SóProvas


ID
1745428
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação aos princípios, às normas, às teorias e às práticas contábeis vigentes, julgue o item que se segue.

A essência sobre a forma é conceito indispensável para o cumprimento da característica qualitativa da representação fidedigna, ao passo que a prudência, por ser inconsistente com a neutralidade, é incompatível com a representação fidedigna.



Alternativas
Comentários
  • A característica prudência (conservadorismo) foi também retirada da condição de aspecto da representação fidedigna por ser inconsistente com a neutralidade. Subavaliações de ativos e superavaliações de passivos, segundo os Boards mencionam nas Bases para Conclusões, com consequentes registros de desempenhos posteriores inflados, são incompatíveis com a informação que pretende ser neutra.

    RESOLUÇÃO CFC N.º 1.374/11

  • CPC 00


    Divisão das características qualitativas da informação contábil-financeira em:

    (a) características qualitativas fundamentais (fundamental qualitative characteristics – relevância e representação fidedigna), as maiscríticas; e

    (b) características qualitativas de melhoria (enhancing qualitative characteristics – comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade), menos críticas, mas ainda assim altamente desejáveis.


    A característica essência sobre a forma foi formalmente retirada da condição de componente separado da representação fidedigna, por ser considerado isso uma redundância. A representação pela forma legal que difira da substância econômica não pode resultar em representação fidedigna, conforme citam as Bases para Conclusões. Assim, essência sobre a forma continua, na realidade, bandeira insubstituível nas normas do IASB.


      A característica prudência (conservadorismo) foi também retirada da condição de aspecto da representação fidedigna por ser inconsistente com a neutralidade. Subavaliações de ativos e superavaliações de passivos, segundo os Boards mencionam nas Bases para Conclusões, com consequentes registros de desempenhos posteriores inflados, são incompatíveis com a informação que pretende ser neutra.


    CORRETO




  • Muito cuidaco com o extinto principio da prudência.

    A questão está certa, conforme a colega Priscila Moreira relata. Porém, em muitas questões o cespe ainda cobrao "principio da prudencia" e o dá como correto.

    Tenho adotado o posicionamento: 

    quando a questão traz o principio da prudencia --> aceitar que ele existe

    Quando a questão falar em caracteristica qualitativa de prudência --> lembrar que o principio da prudencia foi extinto

     

    Q26893 TCU 2008:

    A estrutura conceitual para a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis da CVM recomenda que as incertezas que envolvem certos eventos e circunstâncias sejam tratadas com prudência, não se superestimando ativos e receitas, e não se subestimando passivos e despesas. O limite da prudência deve ter em conta a neutralidade, a imparcialidade, de modo a evitar, por exemplo, a formação de reservas ocultas ou provisões excessivas.

    GABARITO: CERTO

     

  • GABARITO: CERTO

    O CFC revogou, em 04/10/2016, as resoluções 750/93 e 1282/10, que estabeleciam os enunciados dos princípios de contabilidade. 

    A prudência foi excluída por ser contrária à neutralidade, uma característica da representação fidedigna.

    Os Princípios de Contabilidade, sob o ponto de vista das Estruturas Conceituais dos setores privado e público, passaram a ser comportados dentro das normas específicas, respectivamente, a NBC TG Estrutura Conceitual e NBC TSP e, por isto, tornou-se necessária e natural a revogação da Resolução n. 750/1993, para evitar eventual conflito de referência conceitual. De maneira geral, todos os princípios, com exceção da prudência, mencionados na Resolução n. 750/1993, estão na estrutura conceitual, contudo, apresentados em contexto teórico diferente. Pois na estrutura conceitual é possível identificar a necessidade da continuidade da empresa; a importância da oportunidade das informações, o respeito ao registro do valor original e outras bases de mensuração, a competência de exercícios na apuração do desempenho econômico e o princípio da entidade aparece quando a Estrutura Conceitual destaca a necessidade da identificação da “entidade que reporta a informação”.

    Fonte: Grancursos Online- Professor Cláudio Zorzo

  • errado, questão desatualizada!! atualmente a prudência não é mais considerada inconsistente com a neutralida; é o EXCESSO de prudência que pode prejudicar.

    2.16 A neutralidade é apoiada pelo exercício da prudência. (CPC 00, fl 11)

  • princípio da prudência: ser pessimista é a meta. (grifo meu)

  • Texto da Resolução CFC 750/93 (REVOGADA):

    O PRINCÍPIO DA PRUDÊNCIA

    Art. 10. O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

    CPC 00 (R1): Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro (primeira revisão).

    A característica prudência (conservadorismo) foi também retirada da condição de aspecto da representação fidedigna por ser inconsistente com a neutralidade

    Última revisão do CPC 00 – segunda revisão (R2), vigente a partir de 2020

    2.16 A neutralidade é apoiada pelo exercício da prudência. Prudência é o exercício de cautela ao fazer julgamentos sob condições de incerteza. O exercício de prudência significa que ativos e receitas não estão superavaliados e passivos e despesas não estão subavaliados. Da mesma forma, o exercício de prudência não permite a subavaliação de ativos ou receitas ou a superavaliação de passivos ou despesas. Essas divulgações distorcidas podem levar à superavaliação ou subavaliação de receitas ou despesas em períodos futuros.

    Portanto, um certo grau de prudência é necessário às demonstrações contábeis e apoia a neutralidade. A prudência, no ponto certo, significa que os ativos, passivos, receitas e despesas não estão nem subavaliados e nem superavaliados

    Gravem: o que é incompatível com a neutralidade é o excesso de prudência

    Pessoal, o texto ficou grande, no entanto vale a pena dar uma lida, pois o CESPE/CEBRASPE já cobrou esse tema algumas vezes (já resolvi várias questões referente a esse tema). E no início eu confundia muito, pois o que está vigente nesse ano é diferente.

    Fonte: Estratégia Concursos

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K