SóProvas


ID
1745548
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                       Complexo de vira-lata 2.0

       Nelson Rodrigues chamou de complexo de vira-lata a inferioridade que o brasileiro voluntariamente se impõe perante o resto do mundo. Para o cronista, esse complexo teria sido superado com o título mundial de 1958. Isso ao menos entre as quatro linhas, onde construímos um futebol único e nos tornamos os maiores e os melhores.

       Tínhamos o patrimônio do futebol-arte, remédio para qualquer problema de autoestima. Mas sofremos um duro golpe narcísico com uma nova derrota em casa na última Copa. O “futebol-totem”, a verdade em torno da qual nos aglutinávamos reforçando uma identidade nacional, ruiu. Ainda somos os melhores?

       É como se andássemos carregando uma coroa oxidada. No íntimo ferido, a necessidade da autoafirmação, “somos os melhores”. Ao mesmo tempo, na superfície, a mágoa e o rancor ao nos afirmarmos profundamente inferiores.

       Aprisionados nessa conflituosa ambiguidade, inferiorizar o futebol brasileiro parece ser o mote das críticas e cobranças de boa parte da mídia. Carecendo de novas verdades, “profetas” anunciam caminhos, vendem verdades que pouco servem à evolução de nosso futebol. Aplaudem mais as medidas e o futebol de outros países, como se o autoelogio ou o reconhecimento do Brasil fosse uma espécie de tabu.

       É verdade que a globalização misturou estilos e fez o futebol crescer pelo mundo. Devemos ver o que de bom é produzido lá fora e descobrir como podemos aproveitar. Mas o aplauso ao outro, por vezes, não soa simplesmente como a admiração ao belo e ao sublime produzido no futebol. No fundo, para o narciso ferido, aponta para uma falta, como se a afirmação do outro fosse a sua própria negação. Retomamos, então, o “Narciso às avessas” de Nelson, que cospe na própria imagem, afirmando que aqui nada presta e que o que é produzido lá fora é o ideal.

       Falamos da ativação de um complexo que acaba por desvalorizar elementos tradicionalmente brasileiros, favorecendo uma paulatina descaracterização de nosso futebol. É de se perguntar: se Garrincha fizesse seu drible hoje, quão execrado pela mídia ele poderia ser pela falta de objetividade e menosprezo ao adversário? Críticas como essas possuem suas raízes em um modo europeu de se analisar o futebol. Estranhamos essas críticas — desrespeitosas, por sinal — a uma geração de jogadores brasileiros que fazem parte da maioria estrangeira no campeonato de clubes mais valorizados.

              (Walter Feldman; Rogério Caboclo. www.folha.uol.com.br/ opiniao/2015/09/1683161-

                                                                                 complexo-de-vira-lata-20.shtml. Adaptado)

Considerando o emprego contextualizado da forma verbal Aplaudem, em destaque no quarto parágrafo, afirma-se corretamente que estabelece relação de antonímia com:

Alternativas
Comentários
  • avitar- desprezar, rebaixar.

  • Alternativa D

    Antonímia -  relação que se estabelece entre duas ou mais palavras que apresentam significados diferentes, contrários, opostos (antônimos)

    Aplaudir - bater palmas em sinal de aprovação, aprovar, louvar, elogiar.
    Aviltar - rebaixar, desprezar, desonrar, humilhar.

  • a·qui·la·tar Conjugar

    verbo transitivo

    1. Determinar o quilate de.

    2. [Figurado]  Avaliar, apreciar.

    3. Aperfeiçoar.

    verbo pronominal

    4. Aperfeiçoar-se, acrisolar-se.



  • Essas questões características da VUNESP são as que mais derrubam os candidatos. Sinônimos e tal são grandes desafios.

  • Acertei utilizando minha técnica de pegar um pedaço da palavra que eu acredito ser o radical.
    Aviltam... Pensei que seria um derivado de "vil" que não é coisa boa.
    Acertei


  • Aviltar - v.t.d. e v.pron. Tornar-se indigno; perder a honra; ficar vil: a luxúria em demasia aviltou os desequilibrados; aviltou-se com a luxúria.

    Antônimos de Aviltar

    Aviltar é o contrário de: aplaudir, apreciar, respeitar e valorizar


  • Acatar : observar com cuidado

    Aquilatar: julgar o valor de .. 

    Deferir : atender o que é solicitado

    Alvitar: perder a honra

    Ratificar : confirmar

  • Sinceramente, acertar isso é questão de sorte.

  • Não só na VUNESP, mas a maioria das questões de sinônimos derrubam muita gente. Dependemos muito do fator SORTE na hora da prova. 

  • Podia mudar o  Parabéns! Você acertou! por Acerto Mizeravi!

  • AQUILATAR

    a·qui·la·tar

    vtd

    1 Determinar o quilate de (metal ou pedra preciosa): O ourives aquilatou-lhe o anel de formatura.

    vtd

    2 fig Avaliar o valor, a importância ou a qualidade de (alguém ou algo); apreciar, julgar: “Anchieta […] aquilatara bem as condições privilegiadas do local” (EC).

    vtd e vpr

    3 Tornar(-se) melhor ou perfeito; aperfeiçoar(-se), apurar(-se): A boa formação aquilatou-lhe o caráter. A menina aquilatou-se em artes cênicas.

     

    INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

    |Var|: quilatar.

     

    ETIMOLOGIA der de a1+quilate+ar1, como esp.

  • Engraçado que eu percebo, que quanto mais eu estudo, mais eu tenho sorte.