Os componentes químicos da célula podem ser divididos em inorgânicos: a água e os sais minerais; e orgânicos: os glicídios, os lipídios, as proteínas, as enzimas, as vitaminas e os ácidos nucleicos. A água corresponde a cerca de 70% do peso do ser humano, é um ótimo solvente de substâncias iônicas e possui a capacidade de absorver e perder grandes quantidades de calor. Os sais minerais aparecem dissolvidos na forma de íons, formando cristais e combinado com moléculas orgânicas.
Os glicídios (carboidratos ou açúcares) fornecem a energia que o ser vivo utiliza a partir da oxidação do alimento. Eles podem ser monossacarídeos, dissacarídeos, e polissacarídeos. Os lipídios (gorduras e óleos) são uma eficiente reserva de energia e os mais comuns são chamados de ácidos graxos, podendo ser glicerídios, cerídios e fosfolipídios. As proteínas são formadas pela união de aminoácidos e são componentes fundamentais no funcionamento do organismo. As enzimas são proteínas que atuam como catalisadores, diminuindo a necessidade de energia de ativação. As vitaminas (lipossolúveis ou hidrossolúveis) são nutrientes reguladores, controlando as reações químicas do corpo. Os ácidos nucleicos são compostos pelo encadeamento de grande número de nucleotídeos, como o DNA e RNA. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)
Na sequência, aminoácidos, nucleotídeos, monossacarídeos e ácidos graxos correspondem a:
a) proteínas (aminoácidos), carboidratos (monossacarídeos), ácidos nucleicos (nucleotídeos) e lipídios (ácidos graxos). Incorreta.
b) proteínas (aminoácidos), ácidos nucleicos (nucleotídeos), carboidratos (monossacarídeos) e lipídios (ácidos graxos). Correta.
c) ácidos nucleicos (nucleotídeos), carboidratos (monossacarídeos), proteínas (aminoácidos) e lipídios (ácidos graxos). Incorreta.
d) ácidos nucleicos (nucleotídeos), proteínas (aminoácidos), carboidratos (monossacarídeos) e lipídios (ácidos graxos). Incorreta.
Gabarito do professor: Letra B.