-
A) LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL = Uma pessoa com este estilo de liderança é um verdadeiro líder que inspira a equipa com uma visão partilhada do futuro. Os líderes transformacionais são muito visíveis e passam muito tempo a comunicar. Não lideram necessariamente a partir da linha da frente, uma vez que tendem a delegar responsabilidade entre as equipas. Apesar de o entusiasmo ter tendência a ser contagioso, podem precisar de apoio de "pessoas de pormenores".
Em muitas organizações, há uma necessidade quer de liderança transformacional, quer de liderança transaccional. Os líderes (ou gestores) transacionais certificam-se de que o trabalho de rotina é feito de forma fiável, enquanto que os líderes de transformação procuram iniciativas que acrescentam valor. Este estilo de liderança é, sem dúvida, o mais adequado a organizações dinâmicas e competitivas.
Como a participação demora o seu tempo, este estilo pode fazer com que os processos se desenrolem mais lentamente do que quando se recorre a uma abordagem autocrata, mas o resultado tende a ser melhor. Pode ser mais adequado quando o trabalho de equipa é essencial e quando a qualidade é mais importante do que a velocidade do mercado ou da produtividade.
LIDERANÇA CARISMÁTICA = Um estilo de liderança carismática pode parecer semelhante a um estilo de liderança transformacional, já que o líder injecta grandes doses de entusiasmo na equipa e é muito participativo na questão de motivar os outros.
No entanto, um líder carismático pode ter tendência a acreditar mais em si próprio do que na equipa. Isto pode criar o risco de que um projecto, ou até mesmo uma organização inteira, caia se o líder sair: aos olhos dos seguidores, o sucesso está associado à presença do líder carismático. A liderança carismática acarreta uma grande responsabilidade e requer um compromisso a longo prazo por parte do líder
FONTE.: https://www.portal-gestao.com/financas/2161-conhecer-os-diferentes-estilos-de-lideran%C3%A7a.html
-
Liderança Transacional - é aquela em que existe um relação de troca entre líder e subordinado. O líder define as metas que devem ser alcançadas e promete os "prêmios" caso os objetivos sejam atingidos.
Liderança Transformacional - O líder é um inspirador de seus subordinados. Não se apoia somente nas recompensas materiais para motivar os seus liderados.
-
Alternativa (a)
Abordagens de Lideranças
6.10. Liderança Transacional x Transformacional
Grande parte das teorias de liderança se baseia no relacionamento entre líderes e subordinados. Existem, porém, estudos que abordam o tipo de recompensa que o líder oferece, em vez de analisarem o comportamento do líder em relação aos liderados. Esses estudos pontam dois tipos de líderes: líderes transacionais e transformacionais.
Liderança transacional é aquela em que existe uma relação de troca entre líder e subordinado. Seu nome vem exatamente dessa troca, de transação! O líder define as metas que devem ser alcançadas e promete os “prêmios” caso os objetivos sejam atingidos.
Já na liderança transformacional, o papel do líder é de inspirador de seus subordinados. Esse líder busca que seus liderados transcendam seus objetivos pessoais em benefício da organização!
6.11. Liderança CarismáticaA liderança carismática baseia-se na noção de que certos líderes podem, através do poder de seu carisma, motivar as pessoas a atingir objetivos. Eles conseguiriam formar grupos coesos e voltados para esses objetivos, com um alto grau de confiança no líder
FONTE: Administração Geral para concursos. Rodrigo Rennó
-
Essa definição do Carismático está mais para Teoria dos traços!Alguém tem alguma bibliográfia com a mesma defnição da questão?
-
Gaba A
-
GAB A
Fiquei em dúvida também sobre a expressão "idealizada".
Liderança Carismática
O carisma como uma característica que fariam os subordinados se dedicarem mais e seguirem fielmente o líder em torno de uma meta idealizada por ele.
Fonte: ADMINISTRACAO GERAL PARA CONCURSOS - RODRIGO RENNO 2013
Já que citaram a teoria dos traços, segue para comparar:
Teoria dos traços de personalidade
Antigamente, os autores imaginavam ser possível a identificação de certos “traços” de personalidade nos líderes, de forma a poder encontrar mais facilmente líderes em potencial. Os traços são os aspectos pessoais que distinguem as pessoas, como valores, inteligência, confiança e aparência, sem vê-las em ação.
O problema é que essas características são de difícil medição. Imagine-se tendo de avaliar que pessoa de sua convivência é mais flexível. Não é uma característica que pode ser medida objetivamente. Depende da opinião de cada um.
Além disso, essa teoria não levava em consideração o contexto em que cada líder tinha se sobressaído. Ou seja, não analisava o fato de que características diferentes seriam importantes em cada situação. Um líder “durão” poderia ter sucesso no Exército, por exemplo, mas enfrentar muitas dificuldades em uma reitoria de universidade pública.
-
isso de TRAÇOS é sacanagem... o carisma não pode ser explicado por traços
-
De onde a FCC tirou que liderança carismática tem a ver com a teoria dos traços???
Liderança carismática -> esta teoria descreve o líder como uma pessoa capaz de fazer com que os liderados lhe atribuam capacidades heroicas ou extraordinárias de liderança.
-
A galera ficou em dúvida por conta da palavra "traços" e já associou à Teoria dos Traços, mas devemos tomar cuidado ao concluir com base em uma única palavra sem analisar o que diz no restante da alternativa.
Vejamos o que diz Ribas acerca da Teoria dos traços:
"... a liderança era considerada algo nato, não podendo ser desenvolvida. Os traços mais comumente apontados pelas pesquisas foram:
• traços físicos;
• traços intelectuais;
• traços sociais;
• traços relacionados com a tarefa."
No entanto, o Líder Carismático também possui traços/marcas/comportamentos/ características específicas de personalidade e atuação (que o faz ser admirado pelos liderados e os diferem dos demais líderes), além de conseguirem conduzir os liderados na persecução de metas idealizadas (capacidade de influenciar os liderados). Essa 2ª parte da alternativa é fundamental!
Vejamos o que diz Ribas sobre as características do Líder Carismático:
"São muitos os estudos existentes que tentam identificar características pessoais em líderes carismáticos. O mais bem documentado identificou cinco. Nesse estudo, identificou-se que os líderes carismáticos:
• têm uma visão;
• estão dispostos a correr riscos por essa visão;
• são sensíveis a limitações ambientais;
• são sensíveis às necessidades dos liderados;
• exibem comportamentos diferentes dos comuns."
FONTE: Ribas, Andrea Lins; Salim, Cassiano Ramalho. Gestão de Pessoas para Concursos. Alumnus, 2013. Capítulo 10
-
Senhores, colocar o conceito é a coisa mais fácil do mundo. O problema é associar o dito com a afirmativa da questão. Até agora, nenhuma resposta convincente. Tá todo mundo parecendo o Xavier... Aff.
Em tempo: o gabarito foi a letra "a".
-
É preciso discernir que as teorias (dos Traços de Liderença) tratam das características da liderença e os modelos de líder (carismático) tratam das características dos líderes. Uma não anula a outra, portanto, é possível identificar uma liderança baseada na teoria dos Traços com um líder carismático.
Liderença - Espírito de chefia. Liderança é o processo de influenciar as atividades de um grupo organizado em direção à realização de um objetivo.
Líder - Indivíduo que chefia. Líder é o indivíduo que influencia um grupo organizado, utilizando processos de liderança em direção à realização de um objetivo.
-
ITEM i. CERTO! Transacional, lembra Transação, que lembra dinheiro/prêmios/benefícios.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ITEM ii. CERTO! Liderança Carismática: o líder possui características especiais e forte capacidade de influenciar e motivar pessoas, facilitando a cooperação - é comum surgirem em situações difíceis, obtendo bons resultados. Para Max Weber, o líder caristático conquista a fidelidade dos seguidores em virtude de seu caráter profético ou heroico. (PALUDO, 2017)
Anotação avulsa que tenho no meu resumo, retirada de algum livro: A teoria carismática é potencializada por traços inatos, mas que também podem ser aprendidos. (Mistura de Teoria dos Traços com Teoria Comportamental)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ITEM iii. ERRADO! Liderança Transformacional: líder tem carisma e visão de futuro que compartilha com sua equipe - facilita mudanças. Relação entre líder e liderado é baseada na confiança, lealdade e justiça. (PALUDO, 2017)
O item iii refere-se à Teoria Comportamental (comportamentos adequados para um líder, podem ser ensinados).
At.te, CW.
AUGUSTINHO PALUDO. Administração Geral e Pública para AFRF e AFT. 3ª edição. Editora Método, 2017.
-
Para mim, transformacional = carismática. No dia que parei de ver se havia diferenças, não errei mais.
-
Na minha opinião, a II está mais para líder realizador.
Carismático é aquele que motiva as pessoas para atingir seus objetivos.
Na verdade, "metas idealizadas" me fez pensar que eram objetivos mais aprimorados, por isso, pensei no líder realizador. Mas creio que a banca só quis remeter a uma das características do líder transformacional: carisma para inspirar seus subordinados e atingir metas anteriormente estipuladas.
-
ITEM I - CORRETO: Segundo Maximiano (2004, p. 304) o líder transacional ou negociador motiva seus seguidores com recompensas para que trabalhem em busca de metas. Em geral apela às necessidades primárias dos liderados. Em uma relação transacional o trabalho é visto como um sistema de trocas: o líder estabelece metas e oferece recompensas, que podem ser aumentos salariais, promoções, flexibilização no uso do tempo, incentivo monetário para treinamentos, prêmios ou participação nos lucros.
ITEM lI - CORRETO: Robbins (2005) descreve que os líderes carismáticos influenciam os liderados por meio de um processo de quatro etapas: 1. O líder articula uma visão atrativa para a persecução de metas idealizadoras; 2. O líder comunica expectativas e expressa confiança nos liderados de que vão conseguir alcançá-las; 3. O líder comunica, por meio de palavras e de ações, um novo sistema de valores. Oferece um exemplo de comportamento aos liderados; e 4. Para demonstrar coragem e convicção em relação a própria visão, o líder submete-se a autossacrifícios e se engaja em comportamentos não convencionais.
ITEM III - ERRADO: Para Robbins (2002, p. 397) o líder transformacional inspira seus liderados a realizarem mais do que normalmente realizariam, de forma a colocarem a organização acima de seus próprios interesses. Ele oferece atenção personalizada e estímulo intelectual a seus liderados, modelando comportamentos e criando novas expectativas. O líderes transformacionais produzem nos seguidores níveis de desempenho que superam os obtidos pelos lideres transacionais.
Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)
Ps: Assim como os demais colegas, quando vi o item II entendi que a questão estava colocando o Líder Carismático dentro da Teoria dos Traços ao falar de "traços específicos de personalidade", o que entendo que não é correto e por esse motivo também errei a questão. E de todas as fundamentações e correções dessa questão nenhuma chegou a me convencer 100%. Enfim, não adianta brigar com a banca, é engolir com um nó na garganta. Tem que chegar um dia que essas almas sebosas desses elaboradores sejam obrigados a fornecer junto com o gabarito a fundamentação das questões.
-
Transformacional: o líder atua como agente de mudança.