento, vantagem tecnológica, preços competitivos.

    Fraqueza (Ponto Fraco): desvantagens internas da empresa em relação às concorrentes.

    Exemplo: altos custos de produção, má imagem, instalações inadequadas, marca fraca, falta de pessoal qualificado, equipe reduzida, escassez de recursos, instabilidade do fornecimento.

    Externo. (Ambiente: Oportunidades e Ameaças).

    Oportunidades: aspectos externos positivos que podem potenciar a vantagem competitiva da empresa. Exemplo: mudanças nos gostos dos clientes, falência de empresa concorrente, mercado de nicho, diferencial da marca, capacitação de pessoal, proposta inovadora.

    Ameaças: aspectos externos negativos que podem por em risco a vantagem competitiva da empresa. Exemplo: novos competidores, perda de trabalhadores fundamentais, concorrência, mudanças regulatórias, novas tecnologias, alterações culturais.

     

  • Fatores externos: NÃO CONTROLÁVEIS ( oportunidades e ameaças)

    Fatores internos :CONTROLÁVEIS (forças e fraquezas )

  • CORRETA

     

    "A matriz SWOT, como (CONFORME) ferramenta de análise do macroambiente da organização"

    Logo, SWOT conforme (na forma) de uma ferramenta de ANÁLISE DE MACROAMBIENTE (Externo): Busca oportunidades e ameaças

     

    Oportunidades| Ameaças:  pouca ou nenhuma capacidade de intervenção (DAS ORG) = VARIÁVEIS INCONTROLÁVEIS

     

    #Não fez nenhuma Limitação

  • Renato é o melhor comentarista desse site. Parabéns.

  • ✿ A matriz SWOT, também conhecida como matriz F.O.F.A. em português, foi desenvolvida como uma metodologia de análise do ambiente externo e interno da organização. É um sistema simples que visa verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A aplicação da matriz SWOT é realizada com o cruzamento do que sejam as oportunidades e as ameaças externas à intenção estratégica da organização com as forças e fraquezas dessa organização.

    ✎ Forças e fraquezas - São variáveis internas que a organização TEM CONTROLE como, por exemplo, recursos financeiros adequados (Força) ou instalações obsoletas (Fraquezas). Quando percebe-se um ponto forte, a organização deve ressaltá-lo e quando há um ponto fraco é necessário corrigi-lo ou pelo menos minimizar seus efeitos.

    ✎ Ameaças e oportunidades - são fatores externos os quais a empresa NÃO PODE CONTROLAR, mas é importante monitorá-los. Entre as ameaças e oportunidades a serem consideras estão os fatores demográficos, econômicos, históricos, políticos, sociais, tecnológicos, sindicais, legais, entre outros.

    Fonte: Estudo Dirigido para UFC – Prof. Heron Lemos – Vol 03 (Adm. Geral) 

  • Gab CERTO

    A questão só quis dizer que o ambiente externo, que é representado pelas oportunidades e ameaças na swot, é incontrolável.