SóProvas


ID
1751416
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A reprodução em animais do sexo masculino envolve uma série de divisões celulares, que produzem espermatócitos primários e secundários como etapas intermediárias para a produção dos gametas masculinos.

Considere um macho adulto diploide que apresenta 28 cromossomos em suas células somáticas. Nesse caso, seus espermatócitos primários e seus espermatócitos secundários devem conter, respectivamente, os seguintes números de cromossomos:

Alternativas
Comentários
  • A questão aborda as etapas da reprodução em animais do sexo masculino citando as divisões celulares que produzem espermatócitos primários e secundários. Pede-se o número de cromossomos de espermatócitos primários e secundários de um macho adulto diploide que apresenta 28 cromossomos. O processo de formação de células reprodutoras masculinas (espermatozoides) é chamado de espermatogênese e ocorre nos testículos, dentro dos tubos seminíferos, que se encontram as espermatogônias (2n). Na etapa inicial do processo, no período germinativo, as espermatogônias passam por mitoses até o período de crescimento, onde originam os espermatócitos primários, com células diploides (2n). Os espermatócitos primários duplicam seu DNA e iniciam a meiose, surgindo duas células menores, os espermatócitos secundários com células haploides (n). Os espermatócitos secundários realizam a segunda meiose, originando espermátides haploides (n). As espermátides então se transformam em espermatozoides (espermiogênese), com diferenciação celular, mas sem ocorrer outras divisões celulares. O espermatozoide formado é liberado no túbulo seminífero e segue para o epidídimo, virando célula móvel. Para resolver a questão, precisamos identificar a quantidade de cromossomos nos espermatócitos primários, que são células diploides (2n = 28 cromossomos – dado da questão) e nos espermatócitos secundários, que são células haploides (n = 14 cromossomos – dado da questão). (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011; Amabis & Martho. Fundamentos da Biologia Moderna. 1ª ed. São Paulo, SP. Ed. Moderna, 1991)



    Fonte: Site Toda Matéria


    Gabarito do Professor: A.