SóProvas


ID
1752382
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

  Há uma explicação para a escultura de Picasso não ter sido reunida com frequência. Picasso, o filho de pintor, treinado como pintor, não se levava a sério como escultor. Não considerava as esculturas vendáveis ou tema de exposição. Ele as guardava em casa e no estúdio, misturadas aos objetos da decoração. Depois de sua morte, em 1973, a organização do espólio permitiu que obras fossem adquiridas por outras coleções. Embora as esculturas ficassem longe do público, elas foram vistas por artistas que visitavam Picasso.

    O diálogo do pintor com o escultor é constante. A escultura, diz a curadora Ann Temke, adaptava-se ao temperamento irrequieto de Picasso, que se permitia improvisação no meio. Na década em que predomina o metal, ela se diverte com a ideia do artista mais rico da história frequentando ferros-velhos em busca de objetos.

    A influência da arte africana sobre a pintura de Pablo Picasso é conhecida. É só admirar as sublimes Demoiselles D'Avignon, que moram no quinto andar do MoMA. Mas só quando apreciamos a obra em escultura a conexão fica mais evidente e compreensiva. Ann Temke lembra que a visita de Picasso ao Museu Etnográfico de Paris, em 1907, por sugestão do amigo e pintor André Derain, foi um divisor de águas. “A noção de fazer um espírito habitar uma figura vem daí", diz ela. “Você não olha para a escultura europeia daquele tempo e pensa neste poder mágico."

    A curadora vê na representação erótica das formas femininas uma âncora do diálogo entre o pintor e o escultor. “Ele estava mapeando a renovação de sua linguagem em duas e três dimensões ao mesmo tempo."

(Adaptado de: GUIMARÃES, Lúcia. O Estado de S. Paulo. 26 Setembro 2015)  

Considere para o que se afirma:

 I. O elemento sublinhado em ...que se permitia improvisação no meio. (2º parágrafo) introduz uma restrição ao sentido do termo imediatamente anterior.

II. Sem prejuízo da correção e do sentido, o segmento sublinhado em Na década em que predomina o metal... (2º  parágrafo) pode ser substituído por: “à qual".

III. O elemento sublinhado em ...que moram no quinto andar do MoMA (3º parágrafo) é um pronome, com o papel de sujeito na oração que introduz.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    I - a frase está entre vírgulas, portanto tem o sentido explicativo, quando o "que" vem imediatamente a seguir e sem vírgulas, temos uma frase com sentido restritivo.

    II - em que pode ser substituído por: “na qual".

    III - CERTO: trata-se de um pronome relativo que origina uma oração subordinada adjetiva.

    bons estudos

  • I - vi o termo entre vírgulas como intercalado, fazendo a leitura sem ele, o "que" ficaria sem vírgulas, sendo restritiva, não?


  •  I. O elemento sublinhado em ...que se permitia improvisação no meio. (2º parágrafo) introduz uma restrição ao sentido do termo imediatamente anterior.  = EXPLICATIVA!!!!!!!

  • Fiquei com dúvida na letra C na parte em que diz que o "que" tem papel de sujeito. Se alguém puder ajudar agradeço. 

  • Renato, no item III, se ele diz que o "que" é um pronome com papel de sujeito, então seria uma ORAÇÃO SUBORDINADA SUBJETIVA... não?

    Sei lá... a gente vai ficando meio zureta!

  • JAQUELINE PG, Português não é minha especialidade, mas vou tentar ajudar:

    III. O elemento sublinhado em ...que moram no quinto andar do MoMA (3º parágrafo) é um pronome, com o papel de sujeito na oração que introduz. 

    A frase do texto é a seguinte: É só admirar as sublimes Demoiselles D'Avignon, que moram no quinto andar do MoMA. 

    Nessa frase o pronome relativo que está introduzindo uma oração subordinada adjetiva e tem a função de retomar o termo anterior as sublimes Demoiselles D'Avignon. Temos então, no período acima, duas orações: É só admirar as sublimes Demoiselles D'Avignon (oração principal); As sublimes Demoiselles D'Avignon moram no quinto andar do MoMA. (oração subordinada adjetiva)

    Assim, reescrevendo a oração subordinada introduzida pelo pronome relativo que temos o seguinte: As sublimes Demoiselles D'Avignon (sujeito) moram (verbo) no quinto andar do MoMA (complemento).

    Logo, o pronome relativo que, que está substituindo o termo as sublimes Demoiselles D'Avignon, tem a função de sujeito.

    Espero ter ajudado,

    Abraço!

  • Jaqueline, destrinchando a C:

     

    III. O elemento sublinhado em ...que moram no quinto andar do MoMA (3º parágrafo) é um pronome, com o papel de sujeito na oração que introduz.

     

    Oração completa: É só admirar as sublimes Demoiselles D'Avignon, que moram no quinto andar do MoMA. 

     

    Veja que o "que" é um pronome relativo ok? Logo, retoma o termo imediatamente anterior, no caso, " as sublimes Demoiselles D'Avignon".

     

    Como ficaria a oração com o que substituído:

     

    >> as sublimes Demoiselles D'Avignon moram no quinto andar do MoMA.

     

    Sujeito: as sublimes Demoiselles D'Avignon 

    Logo, o "que" tem função de sujeito.

     

    Abraços

  • I. a vírgula antes do 'que' o torna explicativo e não restritivo.

    II. o v. 'predominar' é regido pela prep. 'em' e não 'a'; daí, não rola crase.

     

  • reSStritivo = SSem vírgula

    expliCCativa = CCom vírgula

  • Letra E.

    A afirmativa I está errada, pois a oração é explicativa em relação ao substantivo “Picasso”.

     

    A afirmativa II está errada, pois sugere a troca de um pronome relativo regido pela preposição “em” por um pronome relativo dotado da preposição “a”.

     

    A III está correta, pois o pronome relativo “que” exerce a função sintática de sujeito da oração adjetiva (para confirmar, basta substituir o pronome pelo seu referente, que é “as sublimes Demoiselles D’Avignon”).

     

    Questão comentada pelo Prof. Elias Santana