-
RESPOSTA: (E)
A governança corporativa no setor público, argumenta Timmers (2000, p. 9), deve ser entendida como a proteção ao inter-relacionamento entre a administração, o controle e a supervisão, feita pela organização governamental, pela situação organizacional e pelas autoridades do governo, visando relacionar os objetivos políticos eficiente e eficazmente, como também comunicar publicamente e providenciar uma prestação de conta para o benefício da sociedade. Dessa forma, a governança do setor público é constituída pelos seguintes elementos: responsabilidade em atender à sociedade; supervisão; controle; e assistência social.
Leia mais em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAg2h4AF/9-transparencia-controle-contas-publicas-combate-a-corrupcao
-
governança: capacidade de implementar políticas públicas/sociais. Se o seu município está com problema de governança (governança ruim), quer dizer que não está implementando políticas públicas e sociais para a população.
fonte maravilhosa: https://www.youtube.com/watch?v=osG99UL6t6Q
muito conciso. Top
-
Gabarito: e)
Complementando:
A Governança está relacionada com a capacidade de implementar eficicente e eficazmente as políticas públicas. É a capacidade de o governo através da transição programada de um tipo de Administração Pública burocrática, rígida e ineficiente, voltada para si e para o controle interno, para um modelo gerencial flexível e eficiente, voltada para o atendimento ao cidadão.
-
Augustinho Vicente Paludo
Série Provas & Concursos - Administração Pública
6ª edição
[...] Governança pública é o exercício do poder político-administrativo pelo Governo/Administração no gerenciamento e controle da utilização dos recursos (econômicos, sociais, técnicos, infraestrutura etc.) necessários à formulação e implementação de políticas públicas.
Governança relaciona-se com a competência técnica, que abrange as capacidades gerencial, financeira e técnica propriamente dita, e tem nos agentes públicos, em sentido amplo, e nos servidores públicos, em sentido estrito, a sua fonte de origem. “Existe governança em um Estado quando seu governo tem as condições financeiras e administrativas para transformar em realidade as decisões que toma.”
O Caderno Mare nº 01 menciona que a governança será alcançada quando o Estado se tornar mais forte, embora menor: mais forte financeiramente, superando a crise fiscal que o abalou nos anos 1980; mais forte estruturalmente, com uma clara delimitação de sua área de atuação e uma precisa distinção entre seu núcleo estratégico, em que as decisões são tomadas, e suas unidades descentralizadas; mais forte estrategicamente, dotado de elites políticas capazes de tomar as decisões políticas e econômicas necessárias; e administrativamente forte, contando com uma alta burocracia tecnicamente capaz e motivada.
A governança é ampla e envolve: o modo/forma pelo qual o Governo se organiza para prestar serviços à sociedade; o modo/forma de gestão dos recursos públicos; o modo/forma como divulga suas informações; o modo/forma como se relaciona com a sociedade civil; e o modo/forma como constrói os arranjos/acordos institucionais necessários à implementação das políticas públicas. Dito de outra forma, a governança envolve estruturas, funções e atividades político-administrativas, sociais e legais, para assegurar que os resultados sejam alcançados e atendam as partes interessadas, especialmente os cidadãos.
-
Para essa questão é só lembrar que governança tem a ver com políticas públicas.
-
LETRA E
-
TRIPÉ DA ADMINISTRAÇÃO GERENCIAL
(GOVERNABILIDADE / GOVERNANÇA / ACCOUNTABILITY)
ACCOUNTABILITY: É o processo de responsabilização dos servidores perante a sociedade, tem haver
com a prestação de contas, transparência.
Accountability pode ser:
Horizontal: é quando o poder ou órgão fiscaliza o outro, todos no mesmo nível, exemplo
tribunal de contas da união, dos estados, ministério público, controladoria...;
Vertical: é quando o cidadão através do voto, referendo, plebiscito, ação popular cobra
responsabilidade das autoridades (estado), ou seja, de mecanismo de consulta;
Societal: quando é realizado por ONG, sindicato, imprensa, mídia cobrando responsabilização das
autoridades.
GOVERNANÇA: É a capacidade de aplicar eficientemente e eficazmente as politicas publicas, é gerenciar reduzindo os custos (eficiente), atingir metas (eficácia) e beneficiar o cidadão (efetividade) é a capacidade de administrar, tem a ver com a ação.
GOVERNABILIDADE: é a capacidade politica, legitimidade.
-
Também não entendi isso.