SóProvas


ID
1750441
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Está redigida com correção e clareza a frase:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    a) As pessoas que se viciam em jogos da internet são possíveis que se tornem mais suscetíveis em se isolar ou submeter-se da opinião alheia. 

    b) É importante atentar ao fato de que grande parte dos jogos oferecidos por redes sociais acarreta o isolamento das pessoas. CERTO

    c) Muitos querem abandonar tudo, absortos de um mundo virtual, para o qual estão ineludivelmente cerrados, o que os tolheM a liberdade.  

    d) É comum que as ideias as quais [sem crase] discordamos, que não estamos dispostos de avaliar, sejam substituídas por afirmações categóricas. 

    e) Caso sejam ponderadas com cuidado as verdades a que nos apoiamos, certamente assumiríamos uma postura mais conciliadora. sem a preposição "DE" após "assumiríamos"


    bons estudos

  • Na letra B, a concordância do verbo "acarretar" (plural ou singular) é facultativa, tendo em vista a expressão partitiva "grande parte de".

  • LETRA B

     

    Corrigindo  o comentário do Renato na LETRA A e D.

     

    a) As pessoas que se viciam em jogos da internet é possível que se tornem mais suscetíveis em se isolar ou submeter-se A opinião alheia. ( QUEM SE SUBMETE SE SUBMETE A ALGUMA COISA) 

     

    d) É comum que as ideias DAS QUAIS discordamos, que não estamos dispostos de avaliar, sejam substituídas por afirmações categóricas.  ( QUEM DISCORDA , DISCORDA DE ALGUMA COISA)

  • Por mais que possa parecer correto o verbo atentar ter a preposição a, não consegui encontrar em nenhuma gramática. Em todas as pesquisas que realizei, só encontrei as seguintes regencias para esse verbo: para; em; sendo que nesse a questão B estaria também errada. Alguém mais pode confirmar isso?

  • Alguém mais já tentou editar um comentário aqui? Quando edito não consigo salvar a parte editada.

     

  • Guilherme e Cláudio,

    Neste link tem uma explicação sobre o verbo acarretar. Eu também tinha essa dúvida, mas o verbo acarretar não possui a regênicia "em", pois pode ser um verbo transitivo direto e direto e indireto (acarreta "algo" e acarreta "algo a alguém"). Nós estamos acostumados a usar, de forma coloquial, o acarreta em (+ artigo geralmente, na, no, num), porém quando exigido forma culta esse não existe.

     

            

     

     

  • Analisando as alternativas:

    A) As pessoas que se viciam em jogos da internet é possível que se tornem mais suscetíveis em se isolar ou submeter-se da opinião alheia. (Erro de regência do verbo submeter).

    B) É importante atentar ao fato de que grande parte dos jogos oferecidos por redes sociais acarreta o isolamento das pessoas.

    C) Muitos querem abandonar tudo, absortos de um mundo virtual, para o qual estão ineludivelmente cerrados, o que os tolhe a liberdade. (O pronome em destaque é objeto indireto do verbo tolher, o certo seria "lhes").

    D) É comum que as ideias às quais discordamos, que não estamos dispostos de avaliar, são substituídas por afirmações categóricas. (Erro de regência do verbo discordar).

    E) Caso sejam ponderadas com cuidado as verdades a que nos apoiamos, certamente assumiríamos de uma postura mais conciliadora. (Erros de regência dos verbos apoiar e assumir).