SóProvas


ID
1750453
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Se em uma festa estão presentes 35 pessoas, é correto afirmar que, necessariamente,

Alternativas
Comentários
  • Nessa questão, basta você imaginar a pior possibilidade possível que é dividir 35 por 7. Ao dividir o número de pessoas pelos dias da semana, conseguimos encontrar a resposta facilmente. 

    35 : 7 =

    Se isso ocorrer, independentemente do dia da semana, necessariamente, pelo menos 5 pessoas nascerão num mesmo dia da semana. Isso é garantido. Temos certeza. Nas demais hipóteses, nada podemos garantir.

    Gabarito: Letra C.

    Conheçaminscrevam-se no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.

    Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw?sub_confirmation=1

    Fanpage: https://www.facebook.com/profjuliocesarsalustino


  • Tico, se ninguém nascer em uma quarta,por exemplo, nasceriam em outro dia da semana. Nesse caso seriam 35 pessoas  para nascer em 6 dias (~5.8 pessoas por dia).

    Por mais que vc exclua pessoas de determinado dia, vc tera que redistribuí-las nos outros dias, que terão ao menos 5 pessoas.

  • Vamos lá, Tico...

    Questões como essa, são feitas através desse artifício, que é a divisão da quantidade de pessoas pelos dias da semana. Quando falo “pior possível”, você tem que entender que SOMENTE assim chegaremos a uma conclusão.

    Imagine 35 pessoas num local. Como vou saber se 3, 4 ou 5, nasceram numa quarta ou num sábado como diz as opções de resposta A e B? Como vou saber se nasceram num mesmo dia do mês ou num mesmo mês do ano, como diz as opções D e E? Apenas entrevistando todos os 35 obviamente.

    Como isso não é possível e a questão não deu informações que pudessem nos ajudar, precisamos pensar na “pior situação possível” que é a divisão do total de pessoas pelos dias da semana. Só assim chegamos a uma conclusão certa.

    Caso você não faça isso. Nada se pode concluir.

    OBS: Quando fazemos isso, conseguimos garantir algo. Entenda que a resposta tem que ser uma conclusão OBRIGATÓRIA, independentemente daquilo que você concorde ou entenda. 

  • Mestre Júlio, obrigada pela explicação.

  • MÉTODO PARA RESOLVER: PROCURAR UMA FORMA DE NEGAR AS ALTERNATIVAS.

    Se em uma festa estão presentes 35 pessoas, é correto afirmar que, necessariamente

    a) no máximo 5 nasceram em uma quarta-feira.
     Todos podem ter nascido numa quarta.

    b) no mínimo 5 nasceram em um sábado. 
    Mesmo pensamento da anterior: todos podem ter nascido num dia da semana específico... quarta, por exemplo.

    c) pelo menos 5 pessoas nasceram em um mesmo dia da semana. 
    CORRETA. Agora vamos pensar de forma contrária das anteriores. Ao dividirmos o total de pessoas pelos dias da semana (35/7), encontramos o número mínimo de 5 pessoas em cada dia. Ou seja, se um dia desses tiver mais do que isso e outro menos, necessariamente essa afirmativa é verdadeira, pois sempre haverá um dia com no mínimo 5 pessoas.

     d) há mais do que 4 pessoas que nasceram em um mesmo dia do mês. 
    Vamos supor que cada pessoa nasceu em um dia do mês:  (35-31= 4) ou seja, iriam sobrar 4 pessoas e que iria repetir algum dia em que outra já nasceu. Nesse caso, 4 dias teriam 3 pessoas e  27 dias com 2 pessoas, o que já torna falsa a alternativa d.

    e) há pelo menos 4 pessoas que nasceram em um mesmo mês do ano. 
    Mesmo raciocínio da anterior. Vamos supor que cada pessoa nasceu em um mês do ano, quantas no mínimo teriam em cada mês? 35/12 = 2 com resto 11 ou seja, essas 11 que sobraram se repetiram em algum mês das anteriores. Então teríamos no mínimo 11 meses com 3 pessoas e 1 mês com 2. Nesse caso, nenhum mês teria mais do que 4 pessoas.

  • Depois do pior só vem o melhor - josimar padilha

  • Esse tipo de questão vc tem que analisar cada alternativa. Se uma delas tiver possibilidade, está certa. Fiz mais de 100 do mesmo tipo e acertei todas, com essa análise, item a item. Só teve uma que deu errado, mas a banca anulou justamente por ter mais de uma alternativa com possíbilidade correta.