-
GAB "A"
Hebert Simon observou que, na realidade, as pessoas nem se baseiam inteiramente na razão nem se baseiam totalmente na intuição.
Dessa forma, o autor indicou que temos limites à racionalidade. Que não conseguimos ser totalmente racionais. A realidade é muito complexa e, portanto, temos de usar a intuição em conjunto à razão.
(Pág 319,Rodrigo Rennó)
-
Herbert Simon (apud MAXIMIANO, 2006, p. 53), na década de 60, afirmou que “administrar é sinônimo de tomar decisões, e toda ação gerencial tem natureza decisória”, e não é possível apreender toda a complexidade do mundo quando o assunto é a decisão a ser tomada, e desta forma, compartilha com March o conceito de Racionalidade Limitada, que exprime essa incapacidade e propõe o modelo de homem administrativo, como sendo aquele que “procura tomar as decisões satisfatórias atendendo aos requisitos mínimos desejados” (MAXIMIANO, 2004, p. 54).
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online
-
Complementando...
O modelo da racionalidade limitada(também conhecido como modelo administrativo/Comportamental/CARNEGIE é observado em um ambiente externo e de incerteza, no nível estratégico, e o homem era visto como homem administrativo. Aspecto da teoria comportamental.Decisões não programadas, não estruturadas.
x
Já o modelo racional(também conhecido como tradicional/clássico) é observado em um ambiente interno, de certeza, no nível operacional, e o homem era visto como homem econômico.Aspecto da teoria científica. Decisões programadas, estruturadas.
Não confundir com a racionalidade absoluta vista na teoria burocrática.
-
Para Herbert Simon, a racionalidade pessoal está limitada por três dimensões:
A informação disponível;
A limitação cognitiva da mente individual;
O tempo disponível para tomada de decisão.