SóProvas


ID
1747609
Banca
BIO-RIO
Órgão
Prefeitura de Mesquita - RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A grande quantidade de documentos produzidos não permite que as instituições conservem tudo que é produzido, devido ao custo de manutenção. Mas, para eliminar os documentos deve-se tomar o cuidado para só eliminar aqueles que não têm valor. Assim, o valor a ser considerado para preservar os documentos é o:

Alternativas
Comentários
  •  Valor primário e valor secundário dos documentos
    • valor primário (ou imediato, ou administrativo) – uso dos documentos pelo órgão de origem (produtor), baseando-se nos fins de sua criação.
    • valor secundário (ou permanente, ou de arquivo, ou mediato) – uso dos documentos pelo órgão produtor e por terceiros, baseando-se em fins diversos daqueles para os quais eles foram gerados. O documento é utilizado como fonte de pesquisa e informação.
    Comentário:
    Os documentos relacionados à origem e aos objetivos da instituição possuem valor secundário e, na terceira fase do ciclo vital, são de guarda permanente.
    Obs.: No capítulo referente à avaliação e destinação de documentos, voltaremos a falar sobre a valoração dos documentos.

  • Para preservar o documento é imprescindível considerar o valor secundário ou mediato que é o valor histórico probatório e informativo, cultural, educacional, técnico.