SóProvas



Questões de A química da vida


ID
668524
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A massa corporal dos seres vivos é constituída de aproxima­damente 75% de água. A solução que preenche todas as célu­las vivas consiste em uma mistura aquosa. Qual a propriedade da água e a função biológica a ela associada, respectivamen­te, que se relaciona a esse contexto?

Alternativas
Comentários
  • Por ser uma molécula dipolo, a água se relaciona com outras moléculas HIDROFÍLICAS, as quais são dissolvidas.


ID
673942
Banca
UFAC
Órgão
UFAC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os seres vivos necessitam de diversos tipos de sais minerais para o funcionamento eficaz das células. Na espécie humana, por exemplo, os íons de cálcio, dentre outras funções, participam da:

Alternativas
Comentários
  • Tem alguma relação com uma assim do Enem 2019.


ID
686977
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em 1961, o cosmonauta Yuri A. Gagarin, primeiro homem a orbitar a Terra, exclamou ao observá-la do espaço: “A Terra é azul!”. A cor azul da Terra deve-se à composição atmosférica e ao fato de cerca de três quartos da superfície planetária estarem cobertos por água. Nos seres vivos ela representa cerca de 75% das substâncias que compõem seus corpos. Sobre a água, analise as proposições apresentadas, colocando V (verdadeira) ou F (falsa).

( ) A quantidade de água pode variar entre indivíduos de espécies diferentes, e entre indivíduos da mesma espécie pode variar em razão de fatores como idade, sexo e estado fisiológico.

( ) Em um indivíduo, analisando determinada etapa de seu desenvolvimento, podemos afirmar que a variação no teor de água entre seus tecidos ou entre seus órgãos está relacionada à atividade metabólica; sendo que a quantidade de água é inversamente proporcional à atividade metabólica.

( ) As moléculas de água são polares, isto é, apresentam zonas positivas e negativas, o que propicia o estabelecimento de pontes de hidrogênio, decorrendo daí as propriedades da água, como solidificação, calor de vaporização e calor específico, poder de dissolução, coesão e adesão, capilaridade.

( ) Graças ao alto calor específico da água, a temperatura dentro da célula mantém-se equilibrada, sem variações bruscas que afetariam o metabolismo celular.

( ) O poder de dissolução da água é importante, pois a maioria dos reagentes químicos existentes na célula estão dissolvidos em água e as reações do metabolismo celular quase sempre ocorrem em meio aquoso.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • A porcentagem de água nos seres vivos corresponde a cerca de 75% do seu corpo. Essa taxa, entretanto, pode variar para diferentes espécies ou mesmo em razão de sexo, idade ou tipos de célula do corpo para indivíduos da mesma espécie (item I verdadeiro). A quantidade de água está ligada sim à atividade metabólica da célula, sendo medidas diretamente proporcional. Quanto maior sua atividade metabólica, maior necessidade água (item II falso). Devido a sua geometria, as moléculas de água são polares porque apresentam zonas positivas e negativas. Isso contribui para o estabelecimento das ligações de hidrogênio, o que determina diversas propriedades da água (item III verdadeiro). Uma dessas propriedades é o alto calor específico, o que significa que para alterar a temperatura de 1g da substância em 1°C é necessário uma quantidade grande de energia. Isso faz com que as temperaturas da água não mudem bruscamente em meio natural e dentro da célula (item IV verdadeiro). Uma outra propriedade importante da água é a sua capacidade de dissolução. A água é considerada um solvente universal porque é capaz de dissolver grande parte das substâncias. Essa característica é fundamental, pois os reagentes químicos estão dissolvidos em água e todas as reações do metabolismo ocorrem em meio aquoso (item V falso).


    Letra A correta.



ID
688570
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Algumas pessoas possuem genes que não comandam a produção de certas enzimas e, por isso, podem não realizar determinadas funções. Um exemplo disso no organismo humano é a ausência da enzima que transforma a fenilanina, encontrada nas proteínas ingeridas com alimento, em tirosina. Sobre as enzimas, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Por que não a "A"?

  • GABARITO B


ID
720298
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa correta, em relação aos componentes químicos da célula.

Alternativas
Comentários
  • Componentes Inorgânicos: água e sais minerais.

  • Componentes inorgânicos: água e sais minerais

    Componentes orgânicos: Carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas


ID
756370
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os elementos químicos necessários ao corpo humano em quantidades muito pequenas (menos que 0,01% do peso corporal) são denominados de oligoelementos ou elementos-traço.

Assinale a alternativa que apresente apenas elementos-traço.

Alternativas
Comentários
  • Então pq nos cobram tanto comer feijão? rs
  • Meu Deus, Ferro é um elemento traço!!!!! Pra onde foram as nossas hemácias???? 

  • Majoritários: oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, cálcio, fósforo, enxofre, potássio, sódio, cloro e magnésio.

    Traços: ferro, zinco, cobre, flúor , bromo e selênio.

    Microtraços (ultratraços): iodo, manganês, vanádio, silício, arsênio, boro, níquel, cromo, molibdênio e cobalto.

  • Deus, que prova terrível foi essa


ID
756385
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa que indica o nível estrutural de uma proteína menos afetado pelo rompimento de suas pontes de hidrogênio.

Alternativas
Comentários
  • A diferença entre as estruturas secundária e terciária é muito clara. Enquanto que a secundária se deve às pontes de hidrogênio estabelecidas entre aminoácidos relativamente próximos entre si, a terciária se deve às interações entre os grupos laterais - frequentemente entre aminoácidos situados a certa distância na estrutura primária.

    A estrutura terciária responde pela estrutura tridimensional total das proteínas, não sendo totalmente rígida.

    Por fim, a estrutura quaternária refere-se ao arranjo espacial resultante da união de duas ou mais cadeias peptídicas (cada qual com estrutura primária, secundária e terciária) formando uma proteína. Ocorrem interações hidrofóbicas (sobretudo), mas não ocorrem ligações covalentes.
    Exemplos de proteínas com estrutura quaternária: insulina, quimiotripsina e hemoglobina.


ID
756445
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Experimentalmente é possível seguir a trajetória de uma proteína a partir de sua biossíntese até seu destino final.

Assinale a alternativa que indica o trajeto feito por uma proteína secretada por uma célula endócrina.

Alternativas
Comentários
  • O RETICULO ENDOPLASMÁTICO RUGOSO é responsáv el pela sintese proteica através de seus ribossomos aderidos. o
    COMPLEXO DE GOLGI é responsavel pela formação secundaria, terciária ou quaternária da proteina, pelo empacotamento, sinalização e envio das proteinas através de vesículas
    estas vesiculas fundem-se espontaneamente na membrana ou vão para outras partes da celula (a depender de sua função)

ID
790822
Banca
ACAPLAM
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sabe-se que as enzimas são catalizadores biológicos e que a maioria se compõe de proteínas, sobre as enzimas marque a alternativa errada:

Alternativas
Comentários
  • não altera, o resultado final será o mesmo.

    Os catalisadores interferem na velocidade de uma reação química, eles aumentam a velocidade de reação diminuindo a energia de ativação necessária.

    GAB: A


ID
819523
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As enzimas podem ser agrupadas em classe funcionais que realizam reações químicas similares. Algumas classes comuns de enzimas estão listadas abaixo:

I. Nucleases são as responsáveis por clivar ácidos nucleicos pela hidrólise das ligações entre nucleotídeos.

II. Fosfatases são as responsáveis por catalisar a remoção hidrolítica de grupos fosfatos de uma molécula.

III. Cinases são as responsáveis por catalisar o rearranjo das ligações de uma única molécula.

IV. Polimerases são as responsáveis por clivar as proteínas pela hidrólise das ligações entre os aminoácidos.

A relação entre as classes das enzimas e as reações catalisadas por elas estão corretas em:

Alternativas
Comentários
  • cinase ou quinase: é um tipo de enzima que transfere grupos fosfatos de moléculas doadoras de alta energia (como o ATP) para moléculas-alvo específicas (substratos).

    Polimerase é uma enzima que catalisa a reação de polimerização de ácidos nucleicos a partir dos seus monômeros.
  • A questão exige conhecimento sobre as classes de enzimas e suas respectivas ações. As nucleases são uma classe de enzimas que quebram as ligações entre os nucleotídeos, item I verdadeiro. As fosfatases são uma outra classe de enzimas cuja função é retirar grupos fosfatos de determinada molécula, item II verdadeiro. Já as cinases são tipos de enzimas que transferem grupos fosfatos de moléculas doadoras (como o ATP) para moléculas alvo (substratos), item III falso. As polimerases estão envolvidas com a polimerização, ou seja, síntese de moléculas. A DNA polimerase atua na síntese da molécula de DNA em seu processo de duplicação por exemplo, item IV falso.


    Letra A correta.


  • *RESUMO DAS CLASSES DE ENZIMAS*

     

    1. OXIRREDUTASES - catalisam reações de oxidação e redução: desidrogenases, redutase, oxidase, oxigenase, peroxidase, catalase, dismutase.

     

    2. TRANSFERASES - transferem um grupo funcional. São transferases:

    . Quinases - responsaveis pela fosforilação - transferem fosfato de um grupo doador (ATP ou GTP) a um substrato. Geralmente, catalisa reações irreversíveis que possuem uma hidrolase que irá catalisar a reação inversa (desfosforilação).

    . Fosforilases - fosforólise - fosfato inorgânico é o grupo aceptor do substrato transferido.

    . Pirofosforilases - pirofosforólise - pirofosfato inorgânico é o grupo aceptor do substrato transferido.

     

    4. HIDROLASES - catalisam reações em que a água rompe o substrato em mais de um produto. Maioria catalisa reações irreversíveis. Geralmente são as enzimas de sufixo -ase. São hidrolases:

    Fosfatases - reação de desfosforilação - um dos produtos é um fosfato inorgânico.

    . Esterases - nucleases, lipases, fosfatases - quebram um éster em ácido + álcool.

    . Proteases - clivam ligações peptídicas

    . Glicosilases.

    . ATPases e GTPases.

     

    4. LIASES (sintases) - quebram uma dupla ligação dando origem a mais de um produto (chamadas geralmente de sintases), ou a reação inversa em que um dos reagentes contém uma dupla ligação que irá desaparecer no produto.  São liases: descarboxilases, desidratases, aldolases.

     

    5. ISOMERASES - catalisam a interconversão entre dois isômeros. Geralmente são reações reversíveis. São isomerases: epimerases, racemases, cis-trans isomerases, topoisomerase.

     

    6. LIGASES (sintetases) - acoplamento da reação de hidrólise do ATP + combinação de 2 reagentes ("liga" duas reações). O acoplamento da hidrólise do ATP permitem que a outra reação seja energeticamente favorável. Diferentemente das quinases que também usam ATP, aqui o grupamento fosfato não é transferido para os reagentes. (A + B + ATP -> AB + ADP + P). São ligases: sintetases, carboxilases, ligases.


ID
819541
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As propriedades químicas da superfície de uma proteína determinam sua função biológica, exemplo desse fenômeno são as enzimas. As enzimas são capazes de acelerar uma reação química, no entanto NÃO conseguem:



Alternativas
Comentários
  • comentario da banca:

    Há um erro na interpretação dos requerentes ao entender uma reação química somente como uma produtora de energia. Como definido no Biologia Molecular da Célula, Alberts –5ª ed, p.156-171, não importa o quão sofisticada é uma enzima, ela não pode fazer a reação química, que catalisa, mais nem menos favorável energeticamente. Ela não pode alterar a diferença em energia livre entre os substratos inicias e os produtos finais da reação. Como as simples interações de ligação, qualquer reação química apresenta um ponto de equilíbrio, no qual os fluxos da reação para frente e reversa são iguais, assim não ocorrem mudanças no total. A proporção das velocidades das reações, para frente e reversa, depende somente da concentração do substrato e seus produtos, sendo assim o ponto de equilíbrio se mantêm exatamente o mesmo se a reação é ou não catalisada por uma enzima.
  •  As enzimas são proteínas muito especiais que atuam como catalisadores de reações químicas. Um grupo de enzimas denominado hidrolases catalisam reações de hidrólise de ligação covalente. Outras enzimas podem também formar uma ligação covalente. Podem atuar na catálise ácida e básica além de formar um conjunto proteico para aumentar a velocidade da reação. Entretanto, uma enzima não pode alterar o valor energético de uma reação, tornando a menos ou mais favorável, apenas diminuem a energia de ativação. 


    Letra C correta.


  • Gibbs está se remexendo no túmulo com essa afirmação.


ID
849112
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O corpo humano é composto majoritariamente por água, cuja porcentagem, em massa, pode variar entre 80%, quando se nasce, e 50%, quando se morre, ou seja, perde-se água enquanto se envelhece. Considere que, aos 3 anos de idade, 75% do corpo humano é água, e que todo o oxigênio do corpo humano seja o da água aí presente. Nesse caso, pode-se afirmar que a proporção em massa de oxigênio no corpo é de aproximadamente

Alternativas
Comentários
  • A porcentagem de oxigênio na água pode ser calculada por: 
    2 + 16 = 18 
    aí irá ficar : 16 sobre 18 que é a proporção de oxigênio na água. 

    No corpo do indivíduo considerado, há 75% de água, ou seja, 
    3 sobre 4 (três quartos) de água. 

    16/18 x 3/4 = 2/3

    Letra B

  • Sabendo que 1 mol de água pesa 18 gramas e que 16 gramas são somente Oxigênio:

    18 gramas ----------------------- 75%

    16 gramas ----------------------- X

    X = 66,6 gramas

    A alternativa que possui a divisão na qual o resultado é esse se encontra na Letra B

  • Eu fui pela ideia de que quando se faz cruzamento em genética 2/4 é 75%.


ID
851830
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As macromoléculas biológicas são polímeros formados pela união de unidades menores, denominadas genericamente de monômeros.

Os monômeros das proteínas e dos lipídeos são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • As proteínas são macromoléculas formadas por monômeros de aminoácidos. Os aminoácidos estão ligados entre si através das ligações peptídicas. Alguns aminoácidos são produzidos pelo corpo, enquanto outros precisam ser ingeridos na dieta. Já os lipídeos são formados pelos monômeros de ácidos graxos.


    Letra D correta.


  • Proteínas ➞ monômeros de aminoácidos.

    lipídeos ➞ monômeros de ácidos graxos

    Resposta Correta: Letra D


ID
870283
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere as afirmações abaixo relativas aos efeitos da elevação da temperatura no funcionamento das reações enzimáticas:


I – A elevação da temperatura, muito acima de sua temperatura ótima, pode reduzir a atividade de uma enzima.


II – A elevação da temperatura pode desnaturar uma enzima.


III – Todas as enzimas têm a mesma temperatura ótima.


IV – Algumas enzimas são estáveis no ponto de ebulição da água.


Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • As enzimas são proteínas muito especializadas e atuam catalisando as reações metabólicas do corpo. Assim, determinada reação pode acontecer com maior velocidade, isso ocorre porque as enzimas diminuem a energia de ativação necessária para iniciar uma reação. Cada enzima atua em um substrato específico e em uma temperatura ótima distinta. Grandes elevações na temperatura podem desnaturar as enzimas, fazendo com que percam a sua função, item I e III falsos e II verdadeiro. Entretanto, algumas enzimas podem se mostrar estáveis mesmo na temperatura do ponto de ebulição da água, item IV verdadeiro.



    Letra D correta.


  • A I incorreta?! O Gabarito está incorreto, o certo seria letra A. E em relação ao comentário do infeliz do professor vou nem dizer o que penso... deveria ter vergonha de ser tão incompetente, nem se dando ao trabalho de comentar uma por uma.

  • cabaçou ein professor
  • isso tá errado ein, prof Alex deu na aula dele isso o certo seria A

  • BIO. volume único. Sônia Lopes. Triagem.2006. PAG. 49, responde as alternativas I e III…

    I (ERRADA) - 'temperaturas muito acima da temperatura ótima ocorre a desnaturação proteica e torna a enzima inativa. Altera sua forma e deixa de se acoplar ao substrato'.

    III (ERRADA) - Para cada tipo de enzima existe uma temperatura ótima, na qual a velocidade da reação é máxima, permitindo o maior número possível de colisões moleculares sem desnaturar a enzima. A maioria das enzimas humanas, têm sua temperatura ótima entre 35 e 40ºC, a faixa de temperatura normal do nosso corpo.


ID
975361
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O avanço científico-tecnológico permitiu identificar e dimensionar partículas e sistemas microscópicos e submicroscópicos fundamentais para o entendimento de fenômenos naturais macroscópicos. Desse modo, tornou- se possível ordenar, em função das dimensões, entidades como cromossomo (C), gene (G), molécula de água (M), núcleo do hidrogênio (N) e partícula alfa (P).
Assinale a alternativa que apresenta essas entidades em ordem crescente de tamanho.

Alternativas
Comentários
  • As entidades citadas, da menor para a maior se organizariam dessa forma: N (núcleo do hidrogênio, que contêm 1 próton), P (partícula alfa, composta por 2 prótons e 2 nêutrons), M (molécula de água, composta por 2 átomos de hidrogênio e 1 de oxigênio), G (gene, que é uma sequência de bases nitrogenadas) e C (cromossomos, que são um conjunto nucleotídeos, alguns organizados em genes). 

    Letra A correta.
  • partículas alfa ou raios alfa, são partículas carregadas por dois prótons e dois nêutrons, sendo, portanto, núcleos de hélio. Apresentam carga positiva +2 e número de massa 4.

  • Gene = segmento de molécula de DNA

    Cromossomo = feito de DNA

    Molécula de água = junção de 2 átomos de hidrogênio e 1 átomo de oxigênio

    Núcleo de Hidrogênio -> 1 próton

    Partícula alfa -> 2 prótons e 2 neutrôns

    assim, N < P < M < G < C

    Letra A

    Fuvest 2023


ID
986926
Banca
NUCEPE
Órgão
UESPI
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O funcionamento dos organismos vivos depende de enzimas, as quais são essenciais às reações metabólicas celulares. Essas moléculas:

Alternativas
Comentários
  • A) Possuem cadeias nucleotídicas...

    Cadeias nucleotídicas são características de ácidos nucleicos, e não de enzimas(proteínas).

  • A resposta correta é a letra b)


ID
1057573
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir.

I. A tendência de um aminoácido livre que possua uma cadeia lateral como –COOH liberar um próton (pK) é a mesma se este aminoácido estiver em solução ou fizer parte de uma cadeia polipeptídica em uma proteína.
II. Modificações pós traducionais tais como fosforilação, acetilação, ubiquitinação e sumolução podem regular a atividade e a degradação das proteínas.
III. Em um organismo, cujo genoma já tenha sido sequenciado e disponível para consulta, podemos identificar um gene mutante responsável por um fenótipo específico através de mutações induzidas por agentes mutagênicos ou por mutações inseridas através de mutagênese.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da III?


ID
1102912
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O “baião-de-dois”, uma mistura de arroz e feijão, típico na alimentação regional, fornece todos os aminoácidos essenciais ao organismo.

Analise as assertivas e marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Existem os aminoácidos naturais e os essenciais. os aminoácidos naturais são produzidos pelo organismo enquanto os essenciais precisam ser ingeridos por não serem sintetizados pelo organismo. No caso da especie humana os aminoácidos essenciais são arginina, fenilalanina, histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, triptofano e valina.

    ALTERNATIVA D INCORRETA.


ID
1102915
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As moléculas orgânicas que resultam da associação entre ácidos graxos e álcool, insolúveis em água, são denominadas lipídios ou ésteres.

Analise as afirmativas:

I – À reação de hidrogenação por adição de hidrogênio ao óleo vegetal, este se torna sólido, com consistência pastosa.

II – A transformação do óleo em margarina decorre de uma propriedade das moléculas de ácidos graxos que compõem o glicerídeo.

III – O glicerídeo será um óleo, líquido à temperatura ambiental, se um ou mais dos ácidos graxos do glicerídeo apresentar cadeia insaturada.

IV – Os ácidos graxos insaturados de origem animal não apresentam riscos à saúde humana.

V – A carência do ácido linoléico, encontrado em óleos vegetais, resulta em alterações na membrana plasmática, aumentando a permeabilidade e a diminuição da resistência dos capilares sanguíneos.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
1152937
Banca
FUNIVERSA
Órgão
UCB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

      No Brasil, existem cerca de 17 milhões de pessoas diabéticas, o que equivale a 10% da população do país. De acordo com a Fundação Nacional de Saúde, outros 40 milhões de brasileiros correm o risco de adquirir a doença, que não tem cura e já é considerada pela Organização Mundial de Saúde uma epidemia mundial. O diabetes melito é um distúrbio metabólico em que o corpo não fabrica ou não usa apropriadamente a insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, que converte o açúcar ingerido na energia de que o corpo necessita para realizar as atividades diárias. A falta dessa substância promove o aumento do nível de glicose no sangue (hiperglicemia), alterando também o metabolismo das proteínas e das gorduras. Pessoas que têm diabéticos na família ou que são sedentárias e estão muito acima do peso devem fazer o exame regularmente, pois essa é uma doença que apresenta como causas aspectos genéticos associados a fatores ambientais.

Com relação ao assunto do texto e com base em seus conhecimentos, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos.

A glicose é um carboidrato que tem como uma de suas funções principais o fornecimento de energia.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa Certa!

    A glicose, um monossacarídeo, é o carboidrato mais importante da biologia. As células a usam como fonte de energia e intermediário metabólico. A glicose é um dos principais produtos da fotossíntese.


ID
1218991
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFGD
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa com a correta defnição de radicais livres.

Alternativas
Comentários
  • Radicais livres são espécies químicas capazes de existir de forma independente e que possuem um ou mais elétrons não pareados em orbitais atômicos ou moleculares (OGA, 4ª ed, p. 60).

    Caberia recurso.


ID
1317583
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação aos carboidratos, julgue os próximos itens.

Os monossacarídeos, sólidos cristalinos, incolores e solúveis em solventes apolares, apresentam fórmula estrutural (CH2O)n, em que n varia de 1 a 3.

Alternativas
Comentários
  • Os monossacarídeos são carboidratos simples, pois não sofrem o processo de hidrólise. Estes compostos orgãnicos,portanto, são carboidratos polimerizados. A maioria dos monossacarídeos possuem de 3 a 6 átomos de carbono. Constituem importante fonte de energia para o funcionamento e manutenção do corpo humano.

    fonte: http://www.todabiologia.com/saude/monossacarideos.htm

  • ERRADA.

    Os monossacarídeos são compostos polares, e solúveis em água, que também é polar.

  • Monossacarídeos são ricos em grupamentos hidroxila (-OH), o que lhes confere grande polaridade, logo são muito solúveis em solventes polares como água e álcool.

    Devido à alta polaridade, são sólidos cristalinos em temperatura ambiente, solúveis em água e insolúveis em solventes não polares. Suas estruturas são configuradas por uma cadeia carbônica não ramificada, na qual um dos átomos de carbono é unido por meio de uma dupla ligação a um átomo de oxigênio, constituindo assim um grupo carbonila. O restante dos átomos de carbono possui um grupo hidroxila (daí a denominação de poliidroxi). Quando o grupo carbonila está na extremidade da cadeia, o monossacarídeo é uma aldose. Caso o grupo carbonila esteja em outra posição, o monossacarídeo é uma cetose.

    A solubilidade dos carboidratos depende da disponibilidade dos grupos hidroxila para formar ligações de hidrogênio com a água. No caso dos polissacarídeos (amido), a solubilidade é muito baixa devido à grande quantidade de ligações de hidrogênio intracadeias, fato que minimiza a interação com a água

  • Varia de 3 a 7

  • n varia de 3 a 7: 3 (Triose), 4 (Tetrose), 5 (Pentose), 6 (Hexose) e 7 (Heptose)

  • sólidos cristalinos ✔️

    incolores ❌ lembremos do açúcar simples de cozinha, eles possuem aspecto esbranquiçado.

    solúveis em solventes apolares ❌ errado, umas vez que é solúvel em água, podemos deduzir que é solúvel em solventes polares.

    apresentam fórmula estrutural (CH2O)n, em que n varia de 1 a 3. ❌ errado, varia de 1 a 7.

    Gabarito: Errado

  • Correções:

    • é um sólido branco;
    • polar;
    • n varia entre 3 e 7.

ID
1354288
Banca
FUNCAB
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Praguicidas como os carbamatos são inibidores competitivos da enzima acetilcolinesterase, enquanto os organofosforados inibem esta mesma enzima de forma irreversível. Sobre a cinética da acetilcolinesterase é possível dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Km é a concentração de substrato em que a enzima atinge metade da sua capacidade máxima. Este determina afinidade da enzima pelo substrato. Quanto menor o Km maior a afinidade da enzima pelo substrato. Assim, a na presença de um inibidor competitivo, o Km é aumentado, pois a afinidade do substrato pela enzima é diminuída.

  • O Km aumentará poiss teremos mais substrato disponível, isso porque carbamatos e organofosforados são inibidoress competitivos e diminuem a afinidade do substrato com a enzima acetilcolinesterase 

  • Gabarito D.

    Inibidores competitivos, a Vmax não é alterada, porém o KM aumenta. O que isso significa? Se em uma enzima há um inibidor competitivo, aumentando a concentração de substrato no meio, este deslocará o inibidor e a velocidade da reação não será alterada. Quanto ao KM, sabe-se que quanto maior o KM, menos forte é sua ligação substrato-enzima. Logo, com o carbamato sendo um inibidor competitivo o KM aumenta, pois aumentando a concentração de substrato, a ligação do inibidor-enzima será fraca, permitindo então a ligação da enzima com seu substrato.

    Já com Inibidores  Irreversíveis, a Vmax diminui e o KM não se altera. Por que? A Vmax diminui uma vez que o Inibidor diminui a concentração efetiva de enzima livre, de enzima que converterá o substrato em produto. Já o seu KM não se altera porque quando um inibidor irreversível está ligado a uma enzima, o sítio que esta possui para o substrato continua livre para o substrato. Entao, liga-se à enzima o substrato e o competidor irreversível, o qual como se nota não impede a ligação do substrato, mas, sim, impede a atuação da enzima sobre o substrato .

     

     


ID
1400062
Banca
VUNESP
Órgão
UEA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A tabela lista três glicídios e seus componentes.

                     glicídio                 componentes
                     maltose               glicose + glicose
                     sacarose             glicose + frutose
                     lactose                glicose + galactose

Sobre os glicídios da tabela, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Todos são Dissacarídeos, porém os que são encontrados no vegetais são os polissacarídeos, como por exemplo o amido.


ID
1406725
Banca
FCC
Órgão
SEE-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Alguns constituintes básicos das células, presentes em todos os seres vivos, são moléculas orgânicas de grandes dimensões, as macromoléculas, genericamente conhecidas como carboidratos, lipídios e proteínas que atuam como material estrutural e de reserva dos seres vivos.

Considerando a constituição química geral de plantas e animais, está correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Celulose (polissacarídeo)

    É o carboidrato mais abundante da natureza, presente em células vegetais, conferindo rigidez e resistência. As proteínas são as mais abundantes substâncias orgânicas da célula animal; fazem parte das mem­branas celulares e de outras estruturas encontradas no citoplasma e no núcleo. 

    GABARITO D

  • A. os constituintes orgânicos mais abundantes em plantas e animais são os lipídios.

    B. os carboidratos são os componentes orgânicos mais abundantes em animais, ao passo que nas plantas são os lipídios

    C. as proteínas são os componentes mais abundantes em plantas e animais.

    D. os carboidratos são os componentes orgânicos mais abundantes em plantas, ao passo que nos animais são as proteínas.

  • Temos mais de 700 músculos, formados por vários fiamentos de actina e miosina, que são proteínas, então óbvio q os animais possuem muitas proteínas.

    Os vegetais possuem muita reserva de amido (polissacarídeos), também possuem muita celulose (também um polissacarídeo).


ID
1427575
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Arroz dourado levanta debate sobre transgênicos

Numa ensolarada manhã de agosto, 400 manifestantes derrubaram as cercas em torno de uma lavoura na região filipina de Bicol e, uma vez lá dentro, arrancaram do chão pés de arroz geneticamente modificados.

Se as plantas tivessem sobrevivido o suficiente para florescer, teriam revelado um tom distintamente amarelo na parte do grão que deveria ser branca. Isso porque o arroz possui um gene do milho e outro de uma bactéria, fazendo dessa a única variedade existente a produzir betacaroteno, fonte de vitamina A. Seus desenvolvedores o chamam de “arroz dourado”. [...]

(Disponível em: ht tp: / / f5. folha.uol .com.br /est ranho/ 2013/09/1336128-arroz-dourado-levanta-debate-sobre- transgenicos.shtml -Acesso em15/10/2013).

A vitamina A, presente no “arroz dourado”, é importante ao nosso organismo, pois previne contra:

Alternativas
Comentários
  • O primeiro sintoma da deficiência de vitamina A é a cegueira noturna, isto é, a dificuldade de enxergar bem na penumbra.


ID
1438831
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As células humanas contêm diferentes moléculas. As moléculas mais abundantes nessas células são as de

Alternativas
Comentários
  • Gab.D

     

  • no nosso corpo 70% e composto de agua.

  • d) água.

     

     

    De um modo geral, a taxa de água em um mesmo organismo varia de maneira inversa em relação à idade, ou seja, quanto maior a idade, menor será a taxa de água. Na espécie humana, por exemplo, a massa corporal de um feto de três meses é constituída por aproximadamente 94% de água; num recém-nascido, a taxa de água é de aproximadamente 70%, e, num indivíduo adulto, corresponde a cerca de 65%.

  • Eu não sabia, então fui pela lógica de entender que 70% do nosso corpo é formado por água:) gab D


ID
1441063
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere as principais funções fisiológicas de dois dos principais sais minerais presentes no organismo humano:

I- É regulador de pressão arterial; permite a contração muscular; participa da transmissão do impulso nervoso, do equilíbrio hídrico, da síntese de glicogênio e de proteínas do metabolismo energético.

II- É componente importante de ossos e dentes; é essencial para o armazenamento e a transferência de energia no interior das células; é componente do DNA e do RNA.

Podemos afirmar que os minerais caracterizados em I e II são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Potássio e fósforo

    Basta lembrar da bomba de potássio, que faz parte da transmissão dos impulsos nervosos no axônio.

    Já o fósforo que faz parte da dupla hélice do DNA em forma de fosfato

  • d) potássio e fósforo


ID
1441066
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere os itens abaixo sobre características do colesterol:

I- Quando forma lipoproteína de alta densidade (HDL) é também conhecido como “colesterol ruim".

II- Participa da composição química das membranas de células animais, vegetais e bacterianas.

III- É precursor dos hormônios sexuais masculino (testosterona) e feminino (estrogênio).

IV- Na espécie humana, seu excesso aumenta a eficiência da passagem do sangue no interior dos vasos, acarretando a hipertensão arterial.

A alternativa que traz referência correta sobre os itens acima é:

Alternativas
Comentários
  • b) somente o item III está certo

  • HDL - "colesterol BOM".

    Colesterol participa da composição química das membranas de células ANIMAIS.

    O excesso de colesterol DIFICULTA da passagem do sangue no interior dos vasos, acarretando a hipertensão arterial.

    B) somente o item III está certo.

    É precursor dos hormônios sexuais masculino (testosterona) e feminino (estrogênio).


ID
1441117
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A água é essencial para o ser humano. A sustentação da vida como conhecemos é proporcionada por suas seguintes características físico-químicas:

Alternativas
Comentários
  • como assim a água tem baixo calor específico?????

  • O calor específico ou capacidade térmica da água é a quantidade de calor que é preciso para elevar em 1°C a temperatura de 1g de uma substância.

    A água tem um elevado calor específico, o que significa dizer, que ele consegue aumentar ou diminuir bastante sua temperatura sem mudar de estado físico.

    www.todamateria.com/propriedades-da-agua


ID
1474483
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Alguns historiadores da Ciência atribuem ao filósofo pré-socrático Empédocles a Teoria dos Quatro Elementos. Segundo essa teoria, a constituição de tudo o que existe no mundo e sua transformação se dariam a partir de quatro elementos básicos: fogo, ar, água e terra. Hoje, a química tem outra definição para elemento: o conjunto de átomos que possuem o mesmo número atômico. Portanto, definir a água como elemento está quimicamente incorreto, porque trata-se de

Alternativas
Comentários
  • A água é uma substância formada por 2 átomos do elemento hidrogênio (H) e um átomo do elemento oxigênio (O), sendo portanto composta.

     

    Alternativa E


ID
1545799
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação aos compostos químicos e às biomoléculas que fazem parte da composição química da célula, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Além da parte estrutural( ossos, cartilagens, etc) o cálcio desempenha papel importantissímo na coagulação sanguinea e contração muscular 

  • ´Gabarito: letra E

    A- errada: compostos que contem ÁTOMOS de carbono e hidrogênio.  B- errada: NaCl é um composto químico INORGÂNICO formado por ÍONS, pode apresentar e átomos de carbono. C- errada: glicídios constituídos fundamentalmente por átomos de CARBONO. D- errada: lipídios e proteínas compostos ORGÂNICOS, sais minerais composto INORGÂNICO.
  • O cálcio é uns dos "pilares'' do organismo, ajuda nas estruturas dos ossos, dentes, etc...

    contribui para;

    Coagulação

    Contração muscular voluntaria e involuntária.

    Letra: E


ID
1569196
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação a proteínas e enzimas, julgue o  item  subsecutivo.


Em um gráfico de Lineweaver ou de dupla recíproca, o ponto de intercepção da reta no eixo das ordenadas corresponde a 1/Vmax da reação enzimática. A adição de um inibidor competitivo nessa reação deslocará o ponto de intercepção para baixo.


Alternativas
Comentários
  • Na Bioquímica, ao lado do modelo teórico de Michaelis-Menten, a cinética das enzimas também é explicada pelo modelo de Lineweaver-Burk, que representa uma reta crescente.

    Nesse modelo, a medida 1/[S], onde [S] é a concentração do substrato, está no eixo das abscissas (x) e a medida 1/v, onde v é a velocidade enzimática, está no eixo das ordenadas (y).

    Quando 1/[S] é zero, ou seja, quando a reta corta o eixo y, a medida é 1/Vmáx. E quando a reta corta o eixo das abscissas (1/v = 0), a medida é -1/Km.

    Quando coloca-se um inibidor competitivo, a enzima terá sua velocidade reduzida para catalisar uma reação metabólica (enzimas sem inibidores já aumentam a velocidade da reação), deslocando o ponto 1/Vmáx para CIMA.

    Assunto chato e difícil demais.

    ERRADA.

  • Só corrigindo o Gabriel... Em uma reação enzimática com inibidor competitivo, a Vmax não é alterada, e sim o Km. Isso ocorre pois, aumentando-se a concentração do substrato ao infinito, atinge-se a mesma Vmax.

    Logo o ponto 1/Vmax não altera sua posição no gráfico.

    Gabarito: ERRADA

  • Resumo:

     

    INIBIDOR COMPETITIVO - Aumenta o Km e continua o mesmo Vmax, atua em [E]

     

    INIBIDOR INCOMPETITIVO - Vmax diminui e Km diminui, atua no complexo [ES]

     

    INIBIDOR NÃO-COMPETITIVO - Vmax diminui e Km permanece o mesmo, atua no [E]

     

    INIBIDOR MISTO - Diminui Vmax e aumenta Km

     

  • Gabarito errado.

    .

    O primeiro período da questão está certo. No segundo, o erro foi falar na diminuição da Vmax. Nos inibidores, geralmente a Vmax diminui, exceto na Inibição competitiva, em que a Vmax não se altera.

  • Gabarito errado.

    "Em um gráfico de Lineweaver ou de dupla recíproca, o ponto de intercepção da reta no eixo das ordenadas corresponde a 1/Vmax da reação enzimática." descrição correta.

    "A adição de um inibidor competitivo nessa reação deslocará o ponto de intercepção para baixo." Errado. O ponto de interceptação no eixo das ordenadas é constante nesse tipo de inibição.

  • Oxi, km? é biologia ou física?


ID
1569199
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação a proteínas e enzimas, julgue o  iten  subsecutivo.


O modelo chave-fechadura, utilizado para explicar o acoplamento da enzima ao substrato, não considera a possibilidade de ocorrência de interações sequenciais entre essas entidades, ignorando, portanto, o fato de que as respectivas conformações sofrem modificações ao longo do tempo da interação entre o substrato e a enzima.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    O modelo chave-fechadura só explica que a enzima se liga no substrato. Não explica quando a enzima ou o substrato não se ligam por algum fator que muda sua conformação.
  • O modelo que avalia a ocorrência de interações sequenciais entre essas entidades é o ENCAIXE INDUZIDO. Analisa modificações conformacionais na enzima, otimizada pelas interações com os resíduios do sítio ativo.

  • Gabarito Certo.

    .

    Modelo Chave/Fechadura que prevê um encaixe perfeito do substrato no sítio de ligação, que seria rígido como uma fechadura. 

    Modelo do Ajuste Induzido que prevê um sítio de ligação não totalmente pré-formado, mas sim moldável à molécula do substrato; a enzima se ajustaria à molécula do substrato na sua presença. 


    - Evidências experimentais sugerem um terceiro modelo que combina o ajuste induzido a uma "torção" da molécula do substrato, que o "ativaria" e o prepararia para a sua transformação em produto.

  • Exatamente! O modelo chave-fechadura não considera as mudanças ao longo da interação, mas sim que, a enzima possui uma forma predefinida para um determinado substrato. Portanto, questão correta!

  • afinal, essa questão tá certa ou n?

  • Modelo chave-fechadura é como pensar num modelo específico de chave para determinada fechadura, não há como alterar seu encaixe. No caso a porta seria o sítio de ligação e a chave seria o substrato.

    Já no modelo de ajuste induzido, o substrato consegue induzir a alteração na conformação de uma enzima.


ID
1569202
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação a proteínas e enzimas, julgue o  item subsecutivo.


A energia livre de Gibbs, que determina a espontaneidade de uma reação e é expressa por ΔG, pode ser diminuída por enzimas.

Alternativas
Comentários
  • A energia livre de Gibbs determina se uma reação é espontânea ou não. A energia livre é calculada por G = H - TS, onde T é a temperatura e S é a entropia e H é a entalpia. A variação dela se for menor que zero, a reação é espontânea. Se é menor que zero, é não-espontânea.

    Uma reação é dita espontânea quando os reagentes são completamente usados para formar os produtos. Mas se ela não é espontânea, significa que a reação precisa de mais algum fator além de ter os reagentes.

    As enzimas diminuem a energia de ativação da reação, mas a variação da energia livre continua a mesma, já que a energia livre dos reagentes e dos produtos são constantes.

    ERRADA.

  • As enzimas atuam como catalisador, acelerando a reação. A energia livre de Gibbs determina a espontaneidade sem fazer nenhuma previsaõ de velocidade de reação.

    delta G < 0 a reação é espontânea

    delta G > 0 reação não espontanea

    enzimas atuam na energia de ativação sem interferir no critério de espontaneidade.

    E


ID
1573489
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

São exemplos de carboidrato com função estrutural, carboidrato com função de reserva energética, proteína com função estrutural e lipídio, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Carboidrato com função estrutural: Celulose

    Carboidrato com função de reserva energética: Glicogênio

    Proteína com função estrutural: Queratina

    Lipídio: Colesterol

  • não está se referindo a compactação, e sim a backup incremental, pois nesse backup é copiado arquivos novos ou alterados e são selecionados para que não sejam copiados no próximo backup incrementa. É por isso que ocupa menos espaço de memória ( redundância: pois só é copiado o que é novo ou foi alterado)

  • Perfeito, Thigo Sarmento!!!

  • Amido é um carboidrato com função de reserva energética.

    Celulose é um carboidrato de função estrutural nos vegetais.

    Quitina é um carboidrato de função estrutural nos animais.

    Glicogênio é um carboidrato com função de reserva energética.

    Colesterol é um lipídio derivado dos esteroides.

    Testosterona é um lipídio derivado dos esteroides.

    Actina é uma proteína que compõe o citoesqueleto.

    Insulina é uma proteína com a função de regular a taxa de glicose.

    Queratina é uma proteína que atua na resistência e elasticidade da pele.

  • celulose - carboidrato com função estrutural

    glicogênio - carboidrato de reserva energética presente nos animais

    queratina - proteína estrutural

    colesterol - lipídio


ID
1582072
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os aminoácidos possuem, em sua estrutura, grupamentos químicos que podem doar ou receber prótons quando esses compostos estão em solução aquosa, fazendo com que eles possam atuar como ácidos ou bases, dependendo do pH da solução.


Alternativas
Comentários
  • Doar ou receber prótons???
  • Doar ou receber prótons???


ID
1582132
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Marque C, se a proposição é certo;  E, se a proposição é errado.


Os moduladores que regulam a atividade enzimática podem ser inibidores ou estimuladores, sendo chamado de modulador homotrópico aquele igual ao substrato.


Alternativas

ID
1582135
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Marque C, se a proposição é certo;  E, se a proposição é errado.


Os carboidratos são moléculas abundantes, presentes em animais e vegetais, que servem de substrato energético para a maioria das células e que participam como elementos estruturais nas paredes celulares bacterianas.


Alternativas
Comentários
  • Parede celular de bactérias são compostas de peptídioglicano.


ID
1582138
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Marque C, se a proposição é certo;  E, se a proposição é errado.


Os monossacarídeos são os menores carboidratos e têm em sua constituição um grupo aldeídico ou cetônico, sendo a glicose, uma aldose, que apresenta seis átomos de carbono em sua composição.


Alternativas

ID
1582153
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Marque C, se a proposição é certo;  E, se a proposição é errado.


Os proteoglicanos são abundantes nos tecidos cartilaginosos, e, na constituição deles, estão presentes glicosaminoglicanos ligados co-valentemente a uma proteína, sendo a fração protéica a maior parte da molécula do proteoglicano.


Alternativas

ID
1582156
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Marque C, se a proposição é certo;  E, se a proposição é errado.


Os lipídios são compostos que desempenham funções biológicas diversas, sendo um componente fundamental das membranas biológicas por definir a barreira entre o interior e o exterior de uma célula.


Alternativas

ID
1582159
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Marque C, se a proposição é certo;  E, se a proposição é errado.


Os lipídios, de acordo com sua natureza química, podem ser de dois tipos: compostos de cadeia aberta, com “cabeças" polares e “caudas" apolares, e compostos de cadeia cíclica.


Alternativas

ID
1582162
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Marque C, se a proposição é certo;  E, se a proposição é errado.


Os ácidos graxos que constituem os lipídios podem ser saturados, que possuem uma ou mais duplas ligações em sua cadeia hidrocarbonada, e insaturados, que possuem ligações simples em sua cadeia hidrocarbonada.


Alternativas

ID
1602067
Banca
PUC - GO
Órgão
PUC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

TEXTO 7

                                      Ao mar

    Choveu dias e depois amanheceu. Joel chegou à janela e olhou o quintal: estava tudo inundado! Joel vestiu-se rapidamente, disse adeus à mãe, embarcou numa tábua e pôs-se a remar. Hasteou no mastro uma bandeira com a estrela de David... 

     O barco navegava mansamente. As noites se sucediam, estreladas. No cesto de gávea Joel vigiava e pensava em todos os esplêndidos aventureiros: Krishna, o faquir que ficou cento e dez dias comendo cascas de ovo; Mac-Dougal, o inglês que escalou o Itatiaia com uma das mãos amarradas às costas; Fred, que foi lançado num barril ao golfo do México e recolhido um ano depois na ilha da Pintada. Moma, irmão de sangue de um chefe comanche; Demócrito que dançava charleston sobre fios de alta tensão... 

    — A la mar! A la mar! – gritava Joel entoando cânticos ancestrais. Despertando pela manhã, alimentava-se de peixes exóticos; escrevia no diário de bordo e ficava a contemplar as ilhas. Os nativos viam-no passar – um ser taciturno, distante, nas águas, distante do céu. Certa vez – uma tempestade! Durou sete horas. Mas não o venceu, não o venceu! 

     E os monstros? Que dizer deles, se nunca ninguém os viu? 

     Joel remava afanosamente; às vezes, parava só para comer e escrever no diário de bordo. Um dia, disse em voz alta: "Mar, animal rumorejante!" Achou bonita esta frase; até anotou no diário. Depois, nunca mais falou. 

     À noite, Joel sonhava com barcos e mares, e ares e céus, e ventos e prantos, e rostos escuros, monstros soturnos. Que dizer destes monstros, se nunca ninguém os viu? 

     — Joel, vem almoçar! – gritava a mãe. Joel viajava ao largo; perto da África. 

(SCLIAR, Moacyr. Melhores contos. Seleção de Regina Zilbermann. São Paulo: Global, 2003. p. 105/106.)


     Analise o trecho retirado do Texto 7: “Despertando pela manhã, alimentava-se de peixes exóticos; escrevia no diário de bordo e ficava a contemplar as ilhas".


     A carne do pescado apresenta um conteúdo de proteínas que pode variar, geralmente, entre 15 a 24%. No músculo do peixe existem proteínas, como por exemplo a actina e a miosina. Sobre as proteínas, são feitas as seguintes afirmações:


I- São biomoléculas formadas por monômeros que apresentam caráter anfótero.

II-A representação do grupo ácido ionizado nos monômeros citados no item anterior é -NH3+ .

III-Actina e miosina são proteínas responsáveis por transporte de oxigênio às células.

IV-Numa molécula de proteína, existem várias ligações peptídicas formadas a partir da reação entre grupo carboxila e grupo amino.

Assinale a única alternativa que apresenta todos os itens verdadeiros:


Alternativas
Comentários
  • I. Certo. São proteínas formadas por monomeros (aminoácidos) que têm duas caracteristicas na mesma moléculas ou grupos químicos com características diferentes (ácido e base). Diz-se então, que a molécula de aminoácido tem carater anfotero.

    II. Errado. O grupo amina (-NH3+) tem carater básico, segundo o conceito de Lewis, ou seja é um doador de eletrons.

    III. Errado. Actina e Miosina são responsáveis pela contração muscular.

    IV. Certo. Os peptídeos e as proteínas são formados por ligações peptidicas, nas quais há uma reação de desidratação.


ID
1602085
Banca
PUC - GO
Órgão
PUC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

TEXTO 8

CAPÍTULO XVIII

Rubião e o cachorro, entrando em casa, sentiram, ouviram a pessoa e as vozes do finado amigo. Enquanto o cachorro farejava por toda a parte, Rubião foi sentar-se na cadeira, onde estivera quando Quincas Borba referiu a morte da avó com explicações científicas. A memória dele recompôs, ainda que de embrulho e esgarçadamente, os argumentos do filósofo. Pela primeira vez, atentou bem na alegoria das tribos famintas e compreendeu a conclusão: “Ao vencedor, as batatas!”. Ouviu distintamente a voz roufenha do finado expor a situação das tribos, a luta e a razão da luta, o extermínio de uma e a vitória da outra, e murmurou baixinho:

— Ao vencedor, as batatas! 

     Tão simples! tão claro! Olhou para as calças de brim surrado e o rodaque cerzido, e notou que até há pouco fora, por assim dizer, um exterminado, uma bolha; mas que ora não, era um vencedor. Não havia dúvida; as batatas fizeram-se para a tribo que elimina a outra a fim de transpor a montanha e ir às batatas do outro lado. Justamente o seu caso. Ia descer de Barbacena para arrancar e comer as batatas da capital. Cumpria-lhe ser duro e implacável, era poderoso e forte. E levantando-se de golpe, alvoroçado, ergueu os braços exclamando: 

— Ao vencedor, as batatas!

      Gostava da fórmula, achava-a engenhosa, compendiosa e eloquente, além de verdadeira e profunda. Ideou as batatas em suas várias formas, classificou-as pelo sabor, pelo aspecto, pelo poder nutritivo, fartou- -se antemão do banquete da vida. Era tempo de acabar com as raízes pobres e secas, que apenas enganavam o estômago, triste comida de longos anos; agora o farto, o sólido, o perpétuo, comer até morrer, e morrer em colchas de seda, que é melhor que trapos. E voltava à afirmação de ser duro e implacável, e à fórmula da alegoria. Chegou a compor de cabeça um sinete para seu uso, com este lema: AO VENCEDOR AS BATATAS. 

    Esqueceu o projeto do sinete; mas a fórmula viveu no espírito de Rubião, por alguns dias: — Ao vencedor as batatas! Não a compreenderia antes do testamento; ao contrário, vimos que a achou obscura e sem explicação. Tão certo é que a paisagem depende do ponto de vista, e que o melhor modo de apreciar o chicote é ter-lhe o cabo na mão.

(ASSIS, Machado de. Quincas Borba. São Paulo: Ática, 2011. p. 38-39.)

O Texto 8 apresenta, repetidas vezes a expressão “Ao vencedor, as batatas!”. Ao natural, 100 gramas de batata possuem, em média, 65 calorias. Porém, quando frita, este número cresce bastante. Esse tubérculo é muito utilizado na culinária em saladas, acompanhamento de carnes (frango, peixe e boi), purês e frito. A batata possui fósforo (em boa quantidade), ferro, potássio e cálcio. A China é o maior produtor de batatas do mundo. A batata é uma fonte importante de amido. Supondo-se que a batata frita tenha o dobro de calorias que a batata ao natural, pode-se afirmar que em 80 gramas de batatas fritas há (marque a alternativa com resposta correta):

Alternativas
Comentários
  • Solução: 100g de batata --- 2 . 65 cal (A batata frita corresponde ao dobro da natural)

                    80g de batata --- X

                    X = 104 cals


ID
1611136
Banca
PUC-PR
Órgão
PUC - RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Faz parte do senso comum o conhecimento de que cenoura faz bem para a visão. No entanto, a revista Scientific American publicou uma notícia intitulada “Cenouras ajudam a enxergar melhor? Não, mas o chocolate sim!”. Leia o trecho abaixo:

“(...) fui questionada inúmeras vezes por pacientes se cenouras realmente podem melhorar a visão. Acho que alguns olham para as cenouras pensando ser a grande cura mágica para seu problema refrativo. Querem eliminar a necessidade de usar óculos comendo cenouras encantadas. Quando, na verdade, a cenoura faz parte da nutrição necessária para manter olhos saudáveis e ajudar a retardar a progressão de determinadas doenças como catarata e degeneração macular. No entanto, estudos recentes têm demonstrado que o que você come pode, temporariamente, aumentar a nitidez da sua visão e até mesmo melhorar a cognição.

(...) Os pesquisadores perceberam uma melhora na performance visual e cognitiva dos indivíduos que consumiram chocolate amargo. Os indivíduos que consumiram chocolate branco não tiveram um aumento real em seus testes de desempenho. Isso sugere que em menos de duas horas os flavonoides do cacau podem melhorar temporariamente certos aspectos da visão e cognição. Pesquisadores acreditam os flavonoides do cacau aumentam o fluxo sanguíneo dos olhos e cérebro e que é isso que leva a um melhor funcionamento dessas estruturas.”

Adaptado de:
<http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/cenouras_ajudam_a_enxergar_melhor__nao_mas_o_chocolate_sim_.html>. Acesso em: 20/09/2014.


Segundo o texto, a cenoura atua apenas na nutrição necessária para manutenção do olho, não tendo efeito nos problemas refrativos. Ainda assim, seu consumo é importante, pois ela possui uma vitamina que é matéria-prima para produção da rodopsina, proteína encontrada no epitélio pigmentar da retina.

Assinale a alternativa que mostra CORRETAMENTE essa vitamina.

Alternativas
Comentários
  • O texto só serve pra perder tempo e confundi os participantes, essa questão dá pra responder lendo apenas o comando da questão (foi o que fiz).

    a alternativa correta é a letra E, pois é a vitamina A que é necessário para a formação do pigmento visual rodopsina na retina dos olhos.

    e a questão da cenoura que fala no comando, é que as cenouras tem o betacaroteno que é um antioxidante que durante a digestão no intestino é transformado em Vitamina A, por isso, entre os vegetais a cenoura é uma das mais importantes na nossa alimentação.

    ( o betacaroteno ➠ que dá a pigmentação laranja nas cenouras )


ID
1613860
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PUC - RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na preparação do meio de cultura para células animais, o técnico de um determinado laboratório esqueceu-se de adicionar o suprimento de aminoácidos. Que moléculas terão sua formação imediatamente prejudicada?

Alternativas
Comentários
  • Nesse sentido, observa-se que as proteínas são formadas por aminoácidos, consideradas como a matéria-prima destas macromoléculas.

    Dessa forma, sabendo-se que sem a presença de aminoácidos na cultura, as moléculas que serão impactadas negativamente, impedindo a sua formação estrutrual, serão as proteínas.

    As moléculas que terão a sua formação imediatamente prejudicada são as proteínas. Isto ocorre porque as proteínas são macromoléculas formadas pela união de mais de vinte aminoácidos que estão ligados entre si por meio de ligações peptídicas.

    Os lipídios são formados por álcool e ácidos graxos e os ácidos nucleicos são formados pela união de diferentes nucleotídeos. Já os glicídios, também conhecidos como carboidratos, são formados pelo monômero glicose. Assim, podemos observar que a formação destas moléculas não será prejudicada caso, mesmo com o esquecimento de adicionar o suprimento de aminoácidos.

  • Proteínas são agrupamentos de aminoácidos unidos por ligações peptídicas. Sendo assim, sem suprimento de aminoácidos, essas moléculas (proteínas) não serão sintetizadas.


ID
1614223
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Macronutrientes podem ser definidos como a classe de compostos químicos que devem ser consumidos diariamente e em grande quantidade, pois fornecem energia e são componentes fundamentais para o crescimento e manutenção do corpo.

Qual deles se obtém em maior abundância em dietas baseadas em vegetais e em produtos de origem animal, respectivamente?

Alternativas
Comentários
  • Então, de origem vegetal, os carboidratos são as macromoléculas mais produzidas, já na animal, são as proteínas que estão em em maior abundância.

    resposta: letra A


ID
1620454
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A água apresenta diversas propriedades físico-químicas e funções nos seres vivos. É incorreto afirmar quê:

Alternativas

ID
1620484
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As lipoproteínas são agregados esféricos com os lipídios hidrofóbicos no centro e as cadeias laterais hidrofílicas de aminoácidos e proteínas na superfície. É correto afirmar quê:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão pode ter 2 respostas certas, pois a letra b está correta. O VLDL é uma lipoproteína de muito baixa densidade.

  • A letra B fala sobre" VHDL" e não VLDL, o primeiro está associado a linguagem em enfirmática, fugindo completamente do tema.

  • A) o VLDL é uma lipoproteína com densidade muito alta.

    VLDL é uma proteína similar ao LDL, porém, sua densidade é ainda mais baixa. Portanto, item errado. 

    B) o VHDL é uma lipoproteína com densidade muito baixa.

    VHDL não existe!! Pegadinha.

    C) o HDL é composto principalmente por proteínas.

    A densidade da proteína é diretamente proporcional à quantidade de proteína. Correta!

    D) o VLDL é constituído principalmente pelo colesterol livre.

    Errado. Apesar de não ser relevante para nossa aula, deixamos aqui registrado que o VLDL não é livre, é uma proteína imobilizada.

    E) o LDL é composto principalmente por triglicerídeos.

    Não! É composto principalmente por proteínas.

    Gabarito: C


ID
1620493
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os lipídios desempenham várias funções no organismo humano. Em relação a ação específica dos lipídios, é incorreto afirmar que:

Alternativas

ID
1620496
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A mudança na cor e textura dos ovos após fritura decorre da desnaturação de proteínas. Em relação ao fenômeno de desnaturação das proteínas é incorreto quê:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o gabarito esteja errado, pois a desnaturação proteica muitas vezes é REVERSÍVEL. Para mim, a alternativa errada seria a D)

     

    http://www.fcfar.unesp.br/alimentos/bioquimica/introducao_proteinas/introducao_proteinas_quatro.htm

  • Concordo Leilane deveria ser passível de anulação!

     

  • eu também marcaria D

  • A resposta não é a letra A, pois a questão pede a alternativa incorreta. Existem certas desnaturações que são reversíveis e outras que são irreversíveis. A letra D é a resposta correta, pois nem toda a desnaturação de proteínas é irreversível. 

     

  • Às vezes a questão se referiu ao processo de desnaturação especificamente relacionada à fritura do ovo, aí nesse caso o processo é irreversível mesmo, depois que frita o ovo, as proteínas são desnaturadas e não tem como reverter esse processo. Bom pelo menos foi assim que eu interpretei pra entender esse gabarito, mas de qualquer forma é uma questão dúbia, no mínimo mal formulada!


ID
1620499
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação a estrutura das proteínas é incorreto afirmar quê:

Alternativas
Comentários
  • A primeira proteína oligomérica que teve sua estrutura tridimensional determinada foi a Hemoglobina, que contém quatro polipeptídeos e quatro grupos prostéticos heme, nos quais o átomo de ferro está no estado ferroso. Portanto o erro está na alternativa B, pois não existe molécula de zinco associada a hemoglobina. 

    Fonte:  Livro Princípios de Bioquímica (Lehninger) 


ID
1620502
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os aminoácidos são precursores de proteínas. Em relação aos aminoácidos, é correto afirmar quê:

Alternativas
Comentários
  • Os aminoácidos apresentam características estruturais comuns entre si, as quais são: um grupo amino, um ácido carboxílico, um hidrogênio, e um grupamento R, esse último varia entre os diferentes tipos de aminoácidos, todos ligados a um carbono assimétrico. 

    Fonte: Princípios de Bioquímica (Lehninger)

  • A estrutura básica de um aminoácido é composta por um carbono assimétrico ligado a: grupo carboxila, grupo amina, átomo de hidrogênio e a uma cadeia lateral ou grupo R, o qual difere entre os aminoácidos.

    E a glicina? Cadê o carbono assimétrico dela? Alternativa errada, assim como as outras.


ID
1620505
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os triglicerídeos têm sido associados a diversas doenças no organismo humano, como pancreatite, e provavelmente a formação da placa ateroesclerótica. É incorreto afirmar quê:

Alternativas
Comentários
  • Letra E - Os triglicerídeos são formados a partir da esterificação total da molécula de glicerol. São os constituintes majoritário dos óleos e gorduras.


ID
1620508
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As proteínas desempenham várias funções no organismo humano. É incorreto afirmar quê:

Alternativas
Comentários
  • O colágeno é um proteína responsável por fornecer resistência mecânica. É encontrada em tecidos conjuntivos como tendões, cartilagens, na matriz orgânica dos ossos e na córnea dos olhos. Por outro lado a Hemoglobina é uma proteína de transporte, sendo indispensável no transporte de oxigênio para os tecidos. Portanto a alternativa A está incorreta. 

    Fonte: Principios de Bioquímica (Lehninger)


ID
1634485
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito da célula, que possui elementos orgânicos e inorgânicos em sua composição, julgue o próximo item.


A estrutura de todos aminoácidos possui um átomo de carbono quiral. 


Alternativas
Comentários
  • Carbono quiral é aquele ligado a quatro ligante diferentes. Para os diferentes aminoácidos a glicina não segue essa regra pois sua cadeia lateral é um hidrogênio. Portanto o carbono central está ligado a 2 ligantes iguais.

  • Denomina-se de carbono quiral, ou carbono assimétrico, o carbono de uma cadeia que apresenta quatro ligantes diferentes. Logo existem não apenas um Carbono Quiral, mas sim dois, um que vez da ligação com a Amina (NH2) e o outro da ligação do Ac. Carboxílico (COOH).

  • 19 das 20 moléculas de aminoácidos que compõe as proteínas naturais são quirais e classificadas como tendo rotação para a esquerda  (Fonte: Solomons vol 1, 10ed, p.190)

  • Errada! Aluno, havíamos dito que todos os aminoácidos possuem carbono alfa, porém, nem todo carbono alfa é, necessariamente, quiral. Vamos relembrar? Carbono quiral é aquele que possui quatro átomos diferentes se ligando a ele. Neste caso, a Glicina é a prova de que a questão está errada.


ID
1634488
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito da célula, que possui elementos orgânicos e inorgânicos em sua composição, julgue o próximo item.


A estrutura secundária das proteínas é estabilizada por pontes de hidrogênio. 


Alternativas
Comentários
  • A estrutura secundária das proteínas é estabilizada por pontes de hidrogênio. 

  • Certo, pois uma vez que sofrendo alteração da temperatura ou pH pode desestabilizar essas pontes de hidrogênio, acontecendo uma deformação na sua estrutura.

  • A estrutura primária corresponde à sequência linear dos aminoácidos unidos por ligações peptídicas.

    A estrutura secundária corresponde ao primeiro nível de enrolamento helicoidal.

    A estrutura terciária corresponde ao dobramento da cadeia polipeptídica sobre si mesma.

    Na estrutura terciária, a proteína assume uma forma tridimensional específica devido o enovelamento global de toda a cadeia polipeptídica.

    A estrutura quaternária corresponde a duas ou mais cadeias polipeptídicas, idênticas ou não, que se agrupam e se ajustam para formar a estrutura total da proteína.

    www.todamateria.com/estrutura-das-proteinas

  • Correto! Vamos relembrar? As pontes de hidrogênio se formam quando o átomo de hidrogênio é atraído por outro átomo mais eletronegativo, neste caso, o oxigênio. Essa atração é responsável por iniciar o enrolamento da estrutura dos aminoácidos envolvidos. Portanto, questão correta! 

  • A estrutura secundária é estabilizado de duas maneiras:

    1. Por ligações de hidrogênio entre C=O de um aminoácido e o N-H do aminoácido localizado quatro posições à frente
    2. Com a interação das hélices alfas opostas por meio de ligações hidrofóbicas

ID
1637506
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As principais reservas de energia dos mamíferos são, em primeiro lugar, as gorduras e, em segundo lugar, um tipo de açúcar, o glicogênio. O glicogênio, porém, tem uma vantagem, para o organismo, em relação às gorduras.

Essa vantagem está associada ao fato de o glicogênio apresentar, no organismo, maior capacidade de:

Alternativas
Comentários
  • O glicogênio é hidrolisado pelas α- e β-amilases. A α-amilase, presente no suco pancreático e na saliva, quebra o laço glicosídico α(1→4) ao acaso, produzindo tanto maltose quanto glicose. Já a β-amilase (que também quebra o laço glicosídico α(1→4)) cliva sucessivas unidades de maltose, iniciando a partir do terminal não reduzido.

  • a vantagem citada no texto que o gligogênio tem em comparação a gordura é que as gorduras são lipidios esteroides,ou seja são hidrofóbicas, q não reagem nem se solubilizam com a água,já o gligogênio pode sofrer hidrólise.


ID
1640722
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação a proteínas e enzimas, julgue os itens subsecutivos.


Em um gráfico de Lineweaver ou de dupla recíproca, o ponto de intercepção da reta no eixo das ordenadas corresponde a 1/Vmax da reação enzimática. A adição de um inibidor competitivo nessa reação deslocará o ponto de intercepção para baixo.


Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    1) Não há reação produtiva enquanto o inibidor se une à enzima, por isso, a atividade da enzima declina.

    2) O efeito do inibidor competitivo na atividade enzimática reverte-se por um acréscimo na concentração do substrato: em altas concentrações todos os focos ativos se combinam com o substrato e a atividade enzimática se normaliza.

    3) A Vmax mantém-se constante com ou sem inibidor competitivo. No entanto, quando está presente o inibidor o Km aumenta e a Vmax nunca é atingida.

    4) Pelo gráfico de Lineweaver Burk observamos que, a inibição competitiva não afeta a Vmax: o corte no eixo 1/Vmax é identico para todas as possíveis concentrações do inibidor competitivo; todas as linhas intersectam no mesmo ponto no eixo.

    Espero ter ajudado!

    Bom estudo!

     

  • NA PRESENÇA DO INIBIDOR:

    Competitivo: Vmáx igual; Km aumenta

    Não Competivo (é o contrário): Vmax aumenta; Km igual

    Incompetitiva (altera os dois): diminui Vmáx; Diminui Km

    Mista (mistura do competitivo e incompetivo):  Vmáx diminui; Km aumenta - Intercepto deslocado para esquerda

  • Inibidor não competitivo - Vmáx diminui e Km igual


ID
1640725
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação a proteínas e enzimas, julgue os  itens  subsecutivos.

O modelo chave-fechadura, utilizado para explicar o acoplamento da enzima ao substrato, não considera a possibilidade de ocorrência de interações sequenciais entre essas entidades, ignorando, portanto, o fato de que as respectivas conformações sofrem modificações ao longo do tempo da interação entre o substrato e a enzima.


Alternativas
Comentários
  • O enunciado desceve o modelo de encaixe induzido.

  • De acordo com o modelo de Fischer, as enzimas e substratos possuíam uma complementaridade bastante rígida, não podendo ocorrer nenhuma flexibilidade entre os envolvidos. Entretanto, pesquisas sugerem que pode ocorrer uma mudança conformacional na enzima, o que contradiz o modelo tão difundido da “chave-fechadura”.

    A teoria do encaixe induzido foi desenvolvida por Koshland e colaboradores em 1958 e afirmou que o substrato provoca uma mudança na conformação da subunidade de uma enzima, permitindo que ela atinja a forma necessária para que o processo catalítico ocorra. Assim sendo, ocorre uma indução para que haja mudanças que permitam o reconhecimento do substrato. Além disso, a modificação gerada na enzima pode ser passada para enzimas próximas, o que garante a eficiência do processo.

    De acordo com essa nova visão, a interação entre a enzima e o substrato não é um processo rígido e inflexível. Ele demonstra a capacidade da enzima de se adaptar ao substrato, fato que era impossível no modelo anteriormente proposto.

    Atenção: Atualmente, muitos livros didáticos ainda trazem o modelo “chave-fechadura” para explicar a interação entre as enzimas e os substratos. Entretanto, nas pesquisas acadêmicas, observa-se uma grande aceitação da teoria do encaixe induzido.


ID
1640728
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação a proteínas e enzimas, julgue os itens subsecutivos.

A energia livre de Gibbs, que determina a espontaneidade de uma reação e é expressa por ΔG, pode ser diminuída por enzimas


Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    O erro esta em dizer..."podem ser diminuidas por enzimas."

    energia livre de Gibbs (∆Gº), é uma grandeza termodinâmica definida como a diferença entre variação de entalpia (∆Hº) e a temperatura (T) vezes  a variação de entropia (∆Sº) em uma reação. 

    A energia livre é simplesmente um método de medição do trabalho máximo realizado durante um processo. Essa função é uma das mais usadas na química e na bioquímica em virtude desta acompanhar a maioria dos processos reacionais, em virtude de a energia livre ser capaz de predizer se uma reação é espontânea, isto é, caso a temperatura e a pressão sejam constantes. Para que um processo ocorra espontaneamente ∆Gº deve ser negativa como, por exemplo, uma reação exotérmica que apresenta um alto valor negativo de entalpia, onde a entalpia é decisiva na determinação da energia livre, o que por sua vez é favorecido por um valor pequeno e positivo deT∆Sº. Se a ∆Gº=0 o sistema está em equilíbrio, tendência de toda reação química.

     

    Foco e Fé!

    Bons estudos!

  • A energia livre é simplesmente um método de medição do trabalho máximo realizado durante um processo. Essa função é uma das mais usadas na química e na bioquímica em virtude desta acompanhar a maioria dos processos reacionais, em virtude de a energia livre ser capaz de predizer se uma reação é espontânea, isto é, caso a temperatura e a pressão sejam constantes. Para que um processo ocorra espontaneamente ∆Gº deve ser negativa como, por exemplo, uma reação exotérmica que apresenta um alto valor negativo de entalpia, onde a entalpia é decisiva na determinação da energia livre, o que por sua vez é favorecido por um valor pequeno e positivo deT∆Sº. Se a ∆Gº=0 o sistema está em equilíbrio, tendência de toda reação química. Fonte: http://www.infoescola.com/termodinamica/energia-livre-de-gibbs/

  • A enzima provoca uma diminuição da energia de ativação

  • Qualquer reação química pode ser descrita em termos energéticos: os reagentes possuem um determinado nível de energia, os produtos outro e, para que haja conversão de uma espécie química na outra, é necessário passar uma barreira energética. A barreira energética corresponde à existência do chamado estado de transição.

     

    ΔG é a variação da energia de Gibbs (ou da energia livre). Em Bioquímica, define-se a variação da energia livre padrão bioquímica, ΔG'º, uma forma ligeiramente diferente da variação da energia livre padrão, ΔGº: ambas são medidas à temperatura de 298 K (25ºC) e pressão de uma atmosfera mas, enquanto ΔGº considera a concentração de cada espécie química a 1M, a definição bioquímica simplifica para a condição em que o pH é igual a 7,0.

     

    O equilíbrio que existe entre S e P depende da diferença entre os seus estados fundamentais de energia e é igual a ΔG'º. Se a energia do estado fundamental de P for menor que a de S, o equilíbrio S{\displaystyle \leftrightarrows }P é favorável à formação de P. Por muito elevada que seja essa diferença, S não é convertido a P a uma velocidade apreciável, ou sequer detectável, se a energia do estado de transição for muito elevada.

     

    O estado de transição não corresponde à existência de um determinado intermediário reacional, sendo sim o ponto da reação em que esta pode progredir tanto na direção da formação de S como na de P. Desta forma, entre este ponto e o nível de energia dos substratos (ou dos produtos) existe uma diferença energética denominada energia de ativação, ΔG‡. Quanto mais elevada é esta energia, maior será a dificuldade em haver reação química.

     

    As enzimas funcionam baixando precisamente esta energia de ativação, acelerando a reação. É de realçar mais uma vez que o equilíbrio da reação não é afetado; a enzima ajuda a reação a atingir mais rapidamente o equilíbrio mas não favorece nenhum dos sentidos da reação em particular.

  • Justiicativa cespe

    A energia livre de Gibbs expressa a capacidade de uma reação de realizar trabalho sob temperatura e pressão constantes. Quando a reação ocorre no sentido de que o produto tenha menos energia livre do que o substrato, o delta G torna-se negativo, e a reação é dita exergônica. Para que a reação ocorra e, portanto, para que o produto seja modificado ao seu estado contendo menos energia livre, é preciso que antes ele seja ativado, ou seja, passe por um estado contendo alta energia. A esse aumento da energia do substrato, para logo em seguida, perdê-la, chama-se energia de ativação. O que as enzimas fazem é diminuir a diferença entre a energia do substrato ainda não modificado e a necessária para dar início à modificação dele. Assim, as enzimas não podem alterar a energia livre de Gibbs, ou delta G (que reflete a diferença final entre a energia livre presente no substrato, e a energia livre final). Elas modificam apenas a energia de ativação. Portanto, o item está errado.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_12_PERITO/arquivos/DPF_PERITO_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF

  • EXPLICANDO DE FORMA SIMPLIFICADA:

    Errado. Quando a enzima atua como um catalisador, ela diminui a energia necessária para se atingir o estado de transição. Mas não muda os estados energéticos dos reagentes e produtos formados pela catálise. Não altera, portanto, a energia livre.

  • De maneira breve, catalisadores, ou biocatalizadores (como o caso da questão), alteram parâmetros cinéticos de reação, ou seja, a velocidade da reação, a partir da diminuição da energia de ativação para se atingir o complexo ativado. Desse modo, não há que se falar em alterações nos parâmetros termodinâmicos das reações, por exemplo, energia livres de Gibbs, energia de entalpia, energia interna.


ID
1641937
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação a proteínas e enzimas, julgue o item que se segue.

Considere que uma determinada enzima hidrolase possua uma mutação gênica que resulte na substituição de um aminoácido em seu sítio catalítico. Considere, ainda, que tenham sido determinados os parâmetros cinéticos da enzima sem a mutação e com a mutação cujos os valores são mostrados abaixo, usando-se para isso, o substrato X. Enzima sem mutação:

Km = 14,0 µM, kcat = 98,0 s-1 e kcat/Km = 7,0 µM-1 s-1 Enzima com hipotética mutação: Km = 6,0 µM, kcat = 78 s-1 e kcat/Km = 13,0 µM-1 s-1

Nesse caso, é correto concluir que a enzima com mutação realizada apresentou melhor eficiência catalítica.

Alternativas
Comentários
  • PESSOAL É BEM SIMPLES.

    PARA ANALISAR A EFICIÊNCIA DA REAÇÃO BASTA OBSERVAR A KCAT (QUE REPRESENTA A VELOCIDADE CONSTANTE DA REAÇÃO).

    COMO A PROTEÍNA SEM A MUTAÇÃO APRESENTOU UMA KCAT DE 98,0 s-1,  A ENZIMA MUTADA POSSUI UM KCAT BEM MENOR DE 78 s -1.

    O SEGREDO É ENTENDER QUE QUANTO MENOR FOR O TEMPO DE "TRABALHO" MAIS EFICIENTE É A ENZIMA PARA TAL REAÇÃO. ASSIM,

    TAL MUTAÇÃO PROPORCIONOU UM MELHORAMENTO NA PERFORMACE DA CINÉTICA ENZIMÁTICA.

    AGRADECIMENTOS À DEUS PELA SABEDORIA .....

  • kcat/Km = eficiência catalítica


ID
1641940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação a proteínas e enzimas, julgue o item que se segue.

Proteínas podem apresentar ligações do tipo dissulfeto como resultado da redução de dois resíduos de cisteínas. Esse tipo de ligação covalente pode, por exemplo, ligar duas cadeias polipeptídicas, formando um dímero.

Alternativas
Comentários
  • Pegadinha marota: redução × oxidação
  • Dímero é a união de dois monômeros , não é um polipeptídeo

  • Proteínas podem apresentar ligações do tipo dissulfeto como resultado da redução de dois resíduos de cisteínas. Esse tipo de ligação covalente pode, por exemplo, ligar duas cadeias polipeptídicas, formando um dímero.

    Ligações dissulfeto nas proteínas resultam da oxidação de dois resíduos de cisteínas.

    O restante está correto. Cada cadeia (poli)peptídica corresponde a um monômero. Cada cadeia ou monômero possui estruturas primária, secundária e terciária características. Proteínas com mais de uma cadeia polipeptídica formam uma estrutura quaternária, em que cada cadeia corresponde a uma subunidade.

    Subunidade = monômero.

    União de 2 monômeros (subunidades) = dímero.


ID
1703989
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma solução hipertônica contém:

Alternativas
Comentários
  • Solução hipertônica ou hipertónica é a solução em que a concentração de soluto "a" é maior que a concentração "b" de uma outra solução, separada da solução "a" por uma membrana semipermeável. - wikipedia

    não entendo pq a resposta é a letra b. já notifiquei erro e não foi corigido. 

  • gostaria de uma explcação também de onde esta o erro de jeito nenhum a B esta certa

  • ai q susto tava me sentindo a pior pessoa do mndo agora.

  • Nossa até assustei

  • Pelo amor...Quer matar o concurseiro, pô!

  • Essa questão devia ter sido anulada.


ID
1704490
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir.

I. A tendência de um aminoácido livre que possua uma cadeia lateral como –COOH liberar um próton (pK) é a mesma se este aminoácido estiver em solução ou fizer parte de uma cadeia polipeptídica em uma proteína.

II. Modificações pós traducionais tais como fosforilação, acetilação, ubiquitinação e sumolução podem regular a atividade e a degradação das proteínas.

III. Em um organismo, cujo genoma já tenha sido sequenciado e disponível para consulta, podemos identificar um gene mutante responsável por um fenótipo específico através de mutações induzidas por agentes mutagênicos ou por mutações inseridas através de mutagênese.

Assinale: 

Alternativas

ID
1733566
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante a aula, a professora apresentou aos alunos uma receita de bolo, e pediu-lhes que trouxessem os ingredientes para a aula seguinte, mas que seguissem à risca suas instruções. Se todos acertassem a tarefa, o bolo seria assado no refeitório da escola.

                                 Bolo de frutas secas e pinhões
                                   
                                     1 kg de farinha de trigo.
                                     100g de fermento biológico.
                                     200g de manteiga.
                                     200g de açúcar.
                                     15g de mel.
                                     8 gemas.
                                     10g de sal.
                                     200g de frutas cristalizadas.
                                     200g de uvas-passas.
                                     200g de castanhas-de-caju.
                                     200g de pinhões cozidos.
                                     3 copos de leite.
                                     1 pitada de canela em pó.

A Maria, pediu que trouxesse ingredientes de origem mineral, e ela trouxe o sal e a canela.

A João, pediu que trouxesse produtos produzidos por gimnospermas e angiospermas, e ele trouxe a farinha de trigo, as frutas cristalizadas e as uvas-passas.

A Pedro, pediu que trouxesse dois produtos de origem animal, e ele trouxe os ovos e o fermento biológico.

A Mariana, pediu que trouxesse produtos derivados de outras partes do vegetal, que não o fruto, e ela trouxe o açúcar, as castanhas-de-caju e os pinhões.

A Felipe, pediu que trouxesse produtos naturais e livres de colesterol, e ele trouxe o mel, o leite e a manteiga.

Pode-se dizer que:

Alternativas
Comentários
  • A Maria, pediu que trouxesse ingredientes de origem mineral, e ela trouxe o sal e a canela (Origem Vegetal).

    A João, pediu que trouxesse produtos produzidos por gimnospermas (ele deveria ter trago os pinhões) e angiospermas, e ele trouxe a farinha de trigo, as frutas cristalizadas e as uvas-passas.

    A Pedro, pediu que trouxesse dois produtos de origem animal, e ele trouxe os ovos e o fermento biológico (realizados por leveduras chamadas cientificamente de Saccharomyces cerevisiae, um organismo eucariota unicelular que pertence ao reino dos Fungos.

    A Mariana, pediu que trouxesse produtos derivados de outras partes do vegetal, que não o fruto, e ela trouxe o açúcar, as castanhas-de-caju (fruto verdadeiro do cajueiro) e os pinhões.

    A Felipe, pediu que trouxesse produtos naturais e livres de colesterol, e ele trouxe o mel, o leite e a manteiga. Alimentos são especialmente de origem animal.


ID
1747720
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Aminoácidos, nucleotídeos, monossacarídeos e ácidos graxos são monômeros básicos utilizados, respectivamente, na formação das seguintes macromoléculas:

Alternativas
Comentários
  • Proteínas (formadas por monomeros de amoniácidos)

    Ácidos Nucleicos (formados por monomeros de nucleotideos)

    Carboidratos (formados por monomeros de monossacarideos)

    Lipideos (formados por cadeias de acidos graxos)

  • Os componentes químicos da célula podem ser divididos em inorgânicos: a água e os sais minerais; e orgânicos: os glicídios, os lipídios, as proteínas, as enzimas, as vitaminas e os ácidos nucleicos. A água corresponde a cerca de 70% do peso do ser humano, é um ótimo solvente de substâncias iônicas e possui a capacidade de absorver e perder grandes quantidades de calor. Os sais minerais aparecem dissolvidos na forma de íons, formando cristais e combinado com moléculas orgânicas. 
    Os glicídios (carboidratos ou açúcares) fornecem a energia que o ser vivo utiliza a partir da oxidação do alimento. Eles podem ser monossacarídeos, dissacarídeos, e polissacarídeos. Os lipídios (gorduras e óleos) são uma eficiente reserva de energia e os mais comuns são chamados de ácidos graxos, podendo ser glicerídios, cerídios e fosfolipídios. As proteínas são formadas pela união de aminoácidos e são componentes fundamentais no funcionamento do organismo. As enzimas são proteínas que atuam como catalisadores, diminuindo a necessidade de energia de ativação. As vitaminas (lipossolúveis ou hidrossolúveis) são nutrientes reguladores, controlando as reações químicas do corpo. Os ácidos nucleicos são compostos pelo encadeamento de grande número de nucleotídeos, como o DNA e RNA. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)



    Na sequência, aminoácidos, nucleotídeos, monossacarídeos e ácidos graxos correspondem a:
    a) proteínas (aminoácidos), carboidratos (monossacarídeos), ácidos nucleicos (nucleotídeos) e lipídios (ácidos graxos). Incorreta.
    b) proteínas (aminoácidos), ácidos nucleicos (nucleotídeos), carboidratos (monossacarídeos) e lipídios (ácidos graxos). Correta.
    c) ácidos nucleicos (nucleotídeos), carboidratos (monossacarídeos), proteínas (aminoácidos) e lipídios (ácidos graxos). Incorreta.
    d) ácidos nucleicos (nucleotídeos), proteínas (aminoácidos), carboidratos (monossacarídeos) e lipídios (ácidos graxos). Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra B.

ID
1753630
Banca
PUC - GO
Órgão
PUC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

TEXTO 3

                              A dor do mundo

      Eu não queria sair do meu brinquedo. Eu escrevia versos na areia na clara areia sob a paineira frondosa ou pensava mundos com a mão enquanto mexia com a terra. Eram formas de nada que acabavam compondo seres estranhos, animais de outro mundo, fantasmas, tudo o que a areia podia fornecer às minhas mãos de oito anos. Mas mãos de oito anos já suportam a alça de um balde com água, ou um feixe de gravetos para ajudar a fazer fogo no fogão a lenha. Mãos de oito anos já podem fazer coisas concretas, como tirar água da cisterna se o balde não for muito grande. Elas não servem apenas para criar mundos com terra molhada ou escrever poemas na areia seca. Não se pode dizer que é feio ser pobre, mas não há como negar que a pobreza dói. E essa dor sentida pelo adulto é intuída pela criança das mais variadas formas. Todas elas repousam na intrincada natureza do não. Era tão simples o meu modo de brincar. Do que vivenciei na infância, ficaram os mais puros fios de tristeza. As alegrias ficaram nas intenções de ser. As mais puras veias de dor. As sensações de não compreensão por estar ali, fazendo o quê? O que fazia ali, um menino com dor de ter de ficar ali, no canto do mundo, mirando e mirando as coisas em si? Todas elas ali, do mesmo jeito do monte de lenha, ou das galinhas no terreiro que aprendi desde cedo a entender sua forma enigmática de olhar o mundo. Elas olhavam ao ar como se vissem algo que pudesse anunciar um estranhamento qualquer com que se devesse ter cuidado. O universo das galinhas é uma espécie de síntese crucial da humanidade. Uma de minhas obrigações era colher os ovos nos ninhos esparramados pelo quintal. Eu gostava e não gostava de fazer esse trabalho. De procurar eu gostava. Os ninhos ficavam bem escondidos e arquitetonicamente perfeitos. Eram construídos em espaços difíceis. Ao construírem seus ninhos, as galinhas optam pelo difícil, como os bons poetas. Suas escolhas se apresentam desde a topologia do lugar onde constroem até o detalhamento, a perfeição na elaboração do ninho. Havia ninhos que ficavam suspensos em filetes secos, ramos complexos, espaços abertos. Havia ninhos que ficavam suspensos e presos por poucos ramos. Mas ficavam muito bem protegidos. Encontrá-los era uma emoção, era uma quase de felicidade. Sempre era nova a sensação. Se acontecesse da galinha estar no ninho, eu me afastava rapidamente e da maneira mais delicada possível. Ela poderia se assustar e aquele era um momento mágico. Eu só me aproximava do ninho, na ausência da galinha. Daí, ao ver aquilo, como se fosse a primeira vez que eu via um ninho e ainda mais precioso, como se fosse a primeira vez que eu visse um ninho de galinha com ovos, então eu ficava a contemplar por um tempo, sem saber o que fazer a não ser olhar pro ninho e olhar pros ovos e olhar pro ninho com ovos e ficar olhando. A forma de composição era tão perfeita e tão bonita que minhas mãos não conseguiam tocar os ovos. Era a profunda sensação do proibido que me invadia. Na verdade, era uma espécie de crime o que a gente cometia. Imaginemos como a galinha se sentia ao ver o seu belo ninho quase completamente esvaziado. Eu deixava só um, o endez, para ela não abandonar o ninho. Era bom, por outro lado, encher de ovos o cestinho de vime e ir correndo mostrar pra minha mãe o meu grande feito. Algumas vezes, e isso era raro, surgia entre os ovos, uns dois ou três azuis. Era muito bonito e a gente mostrava pra todo o mundo. Esse universo de aves e ninhos é muito rico e muito próximo do processo de composição artístico. Guimarães Rosa mostrou isso de forma maravilhosa na sua narrativa Uns inhos engenheiros, criando uma analogia entre o processo de criação do ninho do pássaro e o poema lírico. Para mim, a relação era totalmente lúdica.

                                       (GONÇALVES, Aguinaldo. Das estampas. São Paulo: Nankin, 2013. p. 64-65.)

      Considere a informação retirada do Texto 3: “Uma de minhas obrigações era colher os ovos nos ninhos esparramados pelo quintal".

     O ovo de galinha é bem consumido na alimentação humana e apresenta proteínas, gordura, vitaminas A, D, E, K e B, cálcio, ferro e enxofre. O ovo de galinha pode ter pH superior a 7, chegando às vezes a 8 ou 9; tal valor de pH parece ter função antimicrobiana. A casca do ovo de galinha é rica em minerais, principalmente cálcio, importante para a saúde dos ossos.

Com relação a essas informações, assinale a única alternativa correta:





Alternativas
Comentários
  • a) Errado. Ca2+ e S1- (somente o calcio é um cation bivalente)

    b) Certo. KEDA (vits lipossolúveis)

    c) Errado. O pH é básico, segundo o conceito de Arrhenius (altas concetrações de OH- e não H+).

    d) Errado. Somente os lipideos são apolares (lipossolúveis ou hidrofobicos)

  • São aquelas solúveis em gordura e caracterizam-se por se acumularem no fígado e na gordura do corpo (tecido adiposo). Como exemplo de vitaminas lipossolúveis temos as vitaminas A, D, E e K.

  • K.E.D.A são vitaminas solúveis em lipídios!!!

ID
1795693
Banca
Prefeitura de Betim - MG
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Estados físicos da matéria ou fases são as diferentes formas de como uma substância pode se apresentar no espaço: sólido, líquido e gasoso. Em relação a esses estados, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
1804573
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em um primeiro experimento, um pedaço de maçã com cerca de 50 g foi triturado no liquidificador com 50 mL de água. A seguir, o material foi filtrado em gaze. Foi medido o pH do líquido filtrado e o resultado foi 7,0. Uma parte do filtrado, 10 mL, ao ser misturado com 10 mL de água oxigenada, à temperatura ambiente, resultou em uma reação química com formação de bolhas.

Foi realizado, então, um segundo experimento: uma bateria de 5 tubos de ensaio foi numerada de 1 a 5. Em todos os tubos, foram colocados 2 mL do líquido filtrado. 

• No tubo 1, mantido a 37  ºC, foram colocados 2 mL de água oxigenada;

• No tubo 2, mantido em geladeira a 2 ºC, foram colocados 2 mL de água oxigenada;

• O tubo 3 foi aquecido até a fervura e então foram colocados 2 mL de água oxigenada;

• No tubo 4, foram colocados 2 mL de uma solução concentrada de HCl e 2 mL de água oxigenada;

• No tubo 5, foram colocados 2 mL de uma solução concentrada de NaOH e 2 mL de água oxigenada.

Espera-se a formação de bolhas no(s) tubo(s)


Alternativas
Comentários
  • No item 3 concluo que a fervura cria bolhas?

  • segue uma experiência realizada com  água oxigenda, que pode ajudar a entender essa questão, do blog : http://pontociencia.org.br/experimentos/visualizar/catalase-em-acao-ou-nao/685

    Quando colocamos a água oxigenada no fígado observamos uma reação química acontecer. Observamos uma espuma que se forma devido à produção de gás oxigênio. Esse gás é produzido como produto da decomposição da água oxigenada H2O2 em H2O e O2. Mas para essa reação aconteça, como vemos no fígado, é necessária a presença de uma enzima. No fígado e em vários outros produtos como a batata inglesa, existe a enzima catalase, que atua e facilita a quebra do peróxido de hidrogênio. Essa quebra é importante para o corpo, pois a água oxigenada é uma substância tóxica para nossos tecidos e o produto formado é água e oxigênio, que não faz mal algum para nosso corpo.

    Quando adicionamos sumo de limão mudamos o pH do fígado e ao adicionarmos o peróxido de hidrogênio a reação caracterizada pela espuma não acontece pois a catalase, assim como todas as outras enzimas, tem um espectro de ação, ou seja, funcionam melhor em um determinado pH.  Por exemplo, a pepsina, enzima presente no estômago, funciona no pH em torno de 2, ou seja bastante ácido. O fígado tem pH em torno de 7. Por isso quando adicionamos o limão não acontece a reação de decomposição da água oxigenada. Variações extremas de pH provoca modificações estruturais nas enzimas. As mudanças no pH ou seja, na concentração de íons H+ e OH-, pode provocar repulsão de cargas da enzima e mudar a conformação enzimática, inativando a enzima. Quando adicionamos a água oxigenada no fígado cozido também não observamos a reação acontecer. Nesse caso a elevação da temperatura no momento do cozimento acarretou modificações na estrutura da enzima, provocando a desnaturação da proteína, inviabilizando assim sua ação.


ID
1837264
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em determinado experimento, uma amostra de células tumorais foi submetida a lise por ultrassom de alta potência na presença de ureia 8 mol/L, tampão Tris em pH 8,1, dodecil sulfato de sódio e ditiotreitol. O extrato obtido foi aplicado em sistema de eletroforese bidimensional em gel de poliacrilamida que foi submetido a coloração com prata. Dez dos pontos corados foram retirados do gel e submetidos a proteólise com tripsina, e os peptídios obtidos foram analisados por cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massa em série.

Com relação a esse experimento hipotético, julgue o próximo item.

Mesmo que os componentes celulares mencionados no experimento contenham compostos ácidos, o pH da solução aplicada no sistema de eletroforese será mantido em aproximadamente 8,1.

Alternativas
Comentários
  • Solução tampão é uma solução aquosa capaz de resistir a mudanças de pH quando ácidos ou bases são adicionados. Tampões são formados pela mistura de ácidos fracos e suas bases conjugadas em uma solução de pH próximo ao pKa do ácido.

    Acredito que seja por este fato, se eu estiver errada, por favor me corrijam!


ID
1837267
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em determinado experimento, uma amostra de células tumorais foi submetida a lise por ultrassom de alta potência na presença de ureia 8 mol/L, tampão Tris em pH 8,1, dodecil sulfato de sódio e ditiotreitol. O extrato obtido foi aplicado em sistema de eletroforese bidimensional em gel de poliacrilamida que foi submetido a coloração com prata. Dez dos pontos corados foram retirados do gel e submetidos a proteólise com tripsina, e os peptídios obtidos foram analisados por cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massa em série.

Com relação a esse experimento hipotético, julgue o próximo item.

A presença de dodecil sulfato de sódio favorece a transferência das proteínas mais hidrofílicas para a eletroforese por dificultar a formação de micelas.

Alternativas
Comentários
  • o SDS é um detergente que cobre as proteínas com carga negativa, e as deixa linearizadas e com a mesma carga líquida, favorecendo assim a separação das proteínas por peso molecular em vez de separação por carga elétrica.

  • O SDS é um detergente, que se liga às regiões hidrofóbicas das moléculas proteicas, causando seu desdobramento em cadeias estendidas.  Ele também carrega negativamente as proteínas, que ficam com a mesma carga líquida total, o que facilita a separação por tamanho das proteínas.


ID
1837270
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Acerca dos diferentes métodos para avaliação da atividade enzimática e de algumas unidades de medida neles empregadas, julgue o item que se segue.

Em um ensaio de atividade enzimática realizado para testar a influência de diferentes concentrações de um inibidor competitivo, é correto esperar que esse inibidor cause redução da velocidade máxima da reação catalítica.

Alternativas
Comentários
  • Os inibidores competitivos são aqueles que se assemelham ao substrato e, portanto, ocupam o sítio ativo. A ligação do inibidor não permite que o substrato se ligue ao sítio ativo da enzima, Porém, note que esse inibidor é REVERSÍVEL. Dessa forma, se aumentarmos a concentração de substrato, podemos "reverter" esse quadro inibitório. Ou seja, com altas concentrações de substrato, pode-se atingir a Vmáx .

    Os inibidores não-competitivos são aqueles que não se assemelham ao substrato e, portanto, ocupam um sítio diferente do sítio ativo. A ligação do inibidor permite que o substrato se ligue ao sítio ativo da enzima, mas não ocorre reação com formação de produto. Mesmo sendo um inibidor REVERSÍVEL, o aumento da concentração de substrato nunca "reverte" o quadro inibitório. Ou seja, mesmo com altas concentrações de substrato, não é possível atingir a Vmáx.

     

    Quando o inibidor for COMPETITIVO, o que muda nas constantes cinéticas é o valor de Km determinado experimentalmente. Mas, ATENÇÃO, isso não significa que o inibidor está alterando a afinidade da enzima pelo substrato. Essa é uma mudança APARENTE, pois é necessário que se use mais substrato para se atingir a velocidade máxima de reação.

    No caso de inibidores NÃO-COMPETITIVOS, nunca será atingida Vmáx. Como o inibidor não afeta o sítio ativo como um todo, a afinidade da enzima pelo substrato é mantida e Km não se altera. Não se atinge a velocidade máxima.

    Há outro caso de inibidor, que atua de forma semelhante ao não-competitivo por não se ligar ao sítio ativo. Nesse caso, são alterados tanto Km (aumenta) como Vmáx (diminui). Essa é a INIBIÇÃO MISTA.

  • Não entendi, pq a questão não fala em aumento de substrato, então ficou subtendido que seria a mesma quantidade para diferentes concentrações do inibidor. Mas, posso não tenha compreendido o enunciado...


ID
1846585
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBM-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

  • Relacione adequadamente as colunas a seguir.

    (Considere que alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez.)

    1. Dissacarídeo.     (     ) Amido.

    2. Hexoses.            (     ) Lactose.

    3. Pentoses.           (     ) Frutose.

    4. Polissacarídeo   (     ) Ribose.

  •                                (     ) Glicogênio.

                                   (     ) Maltose.


    A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Amido é um carboidrato constituído principalmente de glicose com ligações glicosídicas. Este polissacarídeo é produzido pelas plantas verdes servindo como reservatório de energia.

     

    lactose é o açúcar presente no leite e seus derivados. É um hidrato de carbono, mais especificamente um dissacarídeo, que é composto por dois monossacarídeos: a glicose (monossacarídeo - hexose) e a galactose (monossacarídeo - hexose).

     

    Frutose, também conhecida como açúcar das frutas, é um monossacarídeo (C6H12O6), com os carbonos dispostos em anel, muito encontrado em frutas, é monossacarídeo formado por uma cadeia de seis átomos de carbono (Hexose). Sua fórmula geral é C6H12O6. Sua principal função é produzir energia.

     

    ribose, também denominada D-Ribose, é um carboidrato monossacarídeo pentose. Faz parte da estrutura do RNA e de diversos nucleosídeos relacionados com o metabolismo: ATP (adenosina trifosfato), GTP (guanosina trifosfato), NADH (nicotinamida adenina dinucleotídeo), entre outros.

     

    glicogênio é um polissacarídeo e a principal reserva energética nas células animais e bactérias como as cianobactérias, antigamente chamadas de algas azuis, encontrado, principalmente, no fígado e nos músculos. Geralmente também é encontrado nos fungos, sendo neste caso, a principal substância de reserva.

     

    Maltose é um dissacarídeo redutor composto da junção de uma molécula de α-D- glicose e outra de β-D-glicose, através de uma ligação O-glicosídica. Ela é o primeiro produto obtido durante a digestão do amido pela alfa-amilase, sendo depois quebrada e transformada em glicose. Maltose é encontrada em vegetais, e tem função energética. É também chamada de açúcar de malte de cereais. A maltose é o principal componente do malte, usado na fabricação de cerveja.

     

    fonte:wiki

     

  • Pentoses( monossacarídeos com 5 átomos de carbono )

    > ribose

    > desoxirribose

    Hexoses ( monossacarídeos com 6 átomos de carbono)

    >glicose

    >frutose

    >galactose

    Dissacarídeos ( são oligossacarídeos com 2 até 10 monossacarídeos interligados)

    > maltose

    > sacarose

    >lactose

    Polissacarídeo ( polímeros de monossacarídeos)

    > amido

    >glicogênio

    >celulose

    >quitina

    [...]

    Bizu : os monossacarídeos e oligossacarídeos ( até 10 mono) termina em [-ose]

    LETRA D

    APMBB

  • Dica

    Carb. estruturais

    Vegetais: Celulose

    Artrópodes: Quitina

    Carb. Armazenamento:

    Vegetais: Amido

    Animais: Glicogênio


ID
1859113
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Canavieira - PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa que traz na sequência correta, os termos que preenchem as lacunas do texto.

“A estrutura básica de um aminoácido corresponde a um .........................ligado a um hidrogênio, a um ............................., a um ..........................e a um grupo lateral denominado ...................”.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa C

     

    Aminoácidos são compostos quaternários de carbono (C), hidrogénio (H), oxigénio (O) e nitrogénio (N) - às vezes contêm enxofre (S), como a cisteína. A ESTRUTURA GERAL dos aminoácidos envolve um grupo amina e um grupo carboxila, ambos ligados ao carbono α (o primeiro depois do grupo carboxilo). O carbono α também é ligado a um hidrogénio e a uma cadeia lateral, que é representada pela letra R.

    O grupo R determina a identidade de um aminoácido específico. A fórmula bidimensional mostrada aqui pode transmitir somente parte da estrutura comum dos aminoácidos, porque uma das propriedades mais importantes de tais compostos é a forma tridimensional, ou estereoquímica. Os aminoácidos são classificados em polares, não-polares e neutros, dependendo da natureza da cadeia lateral.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Amino%C3%A1cido


ID
1859116
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Canavieira - PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A água, molécula unida pelas pontes de hidrogênio, possui propriedades como coesão, tensão superficial e adesão. A coesão, que é a atração entre as moléculas de água no estado líquido é responsável pelo fenômeno chamado:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa A

     

    Tensão superficial é um efeito físico que ocorre na interface entre duas fases químicas. Ela faz com que a camada superficial de um líquido venha a se comportar como uma membrana elástica. Esta propriedade é causada pelas forças de coesão entre moléculas semelhantes, cuja resultante vetorial é diferente na interface. Enquanto as moléculas situadas no interior de um líquido são atraídas em todas as direções pelas moléculas vizinhas, as moléculas da superfície do líquido sofrem apenas atrações laterais e internas. Este desbalanço de forças de atração que faz a interface se comportar como uma película elástica como um látex.

    Por causa da tensão superficial, alguns objetos mais densos que o líquido podem flutuar na superfície, caso estes se mantenham secos sobre a interface. Este efeito permite, por exemplo, que alguns insetos caminhem sobre a superfície da água e que poeira fina não afunde. A tensão superficial também é responsável pelo efeito de capilaridade, formação de gotas e bolhas, e imiscibilidade entre líquidos polares e apolares (separação de óleo e água).

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tens%C3%A3o_superficial


ID
1893289
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Foi realizado o seguinte experimento: duas gotas de água foram pingadas em uma garrafa de 2 litros totalmente seca. A garrafa foi fechada hermeticamente e posta ao sol. Após um tempo, as gotas de água desapareceram. Mais 5 gotas foram, então, adicionadas. Também desapareceram depois de um tempo. Então, 10 gotas foram adicionadas; após um longo tempo da garrafa ao sol, ainda havia água líquida na garrafa. Qual a explicação para isso?

Alternativas
Comentários
  • Questão do tipo "mais certa" ou "menos errada".


ID
1912189
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre as características intrínsecas das moléculas constituintes dos sistemas biológicos, analise as proposições, coloque entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) As biomoléculas são constituídas de elementos químicos que integram a matéria não viva.

( ) A estrutura química e a organização das biomoléculas conferem propriedades especiais que as distinguem da matéria não viva.

( ) Uma característica fundamental das biomoléculas é sua plasticidade, expressa em diferentes funções a partir de arranjos moleculares distintos.

Alternativas
Comentários
  • Biomoléculas são moléculas sintetizadas por seres vivos e que participam da estrutura e dos processos bioquímicos dos organismos. Vitaminas, carboidratos, lipídios e proteínas são constituídas por biomoléculas.

     

    Na sua maioria, são compostos orgânicos, cujas massas são formadas em 99,0% de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio (azoto). Seu principal componente é o carbono, que é capaz de formar quatro ligações.

     

    São componentes fundamentais dos organismos vivos. A maioria delas são macromoléculas, ou seja, moléculas grandes e com estrutura bastante complexa.

    Cada biomolécula é composta de subunidades que determinam características estruturais e arranjos específicos dentro da célula. Quando reunidas e devidamente organizadas essas moléculas interagem de modo a conferir as características dos seres vivos.

     

    fonte: wiki e todomateria.com.br

  • Não entendi! Para mim, a primeira e segunda afirmativas se contradizem!! Como podem as duas serem verdadeiras???


ID
1927657
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação a proteínas e enzimas, julgue o item que se segue.

Considere que uma determinada enzima hidrolase possua uma mutação gênica que resulte na substituição de um aminoácido em seu sítio catalítico. Considere, ainda, que tenham sido determinados os parâmetros cinéticos da enzima sem a mutação e com a mutação cujos os valores são mostrados abaixo, usando-se para isso, o substrato X.

Enzima sem mutação:

Km = 14,0 µM, kcat = 98,0 s-1 e kcat/Km = 7,0 µM-1 s-1

Enzima com hipotética mutação:

Km = 6,0 µM, kcat = 78 s-1 e kcat/Km = 13,0 µM-1 s-1

Nesse caso, é correto concluir que a enzima com mutação realizada apresentou melhor eficiência catalítica.

Alternativas
Comentários
  • Km = 14,0 µM, kcat = 98,0 s-1 e kcat/Km = 7,0 µM-1 s-1

    Enzima com hipotética mutação:

    Km = 6,0 µM, kcat = 78 s-1 e kcat/Km = 13,0 µM-1 s-1

    Nesse caso, é correto concluir que a enzima com mutação realizada apresentou melhor eficiência catalítica.

    Perfeito!

    Dividindo o  kcat = 78/Km = 6,0 µM =  kcat/Km = 13,0 µM-1 s-1, sendo maior do que kcat/Km = 7,0 µM-1 s-1, logo melhora a eficiência catalítica!

  • Gabarito Certo.

    .

    kcat/Km, é uma medida de quão eficientemente uma enzima converte substrato em produto em baixas concentrações de substrato.

    No exemplo dado, percebe-se que a enzima com mutação é mais eficiente que a enzima sem mutação.


ID
1927660
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação a proteínas e enzimas, julgue o item que se segue.

Proteínas podem apresentar ligações do tipo dissulfeto como resultado da redução de dois resíduos de cisteínas. Esse tipo de ligação covalente pode, por exemplo, ligar duas cadeias polipeptídicas, formando um dímero.

Alternativas
Comentários
  • Pegadinha bem feita!

    É importante relembrar que a reação de redução quebra a ligação dissufeto, e não forma uma ponte, como afirma a questão.

    Logo, a questão estaria correta se fosse escrito: 

    Proteínas podem apresentar ligações do tipo dissulfeto como resultado da OXIDAÇÃO de dois resíduos de cisteínas. Esse tipo de ligação covalente pode, por exemplo, ligar duas cadeias polipeptídicas, formando um dímero.

  • Gabarito Errado.

    .

    Ponte dissulfeto é uma das quatro forças que estabilizam as proteínas em sua estrutura terciária. A ponte dissulfeto é formada entre dois resíduos de cisteína, por uma reação de oxidação catalisada por enzimas específicas.


ID
1952500
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Algumas proteínas contêm grupos químicos além de aminoácidos, os quais ficam permanentemente associados a elas. Essas proteínas são denominadas

Alternativas
Comentários
  • caseína   fosfoproteína

    hemoglobina  metaloproteína

  • e) conjugadas; são exemplos comuns a caseína do leite e a hemoglobina.

     

     

    Proteínas simples - são as proteínas que por hidrólise total resultam de aminoácidos como os únicos produtos.

     

     

    Proteínas conjugadas - são proteínas complexas que contêm componentes químicos permanentemente associados, além dos aminoácidos. A porção não-aminoácido de uma proteína conjugada é denominada de grupo prostético.

     

     

    Proteínas derivadas - são conseguidas graças a processos de degradação de proteínas simples ou conjugadas.


ID
1975261
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Proteínas são biomoléculas constituídas por uma ou mais cadeias de aminoácidos. No que se refere às características das proteínas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Estrutura da proteína

    Estrutura primária: Ligações peptídicas, está na sua forma linear

    Estrutura secundária: ligações de hidrogênio entre as cadeias peptídicas, nessa estrutura já ocorre o dobramento da estrutura primária, as estruturas secundárias básicas são: alfa hélice, folhas beta pregueadas.

    * é a prolina que induz a torção de 180º da cadeia

    Estrutura terciária: consiste em dobramentos da estrutura secundária. Surgem os sítios ativos das enzimas (local de ligação do substrato), ligação por forças de tração ou repulsão eletrostática, ponte de H, forças de van der wals, pontes de dissulfeto, é a conformação tridimensional das cadeias polipeptídicas.

    Estrutura quaternária: União de várias cadeias proteicas.

  • São conhecidos, pelo menos, quatro níveis de estruturas proteicas: estrutura primária, estrutura secundária, estrutura terciária e estrutura quaternária.

    A estrutura primária é formada pelos resíduos de aminoácidos conectados em uma cadeia polipeptídica por ligações peptídicas ou dissulfeto. Diz respeito a sequência de resíduos de aminoácidos, que podem variar consideravelmente em determinadas regiões ou se manter constante em regiões críticas, essenciais às funções de uma determinada proteína.

    Tanto as estruturas secundária quanto terciária referem-se ao arranjo espacial de uma proteína.

    Todavia, na estrutura secundária, esse arranjo espacial é dos átomos da cadeia principal, dos aminoácidos que estão adjacentes em um segmento, sem considerar a conformação de suas cadeias laterais ou sua relação com outros segmentos. Ex: hélices alfa e conformações beta, as quais ocorrem em virtude da formação de ligações de hidrôgenio.

    A estrutura terciária descreve o arranjo espacial de alcance mais longo da sequência de aminoácidos, descrevendo todos os aspectos do dobramento tridimensional de um polipeptídeo. Aminoácidos que estão bem distantes na sequência polipetídica e em diferentes tipos de estruturas secundárias podem interagir na estrutura da proteína completamente dobrada. As posições terciárias são mantidas por diferentes tipos de interações fracas (algumas por ligações covalentes).

    A estrutura quaternária ocorre em proteínas com duas ou mais cadeias polipetídicas, as quais podem sofrer rearranjos em complexos tridimensionais.


ID
1975264
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os carboidratos são as biomoléculas de maior quantidade no mundo. Considerando que eles são divididos em três classes principais, monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos, é correto afirmar que constituem cada uma dessas classes, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • sacorose = glicose + frutose

  • Conhecemos principalmente os dissacarídeos, mas é apenas uma das classificações dos oligossacarídeos, que são açucares formados pela união de 2 a 6 monossacarídeos.

  • Monossacarídeos e oligossacarídeos terminam em “-ose”.

    Monossacarídeos

    • Pentoses: ribose; desoxirribose
    • Hexoses: glicose; frutose; galactose

    Oligossacarídeos

    • Dissacarídeos: maltose; lactose; sacarose

    Polissacarídeos

    • amido; celulose; glicogênio.

    LETRA B

  • Acho que a questão quis confundir colocando o nome de dextrose, que tbm é chamado de glicose.


ID
1982044
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As proteínas são macromoléculas resultantes da desidratação de aminoácidos. Todos os aminoácidos encontrados nas proteínas são α‐aminoácidos que apresentam um grupo de carboxila e um grupo de amino, ligados ao mesmo átomo de carbono. Esses aminoácidos se diferem entre si pelo grupo R, os quais variam em estrutura, tamanho e carga elétrica e influenciam a solubilidade do aminoácido em água. Dos aminoácidos descritos a seguir, quais são do grupo R aromáticos?

Alternativas
Comentários
  • Fonte: http://bioquimica-basica.blogspot.com.br/2007/09/aminocidos-e-protenas-i.html

  • D


ID
2069770
Banca
CIAAR
Órgão
CIAAR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Qual é a enzima, integrante de um grupo de enzimas relacionadas como catalisadoras da mesma reação, que possui estrutura molecular diferente e se caracteriza pelas diversas propriedades físicas, bioquímicas e imunológicas?

Alternativas

ID
2103139
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ao contrário do que considera o senso comum, o excesso de vitaminas também pode provocar danos ao metabolismo humano.
Em relação às vitaminas que, em excesso, podem causar prejuízos graves, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • As vitaminas podem ser classificadas em:

    Hidrossolúveis (solúveis em água) e Lipossolúveis (solúveis em gorduras).

    As vitaminas hidrossolúveis, podem ser absorvidas com mais facilidades, porém, podem ser eliminadas com maior facilidade também (urina,transpiração...) aumentando o risco de doenças causada pela carencia das mesmas (hipovitaminose).

    As vitaminas lipossolúveis, em comparação com as lipossoúveis, são absorvidas em quantidades menores, porém, ficam armazenadas no fígado, diminuindo a eliminação, podendo gerar um excesso no organismo (hipervitaminoses)

  • A hipervitaminose pode levar a um quadro de intoxicação. O quadro clínico depende da vitamina envolvida na intoxicação. No caso da vitamina A, a pele fica ressecada, surgem dores ósseas e nas articulações, tonturas, queda de cabelos e náuseas. Já a vitamina B1 causa queda na frequência respiratória, convulsões e até morte — alerta a endocrinologista Myrna Campagnoli, do Lâmina Diagnósticos por Imagem.

    http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/noticia/2012/11/vitaminas-em-excesso-sao-prejudiciais-e-podem-causar-ate-morte-3941095.html

  • Gabarito: D. Hipervitaminoses são bem descritas com relação às vitaminas lipossolúveis.


ID
2124142
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O termo vitamina é empregado para substâncias orgânicas necessárias em pequenas quantidades para as atividades metabólicas de um organismo. Conseguimos suprir nossas necessidades de vitaminas diárias com uma alimentação variada. Os sintomas de uma pessoa com deficiência de uma dessas vitaminas hidrossolúveis são lesões na mucosa intestinal, com hemorragias, sangramento das gengivas e fraqueza.
Assinale a alternativa que apresenta essa vitamina.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito sugere letra C

  • A doeça citada refere-se ao escorbuto, que é resultado da carência da vitamina C (ácido ascórbico), que é uma vitamina hidrossolúvel (solúvel em água)

  • Gab. C

    Vitaminas hidrossolúveis: B e C


ID
2124151
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na composição de todos os seres vivos encontram-se as proteínas. As proteínas originam-se dos seres vivos e sua presença em qualquer tipo de matéria indica que essa é ou já foi um ser vivo, ou uma substância produzida por um ser vivo. Com relação às proteínas analise as afirmações abaixo.
I. A acumulação de proteínas mal enoveladas pode causar doenças amiloides, entre as quais a doença de Alzheimer.
II. Existem nas proteínas 20 aminoácidos principais.
III. A hemoglobina é uma proteína de transporte de oxigênio e monóxido de carbono.
IV. Os anticorpos são proteínas presentes no sangue, as principais são as chamadas imunoglobulinas.
V. As purinas e as pirimidinas formam polímeros chamados glicoproteínas.
Assinale a alternativa que contém as afirmações CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito sugere letra C

  • c) I, II, III, IV

    Importante!

    Amiloidose é o acúmulo proteico anormal em diversos órgãos e tecidos celulares. Pode ser de origem genética (primária) ou consequência de doenças inflamatórias (secundária). Frequentemente afeta o coração, rins, fígado, baço, sistema nervoso e do trato gastrointestinal prejudicando sua função.

    https://www.infoescola.com/doencas/amiloidose/

    Purinas são bases nitrogenadas que compõem o nucleotídeo. Adenina (A) e Guanina (G) são purinas que, por ponte de hidrogênio, se ligam às pirimidinas Timina (T) e Citosina (C), respectivamente. Geralmente são pouco solúveis em água de pH neutro e bastante abundantes na natureza, uma vez que metade das bases do DNA são purinas.

    https://www.infoescola.com/bioquimica/purinas/


ID
2176708
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Qual é o nome do processo que transforma a água da atmosfera em chuva?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C.

    Condensação é a mudança do estado gasoso para o estado líquido. Também chamada de liquefação, é o processo inverso da vaporização. Para que o vapor sofra condensação é necessário que ocorra ou uma redução na sua temperatura ou um aumento na pressão a que está submetido.

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/liquefacao-ou-condensacao/#:~:text=Condensa%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9%20a%20mudan%C3%A7a%20do%20estado%20gasoso%20para%20o%20estado%20l%C3%ADquido.&text=Reduzindo%20o%20espa%C3%A7o%20entre%20as,l%C3%ADquido%20bem%20gelado%20ou%20gelo.


ID
2176723
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A propriedade da água de ter atração entre as suas moléculas é chamada de

Alternativas
Comentários
  • As ponte de hidrogênio mantêm as moléculas unidas entre umas às outras, fenômeno conhecido como adesão.

    Gabarito:E

  • Uma agulha boiando


ID
2257795
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas sentenças abaixo sobre radical livre.
( ) O termo radical livre refere-se ao átomo ou molécula altamente reativo, que contêm número ímpar de elétrons em sua última camada eletrônica
( ) Os radicais livres provocam ou são resultado das reações de óxido-redução.
( ) Os radicais livres raramente são encontradas em sistemas biológicos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Os radicais livres são espécies (um átomo, uma molécula, um íon) que contêm elétron, desemparelhados, em contraste com a grande maioria das moléculas que constituem o mundo físico e biológico (organismos vivos). Por isso, a maiores deles é reativa e sobrevive pouco tempo no organismo.

    Os radicais livres são produzidos naturalmente pelo nosso organismo como resultado de reações metabólicas essenciais para a vida. Por isso, podemos dizer que não conseguimos viver sem eles! Portanto, a produção de radicais livres é um processo natural, mas que em excesso começa a trazer danos às células e à saúde.


ID
2298829
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

São elementos inorgânicos abundantes nos seres vivos

Alternativas
Comentários
  • Os compostos inorgânicos mais abundantes dos seres vivos são: carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N), fósforo (P) e enxofre (S).

    Resposta: B

  • Vimos que para uma molécula ser orgânica, ela necessita de Carbono (C) em sua composição. Porém, a questão trata de elementos químicos, logo, compostos por apenas um átomo.

    Vamos analisar as alternativas.

    A) o hidrogênio, o fósforo e o flúor: Guardou aquela palavrinha em seu coração? Se sim, iremos utilizá-la agora.

    S H O N P S: O flúor não faz parte dos elementos mais abundantes dos seres vivos, logo, alternativa errada.

    B) o hidrogênio, o nitrogênio e o oxigênio: S H O N P S: Essa é a nossa alternativa correta. 

    C) o fósforo, o carbono e o arsênio: Opa, o arsênio não faz parte dos nossos 6 elementos. 

    D) o manganês, o cobre e o zinco: Errada! Nenhum desses componentes fazem parte do nosso conjunto. 

    E) o oxigênio, o carbono e o zinco: Errada! Apesar de ser importante, o zinco não faz parte dos 6 elementos mais abundantes. 

    Portanto, alternativa B está correta.  

  • Não entendi! A pergunta é sobre elementos INORGÂNICOS ... se os elementos "CHONPS" estão presentes na maioria dos seres vivos, se constituem em elementos ORGÂNICOS .... pelo que pesquisei ... composto inorgânico pode ter átomos ou moléculas de pelo menos dois elementos diferentes, e que não contenha em sua estrutura átomos de carbono formando cadeias e ligados ao hidrogênio. Compostos inorgânicos contêm metais ou hidrogênio combinado com um não-metal ou um grupo de não metais. A resposta é a B mesmo?

  • Lembrar do CHONPS CARBONO HIDROGÊNIO OXIGÊNIO NITROGÊNIO FÓSFORO ENXOFRE
  • Qual é a substância inorgânica mais abundantes nos seres vivos?

    R.: A água (H2O)

    Logo, a resposta da questão deve apresentar os elementos: H, O e mais algum dos elementos do "CHONPS".

    Por isto, alternativa correta: B.

  • Inorgânico = CHON

    Orgânico= CHON + SP


ID
2298832
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As proteínas são componentes orgânicos fundamentais encontrados em todos os seres vivos, tanto que, inicialmente, acreditava-se que eram as moléculas responsáveis pela hereditariedade. No que se refere às proteínas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Uma proteína pode ser formada a partir de diversos genes. CORRETA-  uma proteína pode ser formada por mais de uma cadeia polipeptídica, que podem ser provenientes de diferentes genes

     b) As enzimas são proteínas que formam a matéria-prima constitutiva da célula. ERRADO - as proteínas é que formam a matéria-prima constitutiva da célula

     c) Proteínas produzidas por um mesmo gene terão sempre a mesma sequência de aminoácidos. ERRADO - o transcrito primário dos genes sofre splicing alternativo que pode originar diversas proteínas, provenientes de um mesmo gene

     d) Os organismos são autossuficientes na síntese dos aminoácidos necessários para a síntese proteica. ERRADO - o ser humano não produz os aminoácidos essenciais, que devem ser adquiridos da alimentação

     e) Proteínas são constituídas de uma cadeia polipeptídica. ERRADO - não necessariamente, podem ser constituídas de mais de uma cadeia

  • Complementando o comentário da colega Leilane:

     

    Splicing alternativo (também conhecido como splicing diferencial) é um processo regulado durante a expressão gênica que resulta na codificação de múltiplas proteínas por um mesmo gene. Nesse processo, certos exons podem ser incluídos ou excluídos do RNAm produzido por tal gene. Consequentemente, as proteínas traduzidas dos RNAm que sofreram o splicing alternativo serão diferentes quanto às suas sequencias de aminoácidos e em certos casos até mesmo quanto às suas funções biológicas.Esse processo permite que o genoma humano sintetize muito mais proteínas do que as derivadas dos seus 20.000 genes codificadores de proteínas.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Splicing_alternativo

  • Questão muito confusa. Inclusive, pode destruir o raciocínio já constituído de um estudante que há muito tempo estuda. Mas entendi a questão.


ID
2332768
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A glicólise é uma série de reações que inicia o metabolismo da glicose em todas as células. Sobre a glicólise, é correto afirmar-se que

Alternativas
Comentários
  • a) é uma sequência de dez reações químicas separadas e catalisadas por enzimas. 

    b) CORRETA

    c) Os principais produtos da glicólise são 2 moléculas de piruvado. Além de duas moléculas de ATP, duas de NADH e duas de H2O.

    d) ocorre no citoplasma das células.  (O ciclo de krebs que acontece dentro da mitocôndria)

    e) converte uma molécula de glicose em DUAS molécula de piruvato.

  • A aula do professor Sérgio Araujo de farmacologia explica essa questão. Só procurar no you tube. Professor Sergio Araujo só ir na playlist. Tinha errado essa questão dai fui assistir a aula dele acertei.

  • A aula do professor Sérgio Araujo de farmacologia explica essa questão. Só procurar no you tube. Professor Sergio Araujo só ir na playlist. Tinha errado essa questão dai fui assistir a aula dele acertei.


ID
2335210
Banca
FUNCAB
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Praguicidas como os carbamatos são inibidores competitivos da enzima acetilcolinesterase, enquanto os organofosforados inibem esta mesma enzima de forma irreversível. Sobre a cinética da acetilcolinesterase é possível dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Km é inversamente proporcional à velocidade de reação. Organofosforado, por gerar ligação irreversível, bloqueia a reação por completo e não apenas reduz a velocidade. 

  • Na inibição reversível competitiva (organofosforados) ocorre o aumento do Km (afinidade da enzima pelo substrato está reduzida e estará competindo com o inibidor) e a vel.max não é alterada (pode ser alcançada com aumento de substrato).


ID
2358202
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Água e vida

O planeta Terra apresenta cerca de 70% de sua superfície coberta por água. Essa substância é a mais abundante na constituição da maioria dos seres vivos,podendo ser encontrada em porcentagens que variam de 70% a 95%. Do ponto de vista molecular, a água é constituída de um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio e sua fórmula molecular é simbolizada por H₂O. Usualmente, a água é chamada de solvente universal, sendo capaz de dissolver uma grande variedade de substâncias químicas que constituem as células vivas, como sais minerais, proteínas,carboidratos, gases, ácidos nucléicos e aminoácidos.

Internet: https://educacao.uol.com.br/ (com adaptações).

Com relação à água e aos múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item subsecutivo.


Embora seja considerada a substância mais abundante nos sistemas vivos, a água é um elemento que não constitui células ósseas do organismo humano.

Alternativas
Comentários
  • O osso é constituído aproximadamente por 70% de minerais, 20% de matriz orgânica e cerca de 10% de água, o que o diferencia de outros tecidos conjuntivos menos rígidos . RATH, N.C.; HUFF, G.R.; HUFF, E.W. BALOG, J.M. Factors regulating bone maturing and streght in poultry. Poulty Science. 79:1024-1032, 2000.

  • É impossível que não haja água nas células ósseas pois, por exemplo, o processo de respiraçao celular gera como resíduo a água, e as células ósseas realizam este processo.

    ERRADA.

  • Questão mal elaborada


ID
2358205
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Água e vida

O planeta Terra apresenta cerca de 70% de sua superfície coberta por água. Essa substância é a mais abundante na constituição da maioria dos seres vivos,podendo ser encontrada em porcentagens que variam de 70% a 95%. Do ponto de vista molecular, a água é constituída de um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio e sua fórmula molecular é simbolizada por H₂O. Usualmente, a água é chamada de solvente universal, sendo capaz de dissolver uma grande variedade de substâncias químicas que constituem as células vivas, como sais minerais, proteínas,carboidratos, gases, ácidos nucléicos e aminoácidos.

Internet: https://educacao.uol.com.br/ (com adaptações).

Com relação à água e aos múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item subsecutivo.

O fato de a água ser uma substância apolar sem carga elétrica explica o porquê de ela ser chamada de solvente universal.

Alternativas
Comentários
  • A água é polar.

  •  A molécula de água  é polar pelo fato de que há um compartilhamento desigual dos elétrons entre o átomo de oxigênio  e os átomos de hidrogênio . Isso se deve porque os elétrons se concentram mais sobre átomo de Oxigênio, uma vez que ele é muito mais eletronegativo do que os de hidrogênio.

  • A água é polar e possui carga elétrica.

    Gabarito: Errado.

  • A agua é polar

  • A molécula de água é polarizada, ou seja, apesar de ter carga elétrica total igual a zero, possui carga elétrica parcial negativa na região do oxigênio e carga elétrica parcial positiva na região de cada hidrogênio.


ID
2358208
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Água e vida

O planeta Terra apresenta cerca de 70% de sua superfície coberta por água. Essa substância é a mais abundante na constituição da maioria dos seres vivos,podendo ser encontrada em porcentagens que variam de 70% a 95%. Do ponto de vista molecular, a água é constituída de um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio e sua fórmula molecular é simbolizada por H₂O. Usualmente, a água é chamada de solvente universal, sendo capaz de dissolver uma grande variedade de substâncias químicas que constituem as células vivas, como sais minerais, proteínas,carboidratos, gases, ácidos nucléicos e aminoácidos.

Internet: https://educacao.uol.com.br/ (com adaptações).

Com relação à água e aos múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item subsecutivo.

Nos humanos a evaporação da água presente no suor é um exemplo das funções que a água desempenha na regulação da temperatura do corpo.

Alternativas