SóProvas


ID
1745446
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

No que se refere às normas e procedimento de auditorias, julgue o seguinte item.

Na impossibilidade de emissão de parecer com ressalva, é facultado ao auditor emitir parecer adverso caso verifique que as demonstrações contábeis estejam incompletas.

Alternativas
Comentários
  • A questão trata dos Tipos de Relatórios emitidos pelo Auditor, que basicamente são:

    - Opinião sem ressalva;

    - Opinião com ressalva; Neste modelo o Auditor obteve evidência de Distorções relevantes, mas não generalizadas;

    - Opinião Adversa e; Já neste modelo o Auditor conclui que as Distorções são relevantes e generalizadas para as Demonstrações Contábeis;

    - Abstenção de opinião.

    Expliquei só essas duas porque são as que a questão contrapõem querendo igualar a utilização das duas, mas vejam que o que vai decidir qual modelo usar depende se as distorções são generalizadas ou não.

  • Se as demonstrações estão incompletas, o auditor deve abster-se de opinar, e não emitir parecer adverso.


    NBC TA 705

    Abstenção de opinião
    9. O auditor deve abster-se de expressar uma opinião quando não consegue obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para suportar sua opinião e ele conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas, se houver, sobre as demonstrações contábeis poderiam ser relevantes e generalizadas.


    ITEM A01

    Impossibilidade de obter evidência de auditoria apropriada e suficiente
    Opinião com ressalva ou Abstenção de opinião

    ou seja, expressa a NBC TA que na impossibilidade de ressalva, deve-se abster-se de opinar, não cabe portanto parecer adverso.

  • Wiri AFT, não creio que o erro esteja aí, corrijam-me se estiver errado, mas o que a questão diz é que se o Auditor não poder emitir um parecer com ressalva então poderia ou como você propõe deveria usar o relatório com parecer adverso. 

    É como se a questão estivesse dizendo: olha no caso de não poder usar açúcar para fazer o bolo então você utiliza a pimenta, pois quanto não se pode usar o açúcar logicamente a pimenta é o substituto mais adequado. Exemplo meio tosco, mas foi para tentar explicar.

    No meu comentário anterior explico a diferença entre parecer com ressalva e parecer adverso, basicamente no parecer adverso temos informações com distorções relevantes E generalizadas nas Demonstrações Contábeis, já no parecer com ressalva as informações apresentam distorções relevantes, mas NÃO generalizadas.Eu penso assim para lembra: O que te parecer mais grave, ressalva ou adverso? pra mim é claro que o adverso então ele é o qual a informação está mais prejudicada logo o adverso é o que a informação apresenta Distorções relevantes e de forma Generalizada.
  • Consegui compreender essa questão da seguinte forma:

     

    Se o auditor não pode emitir uma opinião com ressalva é porque ele não obteve evidência apropriada e suficiente, pois caso tivesse obtido ele conseguiria definir se as distorções são generalizadas ou não, emitindo uma opinião adversa ou com ressalva, respectivamente. 

     

    O outro caso de opinião com ressalva apresenta-se quando o auditor não consegue obter evidência, mas entende que os possíveis efeitos poderião ser relevantes e não generalizados. Contudo, a questão nos informa que o auditor está impossibilitado de emitir uma opinião com ressalva, logo não vejo outra opção a não ser a abstenção de opinião, visto que ele não obteve evidência apropriada e nem pode emitir uma opinião com ressalva. 

  •  Ocorreru uma "LIMITAÇÃO SIGNIFICATIVA NA EXTENÇÃO DO EXAME", por isso impossibilita o auditor emitir o parecer "COM RESSALVA", mas sim emitirá um parecer do tipo: "ABSTENÇÃO DE OPINIÃO".

  • Primeiro ponto: Se o auditor não pode emitir parecer com ressalva, conclui-se que as distorções são generalizadas.

     

    Segundo ponto: Se as demonstrações estão incompletas, conclui-se que o auditor não é capaz de obter todas as evidências possíveis.

     

    Conclusão: A opinião do auditor que comporta distorções generalizadas com impossibilidade de obtenção de evidências é a Abstenção de Opinião - e não Opinião Adversa.

     

    Gabarito: Errado

     

     

     

     

  • Concordo com o Vitor.

     

    Outra perspectiva é a do item 10 da NBC TA 705:

     

    10. O auditor deve abster-se de expressar uma opinião quando, em circunstâncias extremamente raras envolvendo diversas incertezas, ele conclui que, independentemente de ter obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente sobre cada uma das incertezas, não é possível expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis devido à possível interação das incertezas e seu possível efeito cumulativo sobre essas demonstrações contábeis.

     

    Se as demonstrações contábeis estão incompletas, é certo dizer que essa ausência de informações gera incerteza sobre as as demonstrações como um todo. Só se audita aquilo que se conhece, logo só lhe resta se abster de opinar.

  • DISTORÇÕES RELEVANTES E GENERALIZADAS = ADVERSA

    DISTORÇÕES RELEVANTES E NÃO GENERALIZADAS = RESSALVA

  • Só DECORAR essa tabelinha que vai acertar tudo!!!

    TIPOS DE OPINIÃO MODIFICADA PRA NUNCA MAIS ERRAR ↓↓↓↓↓

    Distorções relevantes +:     | ñ generalizada     |    generalizada

    c/ evidências                         |    c/ ressalva         |       adversa

    s/ evidências                         |    c/ ressalva          |     abstenção

    __________________________________________________________________

    OBS: se a distorção NÃO é relevante, a opinião é SEM RESSALVA

    __________________________________________________________________

  • GABARITO: ERRADO

    No caso da questão é abstenção de opinião.

    Se decorar esse esquema abaixo já ajuda um pouco nesse tipo de questão.

    Distorções Relevantes+não generalizado= com ressalva

    Distorções Relevantes+generalizado= opinião Adversa

    Impossível obter evidências apropriadas e suficientes+não generalizado= com ressalva

    Impossível obter evidências apropriadas e suficientes+Generalizado= abstenção de Opinião

  • Comentários todos errados.

    Esta questão está relacionada com NBC T 11 e NBC T 11 IT 05 - Parecer dos Auditores Independentes sobre as Demonstrações Contábeis, normativos revogados e que, como sabem, tanto bancas, como os "experts" da doutrina gostam de ignorar as revogações, e, por isso mesmo, continuam a surgir questões sobre normativos revogados.

    Notem que a questão refere-se a "parecer", sempre que virem "parecer", diz respeito aos normativos supracitados.

    E no trecho respeitante ao Parecer Adverso consta:

    "O auditor deve emitir parecer adverso quando verificar que as demonstrações contábeis estão incorretas ou incompletas, em tal magnitude que impossibilite a emissão do parecer com ressalva. "

    O erro está justamente no "deve", que a questão transformou em "pode", pois diz que é facultado.