SóProvas


ID
1752556
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: A questão refere-se ao texto que segue.

                                                     Questão de ênfase

A ênfase é um modo suspeito de expressão. Se há casos em que ela se torna indispensável, como nas tragédias ou na comicidade extrema, na maioria das vezes é um artifício do superficial que se deseja profundo, do lateral que aspira ao centro, do insignificante que se pretende substancial. É a fala em voz gritada, o gargalhar sistemático, a cadeia de interjeições, a produção de caretas, o insistente franzir do cenho, o repetitivo arquear de sobrancelhas, a pronúncia caprichosa de palavras e frases que se querem sentenciosas e inesquecíveis.
Na escrita, a ênfase acusa-se na profusão de exclamações, na sistemática caixa alta, nos grafismos espaçosos. Na expressão oral, a ênfase compromete a verdade de um sentimento já de si enfático: despeja risadas antecipando o final da própria piada, força o tom compungido antes de dar a má notícia e se marca no uso indiscriminado de termos como “com certeza" e “literalmente", por exemplo: “Esse aluno está literalmente dando o sangue na prova de Física." Com a ênfase, todos os gestos compõem uma dramaturgia descontrolada.
A ênfase também parece desconfiar do alcance de nossa percepção usual, e nos acusa, se reclamamos do enfático. Este sempre acha que ficaremos encantados com a medida do seu exagero, e nos atribui insensibilidade se não o admiramos. Em suma: o enfático é um chato que se vê a si mesmo como um superlativo. Machado de Assis, por exemplo, não suportava gente que dissesse “Morro por doce de abóbora!". Por sua vez, o poeta Manuel Bandeira enaltecia a “paixão dos suicidas que se matam sem explicação". Já o enfático vive exclamando o quão decisivo é ele ser muito mais vital do que todos os outros seres humanos.

(Augusto Tolentino, inédito)

No contexto, a frase a ênfase compromete a verdade de um sentimento já de si enfático deixa ver que:

Alternativas
Comentários
  • PRA respondermos questoes como essa, temos que pensar um pouco!!


    mas acertei!! chupa fcc

  • GABARITO: B

    Não há muito o que discutir aqui. Trata-se puramente de interpretação da frase.


  • Não entendi muito bem o porquê de a assertiva D estar errada. Alguém pode explicar?

  • a) as emoções cuja ênfase já se possa notar nelas mesmas são raríssimas, pois muitas requerem algum esforço para que sua intensidade possa ser reconhecida. (errada : o texto não diz isso) 

    b) correta - 

    c) errada - o compromisso que temos com a verdade de um sentimento faz com que precisemos recorrer à ênfase para que ele não resulte enfraquecido.  ( o texto diz o contrário, ele o tempo diz que a ênfase é desnecessária) 
    d) 
    e) todo sentimento verdadeiro é imune à ênfase, e esta se revelará uma frustrada intenção de quem pretenda intensificá-lo por meio do exagero. ( o texto não diz que "todo sentimento verdadeiro é imune à ênfase) 



  • Tulio Souza, acredito que o erro da assertiva D reside tanto em "impossibilita", quanto na expressão "em definitivo". 

    Quando o texto menciona que "a ênfase compromete a verdade de um sentimento já de si enfático", acredito não estar ele a dizer que a ênfase impossibilita a vivência da verdade, mas sim que ela compromete (ou prejudica) a verdade, não necessariamente por completo ou em definitivo. Apesar de sutil, penso que existe uma diferença.

    Espero ter sido claro e que você tenha se convencido.

    Um abraço e bons estudos.

  • A questão faz a seguinte abordagem:

    No contexto, a frase a ênfase compromete a verdade de um sentimento já de si enfático deixa ver que:”.

    Para tanto, devemos inserir essa frase no contexto em que ela está inserida, a fim de interpretar o seu sentido e alcance. Então:

    “Na escrita, a ênfase acusa-se na profusão de exclamações, na sistemática caixa alta, nos grafismos espaçosos. Na expressão oral, a ênfase compromete a verdade de um sentimento já de si enfático: despeja risadas antecipando o final da própria piada, força o tom compungido antes de dar a má notícia e se marca no uso indiscriminado de termos como “com certeza" e “literalmente", por exemplo: “Esse aluno está literalmente dando o sangue na prova de Física." Com a ênfase, todos os gestos compõem uma dramaturgia descontrolada”.

    Percebe-se, assim, que essa parte do texto faz uma crítica ao uso da ênfase para reforçar sentimentos por si só enfáticos. Se o assunto a ser tratado já é por si só muito triste, muito alegre, muito chato, muito sério, enfim, faz com que a comunicação esteja permeada por uma “dramaturgia descontrolada”. Por isso a verdade do que se fala fica comprometida. É essa a interpretação que se extrai dessa frase, no contexto em que inserida. 

  • parte 2 dos comentários...

  • No contexto, a frase a ênfase compromete a verdade de um sentimento já de si enfático deixa ver que:”. Para tanto, devemos inserir essa frase no contexto em que ela está inserida, a fim de interpretar o seu sentido e alcance. Então: “Na escrita, a ênfase acusa-se na profusão de exclamações, na sistemática caixa alta, nos grafismos espaçosos. Na expressão oral, a ênfase compromete a verdade de um sentimento já de si enfático: despeja risadas antecipando o final da própria piada, força o tom compungido antes de dar a má notícia e se marca no uso indiscriminado de termos como “com certeza" e “literalmente", por exemplo: “Esse aluno está literalmente dando o sangue na prova de Física." Com a ênfase, todos os gestos compõem uma dramaturgia descontrolada”. Percebe-se, assim, que essa parte do texto faz uma crítica ao uso da ênfase para reforçar sentimentos por si só enfáticos. Se o assunto a ser tratado já é por si só muito triste, muito alegre, muito chato, muito sério, enfim, faz com que a comunicação esteja permeada por uma “dramaturgia descontrolada”. Por isso a verdade do que se fala fica comprometida. É essa a interpretação que se extrai dessa frase, no contexto em que inserida.  Então vamos às alternativas: a) as emoções cuja ênfase já se possa notar nelas mesmas são raríssimas, pois muitas requerem algum esforço para que sua intensidade possa ser reconhecida. A frase destacada na pergunta não tem qualquer relação com “emoções” que possam ser notdas pela ênfase, bem como se elas são raríssimas ou não. Alternativa incorreta. b) as emoções que carregam em si mesmas toda a sua real intensidade podem parecer falsas quando afetadas pelos excessos da ênfase. Alternativa correta. Relaciona-se perfeitamente com a frase, pois se refere as “emoções que carregam em si mesmas toda a sua real intensidade” e que parecem falsas diante do excesso da ênfase. São emoções que já carregam alta intensidade e, somadas a uma exagerada ênfase, ficam parecendo falsas. Note-se que o final do parágrafo arremata com a expressão “dramaturgia descontrolada". c) o compromisso que temos com a verdade de um sentimento faz com que precisemos recorrer à ênfase para que ele não resulte enfraquecido. O texto critica o uso da ênfase em determinadas situações, mas em nenhum momento recomenda a utilização da ênfase para reforçar a verdade. Alternativa incorreta. d) a ênfase impossibilita que se possa vivenciar a verdade de um sentimento intenso, já que ela se antecipa a ele e o compromete em definitivo. Essa alternativa é mais delicada. Não é que a ênfase comprometa a verdade de um sentimento intenso. É que, naqueles sentimentos que já tenham, por si sós, uma alta carga de intensidade, o uso exagerado da ênfase faz com que a verdade fique comprometida. O que não se admite, segundo o texto, é a “dramaturgia descontrolada”. Alternativa incorreta. e) todo sentimento verdadeiro é imune à ênfase, e esta se revelaarte 2 dos comentários... A questão faz a seguinte abordagem: “
  • b)

    as emoções que carregam em si mesmas toda a sua real intensidade podem parecer falsas quando afetadas pelos excessos da ênfase.

  • Em 25/07/2016, às 16:16:37, você respondeu a opção B. Certa!

    Em 12/07/2016, às 17:45:50, você respondeu a opção D. Errada!

    Em 23/02/2016, às 18:34:22, você respondeu a opção D. Errada!

    Em 07/02/2016, às 18:45:02, você respondeu a opção B. Certa!

    Em 08/12/2015, às 13:13:08, você respondeu a opção B. Certa!

  • pqpqpqpqpq errei essa questoa de novo

     

    MDS... MARQUEI A D DE NOVO

  • Complicado concordar com esse gabarito. Sobretudo porque a alternativa fala que as emoções "podem parecer falsas", enquanto que o texto original é categórico, afirmando que "a ênfase compromete". Não dá ideia de mera possibilidade.

  • Como esse Bruno TRT é chato. Você não precisa, em todas as questões, copiar e colar as datas e o resultado das questões que você resolveu!

  • Na minha opinião, essa questão é anulável

    Mas o próprio autor afirma com convicção: "A ênfase compromete a verdade de um sentimento já enfático". 

    Logo, "emoções que carregam em si mesmas toda a sua real intesidade" serão falsas "quando afetadas pelos excessos de ênfase". 

    A alternativa "b" fala em "podem parecer falsas". Essa ideia traz a possibilidade de um sentimento enfático não ter sua verdade comprometida pela ênfase, o que vai contra a ideia do autor do texto.

    Edit: mais um argumento para o gabarito ser a letra "d"

    No segundo parágrafo, é possível extrair o seguinte trecho: "Na expressão oral, a ênfase compromete a verdade de um sentimento já de si enfático: despeja risadas antecipando o final da própria piada, força o tom compungido antes de dar a má notícia e se marca no uso (...) todos os gestos compõem uma dramaturgia descontrolada".

    Desse modo, o sentimento foi comprometido em definitivo, sim, pela ênfase descabida. É justamente o exemplo de estragar a piada ao rir antes da hora. A piada já era, não terá tanta graça quanto teria se fosse contada do modo adequado. 

  • A

    B) tá correta sim, comprometer não implica uma sentença definitiva ou fechado.

    Comprometer, conforme dicionário, está relaciono a Prejudicar algo, e a questão deixa bem claro que tá pedindo "pelo contexto",

    fazendo análise do contexto, dá pra perceber que o autor tá querendo dizer que: se vc enfeitar demais uma emoção, que por si só já é carregada da ênfase suficiente, vai forçar a barra e o receptor pode questionar a veracidade dela.