SóProvas


ID
1749316
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Tipo de organização em que os funcionários praticam a gestão do conhecimento, adquirindo e compartilhando continuamente novos conhecimentos e estão dispostos a aplicar esse conhecimento na tomada de decisões ou na realização de tarefas.

Alternativas
Comentários
  • Gab: C.

    Segundo Garvin, (1993) "uma organização de aprendizagem é aquela que tem a habilidade de criar, adquirir e transferir conhecimento e de modificar seu comportamento para refletir sobre novos conhecimentos e insights (p. 04)."


    Fonte: http://www.guiarh.com.br/p73.html


    O que é um insight e como ele surge? Autor Andre Lima - andre@eftbr.com.br

    De vez em quando alguém me pergunta o que seria exatamente um "insight", já que esta é uma palavra bem utilizada por muitos quando estão falando sobre autoconhecimento. Por isso vou explicar em detalhes.

    Ter um insight significar descobrir ou perceber algo que antes você não percebia, sobre si mesmo, ou sobre o funcionamento da vida, do mundo, do universo... Por exemplo: Em determinado momento você percebe que está se deixando manipular por alguém, e descobre que está permitindo que isso aconteça porque se sente culpado por algo que fez; sendo assim, está tentando compensar algo que antes nem se dava conta. Quando você percebe a situação, é como um despertar interior. Antes havia uma cegueira, e agora as coisas ficaram claras.


    Fonte: http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=32682




  • Gestão compartilhada está ligado a participação da sociedade como um todo no direcionamento dos esforços de um governo. Através dessa gestão participativa, visa garantir maior abrangência e eficiência nas politicas sociais e urbanas. O link abaixo possui um gráfico que explica bem: 

     http://gestaocompartilhada.pbh.gov.br/apresentacao

  • Esse assunto não tava no edital, hein...

  • O conceito de Organização de Aprendizagem ou Organização que Aprende foi introduzido, segundo Nonaka et al. (1997), por Peter Senge, no início dos anos 90 e têm recebido diversas interpretações, sendo utilizadas em diferentes situações e contextos.

    Senge (1998), conforme já foi dito, é considerado o introdutor da expressão Organização de Aprendizagem. Com uma abordagem sistêmica, ele sugere que o desenvolvimento de uma organização de aprendizagem pode ser viabilizado por meio de cinco elementos que denominou de disciplinas (pensamento sistêmico, modelos mentais, domínio pessoal, visão compartilhada, trabalho em equipe) e que são descritos a seguir:

    - Modelos mentais

    - Domínio pessoal

    - Visão compartilhada

    - Trabalho em equipe

    - Pensamento sistêmico

    Segundo o autor, essas disciplinas devem ser desenvolvidas conjuntamente para que tenham efeito sobre a aprendizagem. Precisam também ser acompanhadas da promoção de profundas mudanças na cultura da organização. Deverão, ainda, se apoiar no desenvolvimento de novas capacidades de aprendizagem, que envolvem mudanças comportamentais e técnicas, o que significa uma atuação no nível individual, compreendendo as disciplinas “domínio pessoal” e “modelos mentais”, e, no nível dos sistemas, envolvendo os aspectos conceituais contidos
    no pensamento sistêmico.

    Fonte: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/2280/53425.pdf?sequence=2&isAllowed=y

     

  • Aprendizagem organizacional pode ser definida como �a aquisição de conhecimentos(novos conhecimentos), habilidades(realização de tarefas), valores, convicções e atitudes(tomada de decisões) que acentuem a manutenção, o crescimento e o desenvolvimento da organização� (GUNS, 1998, p. 33). http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/aprendizagem-organizacional-a-organizacao-que-aprende/12461/

    Tipo de organização em que os funcionários praticam a gestão do conhecimento, adquirindo e compartilhando continuamente novos conhecimentos e estão dispostos a aplicar esse conhecimento na tomada de decisões ou na realização de tarefas.

     

  • Isso é gestão do conhecimento, não devia estar na prova!