SóProvas


ID
1747669
Banca
BIO-RIO
Órgão
Prefeitura de Mesquita - RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Atualmente os arquivos intermediários são um equipamento essencial para as instituições que implantam a gestão de documentos. Sua função principal é arquivar transitoriamente os documentos, garantindo a preservação de documentos que não são mais utilizados, porém devem ser guardados até o cumprimento de seu prazo final. O instrumento a ser utilizado para avaliar documentos é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C:  3. Avaliação e destinação de documentos
    3.1. Conceitos
    A avaliação de um documento é feita através da análise e seleção do mesmo, com vistas à fixação de prazos para sua guarda ou eliminação (cria-se uma tabela de temporalidade), contribuindo, assim, para a racionalização dos arquivos.
    De acordo com o dicionário brasileiro de terminologia arquivística do Arquivo Nacional, seleção é a “separação dos documentos de valor permanente daqueles passíveis de eliminação, mediante critérios e técnicas previamente estabelecidos em tabela de temporalidade”.
    A destinação é um conjunto de operações subsequentes à fase de avaliação, visando encaminhá-los à guarda temporária (transferência) ou permanente (recolhimento), à eliminação ou à microfilmagem.
    Obs.: Plano de destinação – Segundo o Dicionário brasileiro de terminologia arquivística (publicação do Arquivo Nacional, 2005), plano de destinação é o “esquema no qual se fixa a destinação dos documentos”.