SAVIANI (1999) sugere que se priorizem os conteúdos para lutar contra a farsa da escola, que devem apontar para uma pedagogia revolucionária, pois se os membros das camadas populares não dominam os conteúdos culturais, eles não podem fazer valer seus interesses porque ficam desarmados contra os dominadores, que se servem exatamente desses conteúdos culturais para legitimar e consolidar a sua dominação. O método deste autor deriva de uma concepção que articula educação e sociedade e parte da consideração de que a sociedade em que vivemos é dividida em classes com interesses opostos. Para ele, se os indivíduos das camadas populares não dominam osconteúdos culturais, por isso, não podem defender seus próprios interesses, porque se encontram desarmados contra os ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.10, n.18; p. 2014 3579 dominadores, os quais se servem exatamente desses conteúdos culturais para legitimar e consolidar sua dominação.
Fonte : http://www.conhecer.org.br/enciclop/2014a/CIENCIAS%20HUMANAS/Da%20escola.pdf
a) As teorias crítico-reprodutivistas (NÃO CRÍTICAS) entendem ser a educação um instrumento de equalização social, portanto, de superação da marginalidade.
b) As teorias não-críticas (CRÍTICO-REPRODUTIVISTAS)compreendem a educação como um instrumento de marginalização social, mas não apresentam uma proposta pedagógica para a organização da escola.
c) Para a pedagogia tecnicista(TRADICIONAL), a escola tem como função difundir a instrução e transmitir conhecimentos.
d) Saviani denuncia o caráter reacionário da pedagogia tradicional(RENOVADA), que proclama a democracia, mas se restringe a um grupo privilegiado, legitimando as desigualdades.
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