SóProvas


ID
1751677
Banca
FCC
Órgão
TRE-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.

No Engenho do Pau d’Arco, na Paraíba, nas ruas do Recife e João Pessoa, no início do século XX, cismava, sofria, escrevia poemas, um homem jovem, magro e taciturno, que se tornaria conhecido na história da literatura brasileira pelo nome de Augusto dos Anjos.

Augusto dos Anjos vive em um ambiente de decadência, doença e luto. Mas o que desmorona não é apenas sua família: é todo um amplo setor da classe latifundiária do Nordeste atingida por transformações econômicas, sociais e políticas.
Na época em que Augusto forjava os instrumentos de sua expressão poética, o Parnasianismo e o Simbolismo eram as tendências atuantes na poesia brasileira. Tanto uma como outra influíram na sua formação, mas a nenhuma delas se filiou.
Na obra de Augusto dos Anjos aparecem, não de maneira eventual, e sim como elemento constitutivo de sua linguagem, alguns traços que caracterizam a nova poesia, a que se convencionou chamar de poesia moderna. Daí a presença, em sua obra, de elementos que o põem adiante de sua época. Mas em que me baseio para afirmar que existe, no poeta do Eu, elementos que antecipam a linguagem moderna da poesia brasileira? Para responder essa questão, devo primeiramente esclarecer o que entendo por “poesia moderna” ou “nova linguagem da poesia”.
Quando a linguagem da poesia desceu ao nível da prosa, o próprio poeta decidiu que habitaria o cotidiano e passou a ver nele não o mundo de que se deve fugir e sim o mundo que se deve transformar. A desmistificação do real implica, naturalmente, a desmistificação da linguagem. A poesia se torna, cada vez mais, o trabalho objetivo do poeta sobre a linguagem, visando exprimir a complexidade desse mundo concreto e dinâmico. Sua “ação” só terá sentido na medida em que sua linguagem não apareça como um discurso vazio a deslizar pela superfície das coisas.
Toda atividade humana é um esforço para superar a contradição sujeito-mundo. A poesia é um modo específico de tentar essa superação infinitamente recomeçada. É, por isso, um discurso deliberadamente desconcertante, que contraria a normalidade.
Para atingi-lo, o poeta moderno lança mão de uma série de recursos que constituem as características de sua nova linguagem: construção sintática inusitada, choque de palavras, enumeração caótica, mistura de formas verbais coloquiais e eruditas, de palavras vulgares com palavras “poéticas”, etc. Alguns desses recursos foram utilizados por Augusto dos Anjos.

(Adaptado de: GULLAR, Ferreira. Disponível em: jornal-daparaiba.com.br/euaugusto)

Afirma-se corretamente:

Alternativas
Comentários
  • A RESPOSTA ENCONTRA-SE NO FINAL DO TEXTO. SEGUE O MESMO:

    . É, por isso, um discurso deliberadamente desconcertante, que contraria a normalidade.

    Para atingi-lo, o poeta moderno lança mão de uma série de recursos que constituem as características de sua nova linguagem: construção sintática inusitada, choque de palavras, enumeração caótica, mistura de formas verbais coloquiais e eruditas, de palavras vulgares com palavras “poéticas”, etc. Alguns desses recursos foram utilizados por Augusto dos Anjo



  • A poesia é um modo específico de tentar essa superação infinitamente recomeçada. É, por isso, um discurso deliberadamente desconcertante, que contraria a normalidade.

    Para atingi-lo.....

    Atingir o quê? O discurso deliberadamente desconcertante.

  • A) Errada. Pronome "lhe" é usado para substituir objeto indireto. "o/a" substitui objeto direto. é um esforço para superar (quem supera, supera algo VTD) lembrando que verbos terminado em R/S/Z fica lo, la, los, las. Então ficaria: para supera-lo.

    B) Errada. Nele se refere a cotidiano. "O próprio poeta decidiu que habitaria o cotidiano e passou a ver nele não o mundo de que se deve fugir... 

    C) Errada. A forma verbal "põem"(plural) se refere ao pronome relativo "que" que retoma o seu anterior "elementos"(plural).

    D) Errada. Casos facultativos de crase: Diante de nomes próprios femininos( a Paula. á Paula), Diante de pronome possessivo feminino( a minha mãe. à minha mãe), Depois da preposição até( Fui até a/à praia.)

    E) Correta.

  • Não se usa crase antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

  • Casos facultativos de crase: 

    - Diante de nomes próprios femininos

    - Diante de pronome possessivo feminino

    - Depois da preposição até

  • Temos 3 casos de crase facultativa:

     

     ·         1º - Antes de nome de mulher;

    ex: Agradeci à Maria ou 

    Agradecia a Maria.

    ·         2º Antes de pronome possessivo feminino (determinante)

    ex: Assistiu à minha aula ou 

    Assistiu a minha aula.

    ·         3º Depois de preposição "até"

    ex: Fui até à padaria ou

    Fui até a padaria.

     

    Dica: Memorizar a seguinte frase: "Até a minha Maria"

  • QUEM SE FILIA, SE FILIA AAAAAAA ALGO/ALGUEM/ALGUMA COISA, ▪A meu ver, obrigatória. E sabendo os três casos típicos de crase facultativa, não se encaixa nesses.

     

    GAb letra E (colocação pronominal ajuda demais em regência crase e principalmente interpretação da FCC)